Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piontekievicz, Tiago Andre, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69541
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski Ruiz
id UFPR_b0735f2a8c54b93ff5804bcef8ed2873
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69541
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Piontekievicz, Tiago Andre, 1989-Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo2021-02-26T19:42:14Z2021-02-26T19:42:14Z2019https://hdl.handle.net/1884/69541Orientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski RuizProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : As transformações do mundo digital acompanham muito de perto as transformações sociais do mundo físico. Esse processo de evolução da comunicação permitiu o surgimento de inúmeras outras transformações sociais e a evolução de outras. Como não poderia ser diferente, o turismo acompanha essa evolução, a expansão e intensificação da atividade turística no mundo todo levam à necessidade cada vez mais de estudos que possam compreender, analisar e teorizar como isso tudo tem acontecido nos seus mais diversos âmbitos. O conteúdo deste trabalho pode ser entendido como uma tentativa de leitura da evolução das mídias digitais e suas consequências para o turismo na cidade de Curitiba. Diante disso, seu objetivo geral é propor a elaboração de um blog com conteúdo sobre viagens e turismo para a empresa Graciosa Terra, tendo como metodologia principal a aplicação dos 8P's do Marketing (VAZ, 2012) Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão, que foram cruzados com o conteúdo de blogs que foram selecionados a partir de dois critérios: possuírem conteúdo sobre Curitiba e não estarem estabelecidos fora da cidade. Essa escolha se justifica devido ao fato de que a promoção de destinos ou atrativos em plataformas como blogs pode ser considerada como uma forma de marketing de conteúdo. Faz-se uma leitura de aspectos ligados à tecnologia, sempre sem perder de vista a relação com o turismo passando pelos temas Internet e sociedade em rede; Internet como ferramenta de marketing; Marketing digital: do 1.0 ao 4.0; e Curitiba como destino turístico. Ao final, a conclusão é que o turismo vai ao encontro das tendências tecnológicas que surgem, mas essa trajetória depende essencialmente do planejamento que é feito para que de fato o turismo possa usufruir dos benefícios da tecnologia. O resultado final da pesquisa, portanto, foi a proposição da elaboração de um blog sobre viagens e turismo para a empresa Graciosa Terra, empresa que atualmente atua como operadora de roteiros de ecoturismo, mas que tem como objetivo se transformar em uma agência de turismo receptivo, oferecendo roteiros de city tour, parques, museus, teatro, bares, entre outros. Essa proposta se concretiza à medida que se admite que os avanços tecnológicos e, consequentemente das mídias sociais, serve para proporcionar oportunidades de novos produtos, mas que também está aí para o aperfeiçoamento de modelos já existentes, mesmo que isso se refira a um nicho específico de determinado tipo de produto, como são os blogs de viagem.Abstract : The transformations of the digital world carefully follow the social transformations of the physical world. This process of evolution of communication allowed the emergence of many other social changes and the evolution of others. As could not be otherwise, tourism follows this evolution; the expansion and intensification of tourism activity worldwide lead to the need for more studies that can understand, analyze and theorize how this has happened in its various areas. The content of this paper can be understood as an attempt to read the evolution of digital media and its consequences for tourism in the city of Curitiba. Given this, its general objective is to propose the elaboration of a blog about travel and tourism for the company Graciosa Terra, having as main methodology the application of the 8P's of Marketing (VAZ, 2012) Research, Planning, Production, Publishing, Promotion, Propagation, Customization and Precision, which were crossed with the content of blogs that were selected based on two criteria: having content about Curitiba and not being established outside the city. This choice is justified because the promotion of destinations or attractions on platforms such as blogs can be considered as a form of content marketing. It is a reading of aspects related to technology, always without losing sight of the relationship with tourism through the themes Internet and network society; Internet as a marketing tool; Digital marketing: from 1.0 to 4.0; and Curitiba as a tourist destination. In the end, the conclusion is that tourism meets the emerging technological trends, but this trajectory mainly depends on the planning that is done so that tourism can enjoy the benefits of technology. The result of the research, therefore, was the proposal to develop a travel and tourism blog for Graciosa Terra, a company that currently operates as an ecotourism tour operator, but aims to become a receptive tourism agency. , offering city tour itineraries, parks, museums, theater, bars, among others. This proposal comes to fruition as it is admitted that technological advances, and consequently, social media, serve to provide opportunities for new products. Still, it is also there to refine existing models, even if it refers to a specific niche of a particular type of product, such as travel blogs.72 p. : il., color.application/pdfMarketingComunicações digitaisBlogsMarketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTIAGO ANDRE PIONTEKIEVICZ.pdfapplication/pdf3772049https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69541/1/TIAGO%20ANDRE%20PIONTEKIEVICZ.pdfab37731b377594cf37dbefbc7d292b3bMD51open access1884/695412021-02-26 16:42:14.654open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-02-26T19:42:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
title Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
spellingShingle Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
Piontekievicz, Tiago Andre, 1989-
Marketing
Comunicações digitais
Blogs
title_short Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
title_full Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
title_fullStr Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
title_full_unstemmed Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
title_sort Marketing digital : projeto de criação de blog de turismo para a empresa Graciosa Terra
author Piontekievicz, Tiago Andre, 1989-
author_facet Piontekievicz, Tiago Andre, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Piontekievicz, Tiago Andre, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comunicações digitais
Blogs
topic Marketing
Comunicações digitais
Blogs
description Orientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski Ruiz
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-26T19:42:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-26T19:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69541
url https://hdl.handle.net/1884/69541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69541/1/TIAGO%20ANDRE%20PIONTEKIEVICZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab37731b377594cf37dbefbc7d292b3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898806390947840