Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stolf, Fabiana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71801
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Adriana Vaz
id UFPR_b43220c613584a437393c665f0877e98
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71801
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Stolf, FabianaVaz, Adriana, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2021-10-01T13:32:35Z2021-10-01T13:32:35Z2021https://hdl.handle.net/1884/71801Orientadora: Profa. Dra. Adriana VazDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 24/02/2021Inclui referências: p. 201-209Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar quais objetos causam interesse durante as visitas mediadas ao Museu Oscar Niemeyer (MON), subsidiadas pelas aulas de Arte, e conduzir à experiência estética alunos(as) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Curitiba, Paraná. Esta pesquisa articula os conceitos de mediação, educação estética e cultura visual, nos quais as visitas escolares, mediadas pela professora-pesquisadora, expandem o repertório de experiências artísticas e culturais dos estudantes a partir dos conteúdos de Arte, cientes dos contextos sociais aos quais estão inseridos. A base teórica apresenta contribuições de autores que abordam a mediação, como Miriam Celeste Martins (2003, 2012, 2018), Luciano Buchmann (2004, 2010, 2014, 2016, 2019), Cristina Carvalho (2016), entre outros. Para tratar do alfabetismo e do ensino da cultura visual destacam-se colaborações de Fernando Hernández (2000, 2005, 2007, 2009) e Raimundo Martins (2008, 2018). Para abordar a educação e experiência estética, dialoga-se principalmente com Luigi Pareyson (1997); Maria Helena Wagner Rossi (2005); Dimitri Leontiev (2011); César Guimarães (2006); Abigail Housen (2011). Nas questões que envolvem a cultura na América Latina e seus desdobramentos, Néstor Garcia Canclini (2008) e Jesús Martín-Barbero (1997, 2000). Assim, este estudo se caracteriza por um enfoque qualitativo, e a coleta de dados se constitui a partir de uma sequência didática, aplicada a um grupo de 28 estudantes, nos meses de novembro e dezembro de 2019, incluindo a aplicação de um questionário, três visitas ao Museu Oscar Niemeyer e atividades que antecedem e sucedem as visitações escolares ao local.Abstract: This thesis aims to investigate which exhibition objects' generate interest during teacher lead mediation visits to the Oscar Niemeyer Museum - Museu Oscar Niemeyer - also known as MON. All the visits have been sponsored by the Art teacher during the Art classes. The teacher aim to lead the 7th Grade learners through an aesthetic museum experience. These students come from a public secondary school located in Curitiba, Paraná, Brazil. The presented research combines the concepts of teacher lead mediation, aesthetic education related to Art and visual culture. These concepts are the theoretical base for the teacherresearcher to plan and guide the outdoor classes around the Oscar Niemeyer Museum. The outdoor classes aim to extend the cultural and artistic student's repertoire, considering the Art content and taking into account the unprivileged social context in which these students are found. The theoretical base for this research meets its foundations in authors who support the teacher mediation concept such as Miriam Celeste Martins (2003, 2012, 2018), Luciano Buchmann (2004, 2010, 2014, 2016, 2019), Cristina Carvalho (2016), and other ones. Considering art literacy and teaching visual culture the foundations are supported by authors such as Fernando Hernández (2000, 2005, 2007, 2009) and Raimundo Martins (2008, 2018). To sustain the concepts of education related to an aesthetic experience the chosen authors are Luigi Pareyson (1997); Maria Helena Wagner Rossi (2005); Dimitri Leontiev (2011); César Guimarães (2006); Abigail Housen (2011). Considering the Latin American Culture and its development this research is underpinned by the authors: Néstor Garcia Canclini (2008) and Jesús Martín-Barbero (1997, 2000). Moreover, this qualitative research was held considering a curriculum unit, it means a sequence of lessons which were implemented in a group of 28 learners. The sequence of lessons happened between November and December in 2019, it includes a survey answered by the students, 3 outdoor classes in the Oscar Niemeyer Museum and classroom activities, these ones happened before and after the MON's outdoor classes.1 arquivo (243 p.) : il. (algumas color.).application/pdfArte - Estudo e ensinoMuseus - EducaçãoMuseus e escolasMuseus de arte - Curitiba (PR)EducaçãoEducação básicaVisitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIANA STOLF.pdfapplication/pdf27849661https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71801/1/R%20-%20D%20-%20FABIANA%20STOLF.pdfb80fa87f52a93d4c6196423fe34b4a70MD51open access1884/718012021-10-01 10:32:35.322open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71801Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-01T13:32:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
title Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
spellingShingle Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
Stolf, Fabiana
Arte - Estudo e ensino
Museus - Educação
Museus e escolas
Museus de arte - Curitiba (PR)
Educação
Educação básica
title_short Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
title_full Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
title_fullStr Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
title_full_unstemmed Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
title_sort Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
author Stolf, Fabiana
author_facet Stolf, Fabiana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Vaz, Adriana, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Stolf, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Museus - Educação
Museus e escolas
Museus de arte - Curitiba (PR)
Educação
Educação básica
topic Arte - Estudo e ensino
Museus - Educação
Museus e escolas
Museus de arte - Curitiba (PR)
Educação
Educação básica
description Orientadora: Profa. Dra. Adriana Vaz
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-01T13:32:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-01T13:32:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71801
url https://hdl.handle.net/1884/71801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (243 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71801/1/R%20-%20D%20-%20FABIANA%20STOLF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b80fa87f52a93d4c6196423fe34b4a70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860869614731264