Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62664 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto Faraco |
id |
UFPR_a29110ab22b09549f63a267c282b9e07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62664 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Evlagon, Maria Cristina Navratil2022-08-26T18:59:13Z2022-08-26T18:59:13Z1990https://hdl.handle.net/1884/62664Orientador: Carlos Alberto FaracoCoorientadora: Maria Dativa de Salles GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 108-111Resumo: Este trabalho estuda o processo de alfabetização de crianças a partir das inter-relações de três áreas do conhecimento (psicologia, pedagogia e linguística) e a forma pela qual estas inter-relações se apresentam em diferentes práticas deste processo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Essa abordagem decorre da compreensão de que os pressupostos teóricos de linguagem e educação, na alfabetização, se justificam e se expressam nas atividades de ensino que o professor realiza, interagindo com seus alunos, na sala de aula. As concepções de linguagem e de educação utilizadas se apoiam, teoricamente nos trabalhos do linguista Valentin N. Voloshinov e do pedagogo Paulo Freire. Os subsídios da área da psicologia, especificamente sobre a aquisição do conhecimento, tem como referencial os trabalhos de L. S. Vygotsky.Abstract: This paper is a study on the teaching of reading and writing in the public school system in Curitiba. The process of teaching children to read and write is studied here in the light of the interrelationship of psychology, pedagogy and linguistics. The author also focuses her attention on the ways these interrelationships appear in different phases of the process. Such an approach derives from the fact that the assumptions regarding language end education - in the process of teaching reading and writing - are justified and expressed by the activities carried out by the teacher as he or she interacts with his or her pupils. The concepts of language and education used in this paper are based on the works of linguist Valentin N. Voloshinov and pedagogue Paulo Freire. Subsidies in the field of psychology - and specifically those regarding children's learning - were collected in the works of L. S. Vygotsky.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização - Curitiba (PR)Redação acadêmicaEducaçãoConsiderações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA CRISTINA NAVRATIL EVLAGON.pdfapplication/pdf7152908https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62664/1/D%20-%20MARIA%20CRISTINA%20NAVRATIL%20EVLAGON.pdf0962c15caabd210f8e75241c088417c3MD51open access1884/626642022-08-26 15:59:14.035open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:59:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
title |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
spellingShingle |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista Evlagon, Maria Cristina Navratil Alfabetização - Curitiba (PR) Redação acadêmica Educação |
title_short |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
title_full |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
title_fullStr |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
title_sort |
Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista |
author |
Evlagon, Maria Cristina Navratil |
author_facet |
Evlagon, Maria Cristina Navratil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evlagon, Maria Cristina Navratil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização - Curitiba (PR) Redação acadêmica Educação |
topic |
Alfabetização - Curitiba (PR) Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Carlos Alberto Faraco |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T18:59:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T18:59:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/62664 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/62664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62664/1/D%20-%20MARIA%20CRISTINA%20NAVRATIL%20EVLAGON.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0962c15caabd210f8e75241c088417c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898767315763200 |