Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/48995 |
Resumo: | Orientador : Prof. Msc. Aristeu Mazuroski |
id |
UFPR_a175e182d46ec3b28f43c5ad40196063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48995 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Andreola, Cristiane ZontaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do TrabalhoMazuroski Junior, Aristeu2021-09-29T14:35:08Z2021-09-29T14:35:08Z2011https://hdl.handle.net/1884/48995Orientador : Prof. Msc. Aristeu MazuroskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do TrabalhoInclui referênciasResumo : O presente estudo procura explorar a temática da comunicação organizacional no que tange à forma como a empresa constitui suas políticas internas e como ela estabelece comunicação com seus públicos internos. Para tanto, foram escolhidos os códigos de conduta ética como objetos de averiguação tanto em nível conceitual (através de levantamento teórico), quanto em nível prático, (através da análise de alguns instrumentos vigentes em organizações). Para embasar esta análise, foram utilizados conceitos da Teoria da Relevância, que sustenta que a comunicação ostensiva se concretiza através da análise do ambiente e de interesses mútuos entre os agentes da comunicação. Observou-se que a maneira como os códigos de conduta ética são elaborados e comunicados aos funcionários expressa conteúdos contraditórios e confusos, impossibilitando uma interpretação e compreensão adequada por parte dos funcionários. Nas considerações finais foram delimitadas algumas contribuições da Teoria da Relevância para leitura critica dos códigos de ética corporativos.1 arquivo (41 p.).application/pdfComunicação organizacionalPsicologia do trabalhoContribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CRISTIANE ZONTA ANDREOLA.pdfapplication/pdf208718https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48995/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZONTA%20ANDREOLA.pdf5c239e72c7473484a31e526f8c05f5d7MD51open access1884/489952021-09-29 11:35:08.221open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-29T14:35:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
title |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
spellingShingle |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos Andreola, Cristiane Zonta Comunicação organizacional Psicologia do trabalho |
title_short |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
title_full |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
title_fullStr |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
title_sort |
Contribuições da teoria de relevância para leitura crítica de códigos de ética corporativos |
author |
Andreola, Cristiane Zonta |
author_facet |
Andreola, Cristiane Zonta |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreola, Cristiane Zonta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazuroski Junior, Aristeu |
contributor_str_mv |
Mazuroski Junior, Aristeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Psicologia do trabalho |
topic |
Comunicação organizacional Psicologia do trabalho |
description |
Orientador : Prof. Msc. Aristeu Mazuroski |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-29T14:35:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-29T14:35:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/48995 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/48995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (41 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48995/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZONTA%20ANDREOLA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c239e72c7473484a31e526f8c05f5d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898739104874496 |