Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Diego Francisco, 1997-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63672
Resumo: Orientador : Adriana Fernandes Sbicca
id UFPR_bb946a4ca613efac1a579e7ec0005282
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63672
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, Diego Francisco, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasFernandes, Adriana Sbicca, 1969-2019-10-10T15:37:05Z2019-10-10T15:37:05Z2018https://hdl.handle.net/1884/63672Orientador : Adriana Fernandes SbiccaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasInclui referênciasResumo : No que diz respeito ao processo de decisão do consumidor, a economia tradicional define o agente econômico como racional, ou seja, sempre maximiza sua utilidade. Já economia comportamental surgiu para apresentar um contraponto em relação a isso, ela apresenta o agente econômico com racionalidade limitada, ou seja, nem sempre o consumidor é capaz de maximizar. O objeto de estudo deste trabalho foi apresentar a ótica da economia comportamental, mais especificamente o consumo que é uma de suas vertentes. E posteriormente foi feita uma comparação, através de um experimento, entre dois princípios: o efeito visibilidade, da comportamental, e o efeito preço, da microeconomia tradicional. O efeito visibilidade sustenta que a maneira com a qual um produto é exposto influencia diretamente na sua venda. Ou seja, quanto melhor exposto, mais visível, maior será a venda. E o efeito preço, da economia tradicional, afirma que quanto maior o preço de um produto menor será sua venda. Então, o experimento foi elaborado com a finalidade de manipular produtos, em uma loja de doces, para tentar comparar os dois efeitos e mensurar o reflexo nas vendas.33 p.application/pdfEconomia - Aspectos psicológicosPreços - Comportamento do consumidorImplicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDIEGO FRANCISCO RODRIGUES.pdfapplication/pdf685513https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63672/1/DIEGO%20FRANCISCO%20RODRIGUES.pdfd17b8dc1795422e3ffeae12fa5055f11MD51open access1884/636722019-10-10 12:37:05.72open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63672Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-10T15:37:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
title Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
spellingShingle Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
Rodrigues, Diego Francisco, 1997-
Economia - Aspectos psicológicos
Preços - Comportamento do consumidor
title_short Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
title_full Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
title_fullStr Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
title_full_unstemmed Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
title_sort Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
author Rodrigues, Diego Francisco, 1997-
author_facet Rodrigues, Diego Francisco, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diego Francisco, 1997-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-
contributor_str_mv Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Economia - Aspectos psicológicos
Preços - Comportamento do consumidor
topic Economia - Aspectos psicológicos
Preços - Comportamento do consumidor
description Orientador : Adriana Fernandes Sbicca
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T15:37:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-10T15:37:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63672
url https://hdl.handle.net/1884/63672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63672/1/DIEGO%20FRANCISCO%20RODRIGUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d17b8dc1795422e3ffeae12fa5055f11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860544357990400