Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andréa Cristina dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55526
Resumo: Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz
id UFPR_b31242be99d251dc2d76111b2ccf13fb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55526
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Andréa Cristina dosCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T16:10:34Z2020-01-08T16:10:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/55526Orientadora : Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A inclusão escolar é ainda um grande desafio da Educação. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista fazem parte desse público que chega às escolas em grande número. Os professores ainda se sentem despreparados para receber esses alunos, pois muitos não possuem nenhum tipo de formação específica na área e com isso há grande dificuldade em adaptar os materiais e conteúdos. A experiência aqui narrada é parte da intervenção pedagógica realizada com duas crianças, a partir de três anos de idade até nove anos, que exigiram uma variedade de recursos e estratégias pedagógicas. Como recursos, os materiais foram desenvolvidos de maneira que proporcionassem o desenvolvimento das habilidades em diversas áreas, com a finalidade de atraílas para a situação de aprendizado através do visual, estimular a manipulação de diversos materiais, recriando possiblidades. As estratégias de ensino utilizadas foram: ensino estruturado com minimização de estímulos excessivos, atividades do programa TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças e Autistas com Problemas relacionados a Comunicação) e atividades de Integração Sensorial. A otimização pedagógica feita de maneira individual por um profissional qualificado tem sido uma opção que apresenta bons resultados. Embora ainda apresentem diferenças na comunicação e na socialização, o processo escolar dessas crianças está sendo possível em escolas do ensino regular, demonstrando que a inclusão é possível quando pais, escola e criança são preparados para esse desafio.2016 p.application/pdfAutismoEducação inclusivaRefletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDREA CRISTINA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf418501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55526/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20CRISTINA%20DOS%20SANTOS.pdf595cb3afcb63ce46eb250305d2134dceMD51open access1884/555262020-01-08 13:10:34.783open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55526Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T16:10:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
title Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
spellingShingle Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
Santos, Andréa Cristina dos
Autismo
Educação inclusiva
title_short Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
title_full Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
title_fullStr Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
title_full_unstemmed Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
title_sort Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
author Santos, Andréa Cristina dos
author_facet Santos, Andréa Cristina dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cruz, Fabiana Thomé da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andréa Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação inclusiva
topic Autismo
Educação inclusiva
description Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-08T16:10:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-08T16:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55526
url https://hdl.handle.net/1884/55526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2016 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55526/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20CRISTINA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 595cb3afcb63ce46eb250305d2134dce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860633570836480