Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sirlene de Jesus dos Santos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45193
Resumo: Orientadora: Profª Drª Neila Tonin Agranionih
id UFPR_ab1339daadd0431e255260b4d91d6283
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45193
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Sirlene de Jesus dos Santos daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAgranionih, Neila Tonin, 1963-2022-08-31T16:02:42Z2022-08-31T16:02:42Z2016https://hdl.handle.net/1884/45193Orientadora: Profª Drª Neila Tonin AgranionihDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016Inclui referências : f. 93-98Resumo: Esta dissertação apresenta uma investigação relacionada ao processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Matemática na Rede Municipal de Curitiba, a partir das percepções do professor alfabetizador participante da formação. O Pacto Nacional pela de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Matemática é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental com o objetivo de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Em Curitiba, no Paraná, a implantação do PNAIC Matemática ocorreu em 2014, e ficou sob a coordenação da Universidade Federal do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba que organizou o processo de implementação na rede municipal. Esta pesquisa objetiva verificar os desafios e as contribuições desse processo de formação para a prática pedagógica na perspectiva dos professores alfabetizadores do Ciclo I do município de Curitiba participantes da formação em Matemática. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo. Para a coleta de dados foi realizada entrevista semi-estruturada nos meses de novembro e dezembro de 2015. Os participantes da pesquisa foram dezoito professoras alfabetizadoras que concluíram a formação do PNAIC Matemática e que atuavam em turmas do ciclo de alfabetização no momento da entrevista. Para análise e interpretação dos dados da pesquisa, utilizamos a Análise de Conteúdo, tendo como suporte metodológico as contribuições de Lawrence Bardin (2011). A fim de perceber o que de comum as professoras alfabetizadoras relataram nas entrevistas, foram elaborados Quadros Respostas e Quadros Síntese os quais serviram para buscar semelhanças nos dados, levando-se em consideração não apenas a recorrência, mas as ideias contidas nas respostas. Tais quadros foram organizados em 5 blocos de categorias definidas a priori e de subcategorias de análise que emergiram a partir dos dados. Verificamos que tanto na aplicação como no processo de formação do PNAIC Matemática as professoras relataram dificuldades em relação ao tempo e aos conteúdos matemáticos, tanto de sua parte, quanto da parte de alguns Orientadores de Estudos que não possuíam formação na área de Matemática. Nas contribuições da formação do PNAIC Matemática identificamos que a mesma contribuiu significativamente para que as professoras alfabetizadoras da rede municipal de Curitiba pudessem ressignificar e ter um olhar reflexivo sobre suas próprias práticas pedagógicas. Palavras-chave: PNAIC Matemática. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação de professores.Abstract: This work presents an investigation related to the continuing education process of the National Pact for Literacy in the Age One - PNAIC mathematics in Curitiba Municipal Network, from the teacher's perceptions participant literacy training. The National Pact for Literacy in Certain Age - PNAIC Mathematics is a continuing education program literacy teachers who work in the first three years of primary education in order to ensure full literacy for all children up to the age of eight. In Curitiba, in Parana, the implementation of PNAIC mathematics occurred in 2014 and was coordinated by the Federal University of Parana and Curitiba Education Municipal who organized the implementation process in public schools. This research aims to verify the challenges and contributions of this process of training for teaching practice from the perspective of literacy teachers Cycle I of the city of Curitiba participants training in mathematics. The methodology used is qualitative nature. For data collection was carried out semi-structured interviews in November and December 2015. The participants were eighteen literacy teachers who have completed the formation of PNAIC Mathematics and worked in literacy cycle classes at interview. For analysis and interpretation of the survey data, we use the Content Analysis, and the methodological support the contributions of Lawrence Bardin (2011). In order to understand what the common literacy teachers reported the interviews were prepared Tables and Answers Summary Tables which served to find similarities in the data, taking into account not only the recurrence, but the ideas contained in the answers. Such tables were organized in five blocks of categories defined a priori analysis of subcategories that emerged from the data. We found that both the application and in the PNAIC mathematics education process teachers reported difficulties in relation to time and the mathematical content both on your part and the part of some studies Advisors who had no training in the field of Mathematics. The contributions of the formation of mathematics PNAIC identified that it contributes significantly to the literacy teachers of municipal Curitiba could reframe and have a reflective look on their own teaching practices. Keywords: PNAIC mathematics. National Pact for Literacy in the Age One. Teacher training.109 f. : il., algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoAlfabetizaçãoDesafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIRLENE DE JESUS DOS SANTOS DA SILVA.pdfapplication/pdf1811278https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45193/1/R%20-%20D%20-%20SIRLENE%20DE%20JESUS%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf20326c2476e3fed41a82913c72117e05MD51open access1884/451932022-08-31 13:02:42.504open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45193Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T16:02:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
title Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
spellingShingle Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
Silva, Sirlene de Jesus dos Santos da
Educação
Educação - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização
title_short Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
title_full Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
title_fullStr Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
title_full_unstemmed Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
title_sort Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
author Silva, Sirlene de Jesus dos Santos da
author_facet Silva, Sirlene de Jesus dos Santos da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sirlene de Jesus dos Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
contributor_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização
topic Educação
Educação - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização
description Orientadora: Profª Drª Neila Tonin Agranionih
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T16:02:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-31T16:02:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45193
url https://hdl.handle.net/1884/45193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f. : il., algumas color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45193/1/R%20-%20D%20-%20SIRLENE%20DE%20JESUS%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 20326c2476e3fed41a82913c72117e05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898701723140096