A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68634 |
Resumo: | Orientadora : Ida Hammerschmidt |
id |
UFPR_a98dc9922c7b12da102835996b50043d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68634 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Sérgio Rodrigues daHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-18T17:46:39Z2021-01-18T17:46:39Z2010https://hdl.handle.net/1884/68634Orientadora : Ida HammerschmidtMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: O aumento das situações de indisciplina interferindo no processo de ensino aprendizagem tem sido motivo de preocupações no trabalho dos gestores escolares. Ao tratarmos do tema em questão esperamos contribuir para o despertamento da comunidade escolar no enfrentamento dos problemas de indisciplina no contexto escolar. Realizou-se pesquisa em um colégio estadual, com turmas do ensino fundamental, entre professores e alunos, através de questionário constatando que a falta de conhecimento do Regulamento Interno da escola, a não exigência por parte dos professores no cumprimento das regras, insultos/apelidos entre alunos e insultos/apelidos entre aluno e professor são fatores que contribuem para a existência de atitudes indisciplinares. Acreditamos que o estabelecimento de regras e limites, bem como o acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos e metodologias de ensino diferenciadas poderão reduzir os casos de indisciplina na escola. São inúmeras as atividades elencadas no trabalho do gestor. A rotina é diária e a demanda crescente; o gestor é o profissional técnico-pedagógico que encaminha, dá pareceres, gerencia o ambiente escolar, ao mesmo tempo ele é o mestre de cerimônia e comprador; pois, ê ele quem administra os setores, coordena os trabalhos escolares, esmerase para que a legislação em vigor seja obsen/ada, além de ter grande parte de seu tempo utilizado na tentativa de resolver os casos de indisciplina dos alunos. No entanto, os dados levantados nos levam a acreditar que o gestor escolar necessita investir mais tempo na divulgação do Regulamento Interno da escola, conscientizando os professores da necessidade de diferenciação de metodologias e elaboração de regras com os alunos, bem como a efetivação das mesmas.37 f. : il., grafs.application/pdfDisciplina escolarEducação de criançasA indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - SERGIO RODRIGUES DA SILVA.pdfapplication/pdf1075674https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68634/1/E%20-%20SERGIO%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdfb2901e0796bf811f46e978e038d0c120MD51open access1884/686342021-01-18 14:46:39.487open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68634Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-18T17:46:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
title |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
spellingShingle |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor Silva, Sérgio Rodrigues da Disciplina escolar Educação de crianças |
title_short |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
title_full |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
title_fullStr |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
title_full_unstemmed |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
title_sort |
A indisciplina como fator de interferência no trabalho do gestor |
author |
Silva, Sérgio Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Sérgio Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Hammerschmitt, Ida Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Educação de crianças |
topic |
Disciplina escolar Educação de crianças |
description |
Orientadora : Ida Hammerschmidt |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-18T17:46:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-18T17:46:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68634 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
37 f. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68634/1/E%20-%20SERGIO%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2901e0796bf811f46e978e038d0c120 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860381641015296 |