Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/44674 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
id |
UFPR_bf9ec4c2ee4390f447a922ba9ba562ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44674 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaRolkouski, Emerson, 1975-Mazzolli, Suellen Rodrigues de Oliveira2024-04-19T19:12:51Z2024-04-19T19:12:51Z2016https://hdl.handle.net/1884/44674Orientador : Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 16/06/2016Inclui referências : f. 135-137Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para a formação do professor de Matemática; e, (2) na sala de aula de Matemática. Formulou-se como questão de pesquisa a seguinte indagação: Qual o papel das demonstrações na formação de professores de Matemática, na visão do Formador de professores e na visão do Professor de Matemática da Educação Básica? Para a realização deste estudo, buscou-se evidenciar o olhar de alguns dos pesquisadores em Educação Matemática que se dedicaram a estudar o papel do uso das demonstrações nos contextos da formação inicial, sala de aula e na própria Matemática. Em seguida voltou-se o olhar para as Diretrizes Curriculares Nacionais a fim de investigar o que tal documento sugere ou menciona sobre demonstrações nos cursos de Licenciatura em Matemática. Posteriormente olhou-se para os Documentos Oficiais para a Educação Básica (Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Estaduais) com o objetivo de evidenciar o que é sugerido em relação ao trabalho com as demonstrações nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Após estes levantamentos elaborou-se um roteiro com questões pertinentes ao tema para que se pudesse entrevistar os Formadores e os Professores de Matemática. Foram entrevistados três Formadores, sendo um da área da Matemática Pura, um da Matemática Aplicada e um da Educação Matemática; e, três Professores que atuam em salas de aula da Educação Básica na rede Estadual do Paraná.Abstract: This research aims to understand the beliefs of Mathematics? teacher educators (professors for teacher training) and Mathematics teachers in Basic Education classrooms regarding the role of proof in two contexts: (1) teacher training in Mathematics; and, (2) in the Mathematics classroom. The question we tried to answer in this paper was: What is the role of proof in the Mathematics' teacher training, according to the professor of Mathematics? future teachers and to the Mathematics? teacher in Basic Education? For this study, we aimed to highlight the position of some of the researchers in Mathematics Education who have devoted themselves to studying the role of the use of proof in the contexts of initial training, in the classroom, and in Mathematics itself. Afterwards, we analyzed the National Curriculum Guidelines in order to investigate what this document suggests or mentions about proof for Graduation courses in Mathematics. Hereafter, we discussed the Official Documents for primary Education (National Curriculum Parameters and State Curriculum Guidelines) trying to point out what is suggested in relation to working with proof in the final years of Elementary School and in High School. After raising these issues, guideline questions regarding the theme were formulated to interview professors in teacher training and also Mathematics? teachers. Three professors were interviewed, which were: one from the Pure Mathematics? area, one from Applied Mathematics and one from Mathematics Education; and, three teachers who work in Basic Education classrooms in the state of Parana.145 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoPrática de ensinoOlhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAZZOLLI.pdfapplication/pdf1920180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44674/1/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA%20MAZZOLLI.pdffd8504c0039f882d828c6c4ca6e4dc59MD51open accessTEXTR - D - SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAZZOLLI.pdf.txtExtracted Texttext/plain365567https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44674/2/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA%20MAZZOLLI.pdf.txt8fcad6ea2d3ff2a1631229d55c580c95MD52open accessTHUMBNAILR - D - SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAZZOLLI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44674/3/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA%20MAZZOLLI.pdf.jpg09077cbf618d8ff19a0cd6d9f7e9c916MD53open access1884/446742024-04-19 16:12:51.502open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:12:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
title |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
spellingShingle |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra Mazzolli, Suellen Rodrigues de Oliveira Matemática Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino |
title_short |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
title_full |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
title_fullStr |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
title_full_unstemmed |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
title_sort |
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra |
author |
Mazzolli, Suellen Rodrigues de Oliveira |
author_facet |
Mazzolli, Suellen Rodrigues de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rolkouski, Emerson, 1975- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzolli, Suellen Rodrigues de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rolkouski, Emerson, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino |
topic |
Matemática Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino |
description |
Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-19T19:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-19T19:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/44674 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/44674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44674/1/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA%20MAZZOLLI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44674/2/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA%20MAZZOLLI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44674/3/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA%20MAZZOLLI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd8504c0039f882d828c6c4ca6e4dc59 8fcad6ea2d3ff2a1631229d55c580c95 09077cbf618d8ff19a0cd6d9f7e9c916 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898902489792512 |