Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55526 |
Resumo: | Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz |
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Santos, Andréa Cristina dosCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T16:10:34Z2020-01-08T16:10:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/55526Orientadora : Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A inclusão escolar é ainda um grande desafio da Educação. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista fazem parte desse público que chega às escolas em grande número. Os professores ainda se sentem despreparados para receber esses alunos, pois muitos não possuem nenhum tipo de formação específica na área e com isso há grande dificuldade em adaptar os materiais e conteúdos. A experiência aqui narrada é parte da intervenção pedagógica realizada com duas crianças, a partir de três anos de idade até nove anos, que exigiram uma variedade de recursos e estratégias pedagógicas. Como recursos, os materiais foram desenvolvidos de maneira que proporcionassem o desenvolvimento das habilidades em diversas áreas, com a finalidade de atraílas para a situação de aprendizado através do visual, estimular a manipulação de diversos materiais, recriando possiblidades. As estratégias de ensino utilizadas foram: ensino estruturado com minimização de estímulos excessivos, atividades do programa TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças e Autistas com Problemas relacionados a Comunicação) e atividades de Integração Sensorial. A otimização pedagógica feita de maneira individual por um profissional qualificado tem sido uma opção que apresenta bons resultados. Embora ainda apresentem diferenças na comunicação e na socialização, o processo escolar dessas crianças está sendo possível em escolas do ensino regular, demonstrando que a inclusão é possível quando pais, escola e criança são preparados para esse desafio.2016 p.application/pdfAutismoEducação inclusivaRefletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDREA CRISTINA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf418501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55526/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20CRISTINA%20DOS%20SANTOS.pdf595cb3afcb63ce46eb250305d2134dceMD51open access1884/555262020-01-08 13:10:34.783open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55526Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T16:10:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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