Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Ana Carolina Gomes, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72176
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo Del Olmo
id UFPR_9d1a6c38aaf53c68c56cb7084f7815ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72176
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Muniz, Ana Carolina Gomes, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-2021-10-20T21:11:07Z2021-10-20T21:11:07Z2021https://hdl.handle.net/1884/72176Orientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo Del OlmoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/02/2021Inclui referências: p. 143-145Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: O objetivo deste trabalho é analisar como se dão as representações de gênero feminino em dois livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras: "Alter-Ego + 1" e "Gente Hoy 1", usados nas Alianças Francesas do Brasil, Instituto Cervantes e Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN). Utilizamos como base as teorias feministas de segunda e terceira onda, bem como a teoria interseccional. Usamos, igualmente, discussões em linguística aplicada centralizadas no papel do livro didático, da/o aluna/o e da/o professora/or em sala de aula. Para a análise dos métodos, partimos das hipóteses de que os livros didáticos poderiam praticar silenciamento, apagamento, estereotipização e homogeneização das personagens de gênero feminino. A etapa analítica das representações de mulheres em tais documentos foi feita a partir de dois eixos principais: competências descritas como obrigatórias pelo quadro comum europeu de referência para as línguas nos níveis A1 e A2 - níveis contemplados igualmente pelos livros didáticos - e pelos critérios de avaliação desenvolvidos na metodologia. Tais critérios são: incidência - quantas vezes mulheres e homens aparecem em áudios, imagens e qualitativamente em exercícios; papéis ocupacionais (como a mulher é representada no trabalho); vida privada (gostos e hobbies, relações familiares e afetivas, amizades) e caracterização física e emocional. Com a presente análise visamos, ainda, discutir não só os impactos de tais representações de gênero feminino na formação cultural das/os futuras/os falantes de francês e espanhol, mas também refletir sobre escolhas editoriais e possíveis alternativas para a prática de uma educação crítica e responsável.Abstract: This dissertation aims to analyze how representations of the female gender occur in two textbooks for learning French and Spanish as foreign languages: "Alter-Ego + 1" and "Gente Hoy 1", assigned at Brazilian Alliance Française schools, the Cervantes Institute, and the Center of Languages and Interculturality at Federal University of Paraná (Celin). Second- and third-wave feminist theories, as well as Intersectionality, were taken as bases for the study. Discussions in applied linguistics regarding the roles of the textbook, the student, and the teacher in the classroom were likewise approached. For the methodological analysis, the baseline hypothesis was that these textbooks might be accountable of silencing, erasure, stereotyping and homogenization of their female characters. In the analytical phase, representations of women in the aforementioned documents were assessed from two main axes: one, competences described as mandatory at A1 and A2 levels by the Common European Framework of Reference for Languages, both equally covered by the textbooks; and two, the evaluation criteria developed for this work's methodology. Such criteria are: incidence (how many times women and men appear in audio tracks, images, and qualitatively in the exercises); occupational roles (how women are represented at work), private life (tastes and hobbies, family and romantic relationships, friendships), and their physical and emotional characterization. In addition to discussing the impacts of such representations of female gender in the cultural formation of future French and Spanish speakers, the present dissertation also considers editorial choices and possible alternatives for the practice of a critical, responsible education.1 arquivo (145 p.) : il. (algumas color.).application/pdfLíngua estrangeira - Estudo e ensinoLinguistica aplicadaLivros didáticosIdentidade de gênero na educaçãoLetrasRepresentações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA GOMES MUNIZ.pdfapplication/pdf8779032https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72176/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20GOMES%20MUNIZ.pdf0713c309c7bf14131b9b7b0cb761ee6aMD51open access1884/721762021-10-20 18:11:07.802open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72176Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-20T21:11:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
title Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
spellingShingle Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
Muniz, Ana Carolina Gomes, 1991-
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Linguistica aplicada
Livros didáticos
Identidade de gênero na educação
Letras
title_short Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
title_full Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
title_fullStr Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
title_full_unstemmed Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
title_sort Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
author Muniz, Ana Carolina Gomes, 1991-
author_facet Muniz, Ana Carolina Gomes, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Ana Carolina Gomes, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-
contributor_str_mv Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira - Estudo e ensino
Linguistica aplicada
Livros didáticos
Identidade de gênero na educação
Letras
topic Língua estrangeira - Estudo e ensino
Linguistica aplicada
Livros didáticos
Identidade de gênero na educação
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo Del Olmo
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T21:11:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-20T21:11:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72176
url https://hdl.handle.net/1884/72176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (145 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72176/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20GOMES%20MUNIZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0713c309c7bf14131b9b7b0cb761ee6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860840369946624