Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69564
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
id UFPR_a5d9dff5e209276fb85ded7f65f82c8b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69564
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-2021-05-06T16:59:30Z2021-05-06T16:59:30Z2019https://hdl.handle.net/1884/69564Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 20/11/2019Inclui referênciasResumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo principal discutir e analisar as contribuições das atividades experimentais na formação inicial de professores de Física. A ideia é analisar as atividades experimentais propostas por alunos do curso de Licenciatura em Física de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Paraná nas disciplinas Prática de Docência em Ensino de Física I e II. Utilizou-se como fundamento teórico a Educação Problematizadora e Ação Dialógica segundo Paulo Freire (1979), e a concepção de formação de professores segundo Contreras (2002). O desenvolvimento da pesquisa ocorreu durante o desenvolvimento de duas disciplinas: Prática de docência em Ensino de Física I e II. Para tanto, foram acompanhadas as seguintes etapas no processo de formação inicial: estudos, planejamentos e apresentações sobre as observações diagnósticas e desenvolvimento de atividades de monitoria e planejamento do Projeto de Docência e Investigação Didática na disciplina Prática de Docência em Ensino de Física I na Universidade, e Planejamento e execução do projeto de investigação didática nas escolas estaduais nas quais esses alunos desenvolveram suas propostas de atividades experimentais e discussão de textos acerca das atividades. Na disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física I foi realizada uma reflexão inicial a partir da literatura da área sobre a concepção de professores a respeito da utilização de atividades experimentais no ensino de Física. Na disciplina Prática de Docência em Ensino de Física II, os alunos desenvolveram os conteúdos abordados na Universidade e observaram o campo de estágio, bem como realizaram atividades propostas observando-a, assim, a partir do ponto de vista de um professor. Os dados desta pesquisa foram organizados e analisados utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999). Pode-se concluir, dentre outras coisas que as atividades experimentais contribuem para a busca pela autonomia ao aprender e ao ensinar; o diálogo foi um fator importante no processo de ensino e aprendizagem, as aulas se tornaram mais participativas, transformam os alunos em sujeitos do próprio conhecimento. Além disso, notou-se que os estagiários que se utilizaram da educação problematizadora se aproximaram mais dos alunos, tiveram maior desenvoltura durante a realização das atividades experimentais, tornaram as aulas mais dinâmicas e dialógicas. Palavras-chave: Formação de professores. Prática de Docência. Atividades Experimentais. Ação dialógica.Abstract: This is a qualitative research and its main goal is to discuss and to analyze the contributions of experimental activities in the initial Physics teacher education. The idea is to analyze the experimental activities proposed by the undergraduate students of Physics Education Degree at Federal Institution of Paraná Higher Education, in the subjects of Teaching Practice in Physics I and II. Based on the Problematizing Education theory and Dialogical Action according to Paulo Freire (1979), and the teacher education conception by Contreras (2002). The research development took place during the course of two disciplines: Physics Teaching Practice I and II. For this purpose, it was supervised the following stages of the initial education process: studies, plans and presentations about the diagnosis observations and development of monitor activities and the Teaching Project plan and the Didactics Investigation in the Physics Teaching Practice I subject, and the plan and execution of the didactics investigation project in state schools in which the undergraduate students have developed their experimental activities proposals and discussions of texts about the activities. In the Teaching Practice in Physics I it was carried out an initial reflection from the area studies about the teachers' conception on the use of experimental activities in the teaching of Physics. In the Teaching Practice in Physics II, the students have developed the contents studied at the University and have observed the supervised practice context, and they have also proposed activities, observing them from the teacher's point of view. The data of this research were organized and analyzed using the Content Analysis methodology proposed by Bardin (2011) and Moraes (1999). Among other things, it can be concluded that experimental activities contribute to the pursue for autonomy in learning and teaching; dialogue was an important factor in the teaching and learning processes, classes became more participatory, transforming students into subjects of their own knowledge. In addition, it was observed that trainees who used problematizing education gained more proximity from the students, had greater resourcefulness during experimental activitiesperformance, and also made classes more dynamic and dialogical. Keywords: Teacher education. Teaching practice. Experimental activities. Dialogical Action.1 arquivo (205 p.) : il. (algumas color.).application/pdfFormação de professoresFísica - Estudo e ensinoTrabalho docenteMatemáticaInvestigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PRICILA APARECIDA GRITTEM DA SILVA LINDOLM.pdfapplication/pdf3060626https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69564/1/R%20-%20D%20-%20PRICILA%20APARECIDA%20GRITTEM%20DA%20SILVA%20LINDOLM.pdf73054e966392c1cc4aec1dcba087db9cMD51open access1884/695642021-05-06 13:59:30.401open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69564Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T16:59:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
title Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
spellingShingle Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983-
Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Trabalho docente
Matemática
title_short Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
title_full Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
title_fullStr Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
title_full_unstemmed Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
title_sort Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
author Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983-
author_facet Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
contributor_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Trabalho docente
Matemática
topic Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Trabalho docente
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T16:59:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T16:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69564
url https://hdl.handle.net/1884/69564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (205 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69564/1/R%20-%20D%20-%20PRICILA%20APARECIDA%20GRITTEM%20DA%20SILVA%20LINDOLM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73054e966392c1cc4aec1dcba087db9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860339425345536