O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horodyski, Graziela Scalise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35864
Resumo: Orientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara
id UFPR_c195b7217255454982bde8fec37744c2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35864
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gândara, José Manoel GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaHorodyski, Graziela Scalise2024-03-28T20:24:20Z2024-03-28T20:24:20Z2014https://hdl.handle.net/1884/35864Orientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves GândaraAnexo cd-rom com o mesmo titulo da impresso na teseTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 29/04/2014Inclui referênciasResumo: O mercado de souvenirs está presente na maior parte dos destinos turísticos do mundo, ofertando diversos de produtos para turistas ávidos por consumirem itens como lembranças das experiências vividas em um determinado espaço turístico. A cidade de Curitiba é um destino turístico urbano por onde seus visitantes têm a oportunidade de consumir souvenirs, ofertados em estabelecimentos comerciais no entorno dos seus principais atrativos turísticos. Este estudo se iniciou a partir da seguinte problemática: Como o consumo de souvenirs afeta as experiências turísticas em Curitiba-PR? Para elucidar este problema, a pesquisa foi estruturada com o objetivo de analisar como o consumo de souvenirs afeta as experiências turísticas em Curitiba. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa multidisciplinar, envolvendo geografia, turismo, marketing e design como campos de conhecimento necessários para se compreender o objeto de estudo. Foi realizado um estudo de caso, na cidade de Curitiba, especificamente na porção do espaço urbano que abrange o circuito de ônibus da Linha Turismo, que contempla vinte e quatro pontos de parada para visitação de atrativos turísticos. Este estudo trata de uma pesquisa exploratória, qualitativa e que se utilizou da abordagem do Design Thinking para direcionar o enfoque da investigação para o olhar do turista consumidor de souvenirs que vivencia experiências em Curitiba. A abordagem multidisciplinar propiciou a aplicação de uma metodologia que abrange os quatro campos do conhecimento já citados, obtendo-se assim, a contribuição de cada uma destas áreas nas diferentes etapas da pesquisa. Inicialmente foi realizado um estudo da distribuição espacial da oferta de souvenirs no espaço urbano de Curitiba, resultando em um mapa que demonstra que a localização destes estabelecimentos comerciais se dá em função da conveniência espacial, ou seja, é a oferta destes produtos que se aproxima da demanda, na lógica do mercado turístico. Em seguida, foram realizadas cinco entrevistas com especialistas para se validar a metodologia da pesquisa, denominada de shadowing, que seria aplicada em duas etapas e a elaboração de personas. Primeiramente, em caráter de pré-teste, o shadowing foi realizado em dezessete estabelecimentos comerciais que vendem souvenirs, tanto lojas quanto barracas de feiras livres, resultando em uma análise sobre as experiências turísticas e de consumo nestes estabelecimentos. Depois, o shadowing foi realizado junto aos turistas que utilizavam o serviço da Linha Turismo. Nesta etapa, a pesquisadora acompanhou cada visitante durante todo o circuito de ônibus, descendo nos pontos de parada conforme as suas escolhas, sem que os mesmos conhecessem os objetivos da pesquisa. Ao final de cada shadowing o turista era entrevistado. Assim, esta etapa envolveu a participação de quarenta e cinco turistas. Assim, organizou-se os dados coletados em campo, verificando, especialmente as experiências turísticas (aprendizagem, entretenimento, evasão e estética), as atitudes dos turistas em relação ao espaço urbano (compreensão, crítica, reflexão e análise) e as experiências de consumo (pré-consumo, compra e consumo central). Com base nas quatro dimensões da experiência turística e nas quatro atitudes, a pesquisadora elaborou oito personas, que representam perfis de turistas consumidores de souvenirs, de acordo com o estudo realizado. Para validar os resultados da pesquisa, além de emparelhar os resultados com as discussões efetuadas no marco teórico, foram realizadas duas entrevistas com especialistas e um workshop com sessenta e cinco produtores de souvenirs da cidade de Curitiba. Os principais resultados apontam que o consumo de souvenirs está relacionado com as experiências dos turistas no destino e com as atitudes dos mesmos em relação ao espaço urbano visitado, assim como ao consumo emocional e racional, vinculado às experiências de consumo de cada turista, abrindo-se diversas possibilidades para discussão em torno do consumo experiencial no espaço turístico urbano.Abstract: Souvenirs market is being in most part of tourist destinations around the world, offering several products, proffered to tourists avid for use up thinks like gifts from lived experience in a particular tourist place. Curitiba’s city is an urban tourist destination where its visitors have an opportunity to buy souvenirs, offered in some business establishment around their main tourist attraction. This present study had started from the following issue: How souvenir’s consumption has an affect on tourist experiences in Curitiba-PR? In order to clarify this question, the research was organized aiming to analyze how souvenir’s consumption has an affect on tourist experiences in Curitiba. For the purpose of reach this goal, it was accomplished a multidisciplinary research, having to do with Geography, Tourism, Marketing and Design as a field of knowledge needed to realize this subject. It was accomplished a case study in Curitiba city, particularly in a allotted urban area that cover the bus tour made by Tourism Line, including twenty four bus stop to visit tourist attractions. This study deal with an exploratory survey, qualitative and used of the Design Thinking approach to guide the canvass focus to the tourist looking which is souvenir’s consumer living experiences in Curitiba. The multidisciplinary approach provided to applying a methodology that cover those four fields of knowledge mentioned previously, achieving thereby, aid from each one of these areas in different steps inside this research. First of all it was fulfilled a study of spatial arrangement from the souvenir’s supply in Curitiba urban area, leading to a map as a result witch shows that the position of these business establishments is due to spatial convenience, in other words, it’s a supply of this product that get close to the demand, in a touristic market logical. Then, it was accomplished five interviews with experts in order to corroborate the methodology of this research, entitled shadowing, that would be applied in two steps, and the personas development. Firstly, in a pre-test way, shadowing was applied in seventeen business establishments that sell souvenirs, as in regular stores as in street market tents, as a result an analysis about both tourist experience and consumption in these places. Further, shadowing was accomplished along with tourists that had been using Tourism Line service. In this stage, the researcher followed up on every visitor during the whole bus tour, coming down at bus stop as far as her choices was concerned, without even those tourists knew about main point of this survey. By the end of every shadowing the tourist was interviewed. Thus, this stage involved forty five tourists taking part. So, data collected in loco was organized, checking, especially tourist experiences (learning, entertainment, run away and esthetic), tourist attitudes as for urban space (understanding, criticism, reflection and analysis) and consumption experiences (previous consumption, acquisition and main use). Based on these four touristic cognitive content and four attitudes, the researcher created eight personas, which represent souvenir’s customer profile, according to this current study made. For the purpose of become true the result, besides matching the results along with debate performed in a theoretical basis, it was accomplished two interviews with experts and a workshop with sixty five souvenir’s manufacturer from Curitiba city. The main outcomes show that expenditure of the souvenirs is linked with tourist experiences on the spot and their own attitudes as far as urban area visited, as well as feeling and thinking consumption, related to usage experiences from each tourist, providing several possibilities to have an argument around experimental expenditure in the urban touristic area.311f. : il. algumas color., maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalGeografiaEspaços públicosConsumo (Economia)Planejamento urbano - TurismoO consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GRAZIELA SCALISE HORODYSKI.pdfapplication/pdf4350701https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35864/1/R%20-%20T%20-%20GRAZIELA%20SCALISE%20HORODYSKI.pdfca9c13fc86d0c1e46c8c70d13a189a71MD51open accessTEXTR - T - GRAZIELA SCALISE HORODYSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain1127343https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35864/2/R%20-%20T%20-%20GRAZIELA%20SCALISE%20HORODYSKI.pdf.txt4357d755278c401cb2871630aa9af69bMD52open accessTHUMBNAILR - T - GRAZIELA SCALISE HORODYSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35864/3/R%20-%20T%20-%20GRAZIELA%20SCALISE%20HORODYSKI.pdf.jpg402af839088c20086fb1d3f3d22a2740MD53open access1884/358642024-03-28 17:24:21.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-28T20:24:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
title O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
spellingShingle O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
Horodyski, Graziela Scalise
Geografia
Espaços públicos
Consumo (Economia)
Planejamento urbano - Turismo
title_short O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
title_full O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
title_fullStr O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
title_full_unstemmed O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
title_sort O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
author Horodyski, Graziela Scalise
author_facet Horodyski, Graziela Scalise
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gândara, José Manoel Gonçalves
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.author.fl_str_mv Horodyski, Graziela Scalise
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Espaços públicos
Consumo (Economia)
Planejamento urbano - Turismo
topic Geografia
Espaços públicos
Consumo (Economia)
Planejamento urbano - Turismo
description Orientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-28T20:24:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-28T20:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35864
url https://hdl.handle.net/1884/35864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 311f. : il. algumas color., maps., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35864/1/R%20-%20T%20-%20GRAZIELA%20SCALISE%20HORODYSKI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35864/2/R%20-%20T%20-%20GRAZIELA%20SCALISE%20HORODYSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35864/3/R%20-%20T%20-%20GRAZIELA%20SCALISE%20HORODYSKI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca9c13fc86d0c1e46c8c70d13a189a71
4357d755278c401cb2871630aa9af69b
402af839088c20086fb1d3f3d22a2740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860713464987648