Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreola, Cristiane Zonta
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/48995
Resumo: Orientador : Prof. Msc. Aristeu Mazuroski
id UFPR_a175e182d46ec3b28f43c5ad40196063
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48995
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andreola, Cristiane ZontaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do TrabalhoMazuroski Junior, Aristeu2021-09-29T14:35:08Z2021-09-29T14:35:08Z2011https://hdl.handle.net/1884/48995Orientador : Prof. Msc. Aristeu MazuroskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do TrabalhoInclui referênciasResumo : O presente estudo procura explorar a temática da comunicação organizacional no que tange à forma como a empresa constitui suas políticas internas e como ela estabelece comunicação com seus públicos internos. Para tanto, foram escolhidos os códigos de conduta ética como objetos de averiguação tanto em nível conceitual (através de levantamento teórico), quanto em nível prático, (através da análise de alguns instrumentos vigentes em organizações). Para embasar esta análise, foram utilizados conceitos da Teoria da Relevância, que sustenta que a comunicação ostensiva se concretiza através da análise do ambiente e de interesses mútuos entre os agentes da comunicação. Observou-se que a maneira como os códigos de conduta ética são elaborados e comunicados aos funcionários expressa conteúdos contraditórios e confusos, impossibilitando uma interpretação e compreensão adequada por parte dos funcionários. Nas considerações finais foram delimitadas algumas contribuições da Teoria da Relevância para leitura critica dos códigos de ética corporativos.1 arquivo (41 p.).application/pdfComunicação organizacionalPsicologia do trabalhoContribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CRISTIANE ZONTA ANDREOLA.pdfapplication/pdf208718https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48995/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZONTA%20ANDREOLA.pdf5c239e72c7473484a31e526f8c05f5d7MD51open access1884/489952021-09-29 11:35:08.221open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-29T14:35:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
title Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
spellingShingle Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
Andreola, Cristiane Zonta
Comunicação organizacional
Psicologia do trabalho
title_short Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
title_full Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
title_fullStr Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
title_full_unstemmed Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
title_sort Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
author Andreola, Cristiane Zonta
author_facet Andreola, Cristiane Zonta
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreola, Cristiane Zonta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazuroski Junior, Aristeu
contributor_str_mv Mazuroski Junior, Aristeu
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Psicologia do trabalho
topic Comunicação organizacional
Psicologia do trabalho
description Orientador : Prof. Msc. Aristeu Mazuroski
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-29T14:35:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-29T14:35:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/48995
url https://hdl.handle.net/1884/48995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (41 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48995/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZONTA%20ANDREOLA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c239e72c7473484a31e526f8c05f5d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898739104874496