Um parlamento de múltiplos atores : um estudo sob a perspectiva da teoria ator-rede para o entendimento da governança e dos resultados estratégicos de cursos de graduação em administração de instituições de ensino superior particulares de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Ludmilla Meyer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29934
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
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spelling Bulgacov, Sérgio, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoMontenegro, Ludmilla Meyer2023-01-18T20:06:43Z2023-01-18T20:06:43Z2013https://hdl.handle.net/1884/29934Orientador : Prof. Dr. Sergio BulgacovTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 08/03/2013Bibliografia: fls. 167-181Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Tratar de estratégias organizacionais não é algo simples. Inúmeras questões devem ser consideradas, tais como: o contexto da pesquisa, os atores envolvidos nas estratégias, as relações formadas por esses atores, a dinâmica da estratégia no cotidiano das organizações, dentre outras questões. Além disso, o campo de pesquisa deste trabalho - as organizações educacionais - é bastante dinâmico e complexo. Diante desse panorama, buscou-se contribuir para as teorias utilizadas, bem como para o campo da Educação por meio do seguinte objetivo: delinear como a articulação do strategizing, como processo de translação, com a teoria das redes de governança configuram a governança e os resultados estratégicos de cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior particulares de Curitiba (Paraná, Brasil). Neste trabalho, articulou-se um conjunto de teorias: (1) redes de governança; (2) Teoria Ator-Rede; (3) estratégia como prática social/strategizing/resultados estratégicos. Com o intuito de realizar um estudo de base comparativa, optou-se por realizar um estudo comparativo de casos. Mais especificamente, foram pesquisados cinco casos: duas faculdades e três centros universitários. Eles foram escolhidos segundo o critério de similaridade de porte, similaridade de situação perante o Ministério da Educação - MEC (são cursos que possuem notas razoáveis. Nem são os melhores, nem são os piores), e por acessibilidade. Depois de ter trabalhado o arcabouço teórico, buscado uma aproximação com os cinco cursos, por meio de documentos e informações em seus sites, e ter definido quem seriam os informantes-chave, foi elaborado o roteiro de entrevista semiestruturada. Os principais informantes-chave foram diretores, coordenadores, professores e demais funcionários das instituições. Foi realizado um total de 29 (vinte e nove) entrevistas, distribuídas da seguinte forma: (1) Caso A: nove; (2) Caso B: cinco; (3) Caso C: quatro; (4) Caso D: cinco e (5) Caso E: seis. As entrevistas foram individuais, em profundidade e presenciais. Elas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. Em relação à análise dos dados, esta foi feita em duas fases: (1) Primeira fase: Análise de Narrativas e (2) Segunda Fase: Análise Qualitativa Comparativa (Qualitative Comparative Analysis - QCA). Os resultados encontrados mostraram que alguns dos casos estudados - Caso A e Caso E - buscam a sobrevivência (não possuem uma clareza estratégica, têm dificuldades financeiras e muitos dos seus docentes e discentes não são suficientemente comprometidos. Todavia, lutam diariamente para atender às exigências do MEC e convivem em um ambiente agradável). Outros casos - Caso B e Caso D - buscam consolidação no mercado acirrado. São instituições que possuem boa estrutura física e corpo competente de docentes e discentes. Sua situação financeira é razoável, mas o ambiente de trabalho é competitivo. Por fim, o Caso C também busca a consolidação, mas a situação deles é mais preocupante, uma vez que eles não possuem direcionamento estratégico e estão passando por uma mudança de gestão. Contudo, conseguem se sustentar com base na integração (coordenaçãodocentes). Diante desses resultados, enfatiza-se que o processo de strategizing e o entrelaçamento de atores humanos e não humanos são essenciais para a compreensão da governança das instituições estudadas; logo, é indispensável que o conceito de governança seja amplo o suficiente para explicar tais questões. Assim, uma das contribuições deste trabalho foi a proposição de um novo conceito de governança que considera as redes como um ator não humano relevante para a compreensão do fenômeno estudado.Abstract: Organizational strategy is not a simple theme. Several issues must be taken into account when studying strategy, such as: the research context, the actors involved with the strategies, the relations shaped by these actors, the strategy's dynamic of the organizations everyday life, among other things. Beyond that, the research field of this work - the educational organizations - is rather complex and ongoing. In light of this, this study intends to account for the theories used and also for the Education field, once it aims to delineate how the articulation of strategizing, as a process of translation, with the governance network theory configure the governance and strategic outcomes of Business courses in private Higher Education Institutions in Curitiba (Parana, Brazil). On this study, a theory merge proposition was made by using these theories: (1) governance networks; (2) Actor-Network Theory; (3) strategy as practice/strategizing/strategic outcomes. In order to conduct a study in a comparative basis, a comparative case study was developed. In particular, five cases were studied. Among them, two colleges and three university centers. The cases were chosen under the criterion of size similarity, MEC situation similarity (the courses have medium grades. They are not the best courses, neither they are not the worst ones) and by accessibility. After having worked the theoretical framework, having made some approximation with the five courses by their documents and website information and having defined who the key-informants would be, the semi structured interview script was elaborated. The main key-informants were directors, coordinators, professors and other employees. Twenty-nine interviews were conducted. In Case A: nine; in Case B: five; in Case C: four; in Case D: five and in Case E: six. The interviews were held individually, in depth and in person. They were recorded and, then, transcribed. With regard to the data analysis, it was developed in two moments: (1) First Stage: Narrative Analysis and (2) Second Stage: Qualitative Comparative Analysis (QCA). The results found that some cases - Case A and Case E - search for survival (they do not have a clear strategic orientation, they have financial difficulties and many of their professors and students are not enough committed. However, they struggle day by day to attend the rigid rules and regulations of MEC and live in a pleasant work environment). Other cases - Case B and Case D - search for a consolidation in the competitive market. They are institutions that have a good infrastructure and a competent group of professors and students. Their financial situation is reasonable, but the work environment is very competitive. The last case, Case C also searches for consolidation, but its situation is more delicate because they do not have a strategic orientation and they are passing through a management change. However, they lean on each other. They developed a strong integration (coordinators-professors). According to these results, the strategizing process and the intertwining between the human and nonhuman actors are essential to the comprehension of governance of the studied institutions; then, it is imperative that the concept of governance be wide enough to explain such questions. So, one of the contributions of this study was to propose a new concept of governance that assumes the networks as a relevant nonhuman actor to the comprehension of the studied phenomenon.206f : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPlanejamento estratégico - Estudo e ensino (Superior)GovernançaAdministraçao - Estudo e ensino (Superior)TesesUm parlamento de múltiplos atores : um estudo sob a perspectiva da teoria ator-rede para o entendimento da governança e dos resultados estratégicos de cursos de graduação em administração de instituições de ensino superior particulares de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO.pdfapplication/pdf2033487https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29934/1/R%20-%20T%20-%20LUDMILLA%20MEYER%20MONTENEGRO.pdfeb76e9755a82853c64baca6f85558ef5MD51open accessTEXTR - T - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain535361https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29934/2/R%20-%20T%20-%20LUDMILLA%20MEYER%20MONTENEGRO.pdf.txtee9e3abda9399c7986a42bb33c002b0aMD52open accessTHUMBNAILR - T - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29934/3/R%20-%20T%20-%20LUDMILLA%20MEYER%20MONTENEGRO.pdf.jpg69953f401d74f6fff478b265a780e63dMD53open access1884/299342023-01-18 17:06:43.221open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29934Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-18T20:06:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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