Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27764 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen |
id |
UFPR_c05518b384243c7287401ef02b495869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27764 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Bruz, Iara Maria, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-2020-09-25T19:17:02Z2020-09-25T19:17:02Z2012https://hdl.handle.net/1884/27764Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo JanzenDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/0/2012Bibliografia: fls. 95-97Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade. Foram escolhidos três livros (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open House Move Up) que apresentam predominantemente os Estados Unidos como cenário para as ações de suas personagens. Deste modo centramos nossas análises principalmente nas representações socioculturais da cultura estrangeira dentro do país estadunidense. Pretendíamos verificar como essas representações (principalmente personagens) são colocadas dentro dos livros didáticos escolhidos. As análises aqui apresentadas possuem como suporte teórico uma concepção cultural plural e híbrida, baseada nas ideias defendidas por Eagleton (2005) e Bhabha (1998). Também nos baseamos no trabalho de Janzen (2005) e fundamentamos este trabalho na concepção bakhtiniana de linguagem. Constatamos que as representações de estrangeiros dentro desses livros didáticos são em número pequeno. Quando as personagens se identificam como estrangeiras, elas quase sempre estão deslocadas da cultura estadunidense e não interagem com os nativos, salvo duas exceções que representam a força centrífuga de Bakhtin. As demais personagens são representantes da força centrípeta, pois as personagens estrangeiras são geralmente tratadas por uma cordialidade extrema. Além disso, não representam uma cultura plural e híbrida.Abstract: This work presents an analysis of English textbooks through an intercultural perspective. Three textbooks were chosen (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open House Move Up) which present predominately the United States as a scenario for the characters. actions. Thus we mainly centered the analysis on the socio cultural representations from the foreign culture inside the North American country. We intended to verify how these representations (mainly the characters) are placed in the chosen textbooks. The analysis here presented is supported by a cultural conception which is plural and hybrid, based on the ideas supported by Eagleton (2005) and Bhabha (1998). This work is also based on Jansen.s work (2005) and on the Bakhtinian concept of language. Little foreign representations were found in these textbooks. When the characters identify themselves as foreigners, they are often set apart from the North American culture and do not interact with native people. Apart from two exceptions which represent the centrifugal force from Bakhtin, all the other characters represent the centripetal force. They are usually treated with extreme politeness. Furthermore, they do not represent a plural and hybrid culture.98 f. : il. [algumas colors.].application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguagem e culturaLingua inglesa - Livros didaticosEducação interculturalEducaçãoAnálise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUZ, IARA MARIA.pdfapplication/pdf3271115https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/1/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf919625a6a85be41643136c7a75eb68e7MD51open accessTEXTR - D - BRUZ, IARA MARIA.pdf.txtExtracted Texttext/plain174766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/2/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.txt73ba1527664f8a748b47eb0058079e3fMD52open accessTHUMBNAILR - D - BRUZ, IARA MARIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/3/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.jpgb955b150078fc0c7c02e80d350dce357MD53open access1884/277642020-09-25 16:17:02.204open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27764Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-25T19:17:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
title |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
spellingShingle |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade Bruz, Iara Maria, 1984- Dissertações - Educação Língua inglesa - Estudo e ensino Linguagem e cultura Lingua inglesa - Livros didaticos Educação intercultural Educação |
title_short |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
title_full |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
title_fullStr |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
title_full_unstemmed |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
title_sort |
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade |
author |
Bruz, Iara Maria, 1984- |
author_facet |
Bruz, Iara Maria, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruz, Iara Maria, 1984- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Janzen, Henrique Evaldo, 1957- |
contributor_str_mv |
Janzen, Henrique Evaldo, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Língua inglesa - Estudo e ensino Linguagem e cultura Lingua inglesa - Livros didaticos Educação intercultural Educação |
topic |
Dissertações - Educação Língua inglesa - Estudo e ensino Linguagem e cultura Lingua inglesa - Livros didaticos Educação intercultural Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-25T19:17:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-25T19:17:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27764 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
98 f. : il. [algumas colors.]. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/1/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/2/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/3/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
919625a6a85be41643136c7a75eb68e7 73ba1527664f8a748b47eb0058079e3f b955b150078fc0c7c02e80d350dce357 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860538291978240 |