A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/39501 |
Resumo: | Orientador: Cláudia Quadros |
id |
UFPR_af231c98c051802bd518e49886b3e901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39501 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ramos, Pamela WoinaroviczUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações PúblicasQuadros, Cláudia Irene de, 1968-2022-06-20T16:22:44Z2022-06-20T16:22:44Z2014https://hdl.handle.net/1884/39501Orientador: Cláudia QuadrosTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações PúblicasInclui referênciasResumo : A comunicação interna informal da ALL- América Latina Logística, maior concessionária ferroviária do Brasil, é observada a partir da perspectiva do sensemaking, conceito teórico que pode ser definido como o significado construído socialmente por indivíduos envolvidos em um mesmo contexto. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, vários conceitos são recuperados para demonstrar a influência do sensemaking nos processos organizacionais e, principalmente, na comunicação organizacional da empresa. Por meio de metodologia qualitativa, fez-se um estudo de caso sobre as edições de 2012 e 2013 do Programa Ideias e Ações da ALL, que consiste no incentivo à criação de ideias inovadoras passiveis de aplicação na realidade prática da organização. Os resultados visam demonstrar a relação entre a comunicação interna informal e o processo de sensemaking, demostrando como os indivíduos constroem significados sobre a organização e de que forma estes significados coletivos estruturam a organização1 recurso online : PDF.application/pdfComunicação nas organizaçõesComunicação em marketingRelações publicasA influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA influencia do sensemaking organizacional - Pamela Woinarovicz.pdfapplication/pdf822899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/1/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf4595341d916b7664cf17954d1bf1d406MD51open accessTEXTA influencia do sensemaking organizacional - Pamela Woinarovicz.pdf.txtExtracted Texttext/plain146816https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/2/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.txt32777f0fb09e2d116cf57f279dbeeb8bMD52open accessTHUMBNAILA influencia do sensemaking organizacional - Pamela Woinarovicz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/3/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.jpgd09ade968df20cdec5ff5fa5f8840d7bMD53open access1884/395012022-06-20 13:22:44.502open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39501Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-20T16:22:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
title |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
spellingShingle |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna Ramos, Pamela Woinarovicz Comunicação nas organizações Comunicação em marketing Relações publicas |
title_short |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
title_full |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
title_fullStr |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
title_full_unstemmed |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
title_sort |
A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna |
author |
Ramos, Pamela Woinarovicz |
author_facet |
Ramos, Pamela Woinarovicz |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Pamela Woinarovicz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Quadros, Cláudia Irene de, 1968- |
contributor_str_mv |
Quadros, Cláudia Irene de, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação nas organizações Comunicação em marketing Relações publicas |
topic |
Comunicação nas organizações Comunicação em marketing Relações publicas |
description |
Orientador: Cláudia Quadros |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-20T16:22:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-20T16:22:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/39501 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/39501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/1/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/2/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/3/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4595341d916b7664cf17954d1bf1d406 32777f0fb09e2d116cf57f279dbeeb8b d09ade968df20cdec5ff5fa5f8840d7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860924086157312 |