A representação da prática pedagógica pelo aluno-mestre na definição de metodologia para a prática de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78566 |
Resumo: | Orientador: Professor Karl Michael Lorenz |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLorenz, Karl MichaelAlmeida, Stela Maris Vellozo de2023-01-18T16:01:30Z2023-01-18T16:01:30Z1983https://hdl.handle.net/1884/78566Orientador: Professor Karl Michael LorenzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 117-120Resumo: Estudos e experiencias efetivados no desenvolvimento da Pratica de Ensino na Universidade Federal do Parana, durante os ultimos dez anos, mostraram que os alunos-mestres, quando em contato com a realidade escolar, nem sempre apresentavam um desempenho satisfatorio. Levantada a hipotese de que a causa de tal ocorrencia se situava nas metodologias empregadas, as quais tinham por base a imitacao de modelos pre-determinados pelo professor, sugeriu-sse a adocao de metodologia alternativa que valorizasse a visao do aluno sobre a pratica pedagogica., Isso posto, tomou-se como suporte para a exploracao dessa ideia o conceito de representacao, de vez que investigacoes realizadas por Sguissardi, Astolfi, Mialaret, Revuz, Fayol possibilitaram associar esse conceito a formacao do professor. 0 presente estudo desenvolveu-se, assim, na otica dos seguintes objetivos: 1 ) apresentar os fundamentos de metodologia alternativa para a Pratica de Ensino; 2) demonstrar a possibilidade de aplicacao dessa metodologia em uma situacao escolar real. Na fundamentacao teorica, alem de abordar o conceito de representacao, enfatizaram-se algumas ideias basicas coerentes com a definicao metodologica pretendida, para, entao, extrair principios norteadores. A experiencia em uma situacao escolar real, por sua vez, configurou-se como estudo exploratorio, sendo selecionada como unidade de investigacao a Pratica de Ensino de Frances, que, por suas caracteristicas, favoreceu o tipo de trabalho que se pretendeu executar. Em seu desenvolvimento, efetuado a partir dos principios previamente formulados, buscou-se orientar os estudantes no sentido de. que explicitassem suas representacoes e procurou-se explora-las em diferentes dimensoes. A analise, feita com base no referencial teorico estabelecido, revelou resultados positivos em termos de aperfeicoamento pessoal e profissional dos alunos, bem como de fortalecimento do proprio referencial. Entretanto, nao se pretendeu fazer generalizacoes nem apresentar verdades definitivas, mas levantar problemas e ideias que emergiram do proprio processo de pesquisa e podem constituir hipoteses para posteriores investigacoes. Entre eles e possivel destacar: a aplicacao dos principios metodologicos propostos, a diferentes Praticas de Ensino; a analise comparativa das representacoes de alunos e professores de Pratica de Ensino; a influencia das representacoes dos alunos de escolas da comunidade na orientacao do estagio supervisionado; o estudo da representacao da pratica pedagogica pelos alunos egressos dos cursos de Licenciatura; a importancia das representacoes na definicao de metodologias em diferentes disciplinas de formacao pedagogica. Alem disso, o presente trabalho traz no seu bojo um aspecto essencial, qual seja o redimensionamento da relacao professor-aluno, implicando mudanca de concepcao da pratica pedagogica.Abstract: During the last ten years, studies conducted on the development of Practice Teaching in the Federal University of Parana, have demonstrated that student teachers, when in contact with the reality of the school, do not always perform satisfactorily. Based on the hypothesis that the cause of the situation resides in the teaching methodologies used, which are founded on the imitation, of pre-determined models by the professor, it is suggested that an alternative model that explores the concept that the student has about pedagogical practices, be adopted. Thus, in exploring this idea, the concept of representation was used since studies conducted by Sguissardi, Astolfi, Mialaret, Revuz, Fayol have shown the applicability of this approach for characterizing the formation of the \ professor. The present study is based on the following objectives: 1 ) present the fundamentals of an alternative methodology for Practice Teaching; 2) demonstrate the applicability of this methodology in a real school situation. In the theoretical part of the study, besides discussing the concept of representation, some, basic ideas were emphasized that were coherent with the methodological defi nition presented, in order to extract the basic principles. The study is characterized as exploratory, with the unit of investigation being Practice Teaching of French, that because of its characteristics, favors the type of work that was intended. In its development, conducted according to the principles previously formulated, the study attempted to orient the students in the sense that they explain their representations and to explore these in their different dimensions. The analysis, based upon the theoretical model, generated satisfactory results, in terms of improving per- * sonally and professionally the students, as well improving the model. It was not intended that generalizations and definitive results be presented, but problems and ideas, that emerged from the research among these, were some points that might constitute hypotheses for future studies, such as: aplication of the proposed methodological principles to different courses of Practice Teaching; the influence of the representations by the students of the schools in the community in the orientation of supervised student teaching; comparative analysis of the representations of the students and professors of Practice Teaching; study of the representation of pedagogical activities by graduates of the Teacher Licensing program; importance of representations in the definition of the methodologies in different disciplines. The present study has resulted in the redirection of the teacher-student relationship, implying change in the conception of pedagogical activities.Résumé: Pendant les dix dernieres annees, des etudes et des experiences menees au cours du developpement de la Pratique de l'Enseignement a l'Universite Federale du Parana ont montre que les etudiants ne presentaient pas, toujours, une attitude satisfaisante au contact avec la realite scolaire. Formulee l'hypothese que la cause de tel fait se situait dans les methodologies employees qui se fondaient sur l'imitation de modeles pre-determines par le professeur, on a suggere l'adoption d'une methodologie alternative etayee sur la vision de l'eleve a propos de la pratique pedagogique. On a pris comme support pour l'exploitation de cette idee le concept de representation puisque, des recherches menees par Sguissardi, Astolfi, Mialaret, Revuz, Fayol ont montre la possibilite d'associer ce concept a la formation du professeur. Cette etude s'est*donc developpee, sous l'optique des objectifs suivants: 1 ) presenter les fondements d'une methodologie alternative pour la Pratique de l'Enseignement; 2 ) montrer la possibilite d'application de cette methodologie dans une situation scolaire reelle. Au cours de la discussion theorique, apres avoir presente le concept de representation, on a mis en relief quelques idees fondamentales en rapport a la definition methodologique postulee, pour en extraire des principes fondamentaux . L'experience dans une situation scolaire reelle s'est caracterisee comme une etude exploratoire, ayant pour unite d'investigation la Pratique de l'Enseignement du Francais qui, par sa nature, a ete favorable a la sorte de travail qu'on a voulu realiser. Pendant son developpement, base sur les principes prealablement etablis, on a cherche d'abord a orienter les etudiants pour leur faire expliciter leurs representations et, ensuite, on a essaye d'exploiter celles-ci dans leurs differentes dimensions. L'analyse, appuyee sur les bases theoriques etablies, a montre des resultats positifs, du point de vue du perfectionnement personnel et professionnel des eleves, aussi bien que le renforcement meme de la theorie. Toutefois, ce travail n'a pas eu le but de conduire a des generalisations ni de presenter des resultats definitifs mais s'est oriente vers la decouverte de problemes et d'idees qui pourraient constituer des hypotheses a d'autres recherches. Parmi ces problemes et ces idees, on peut citer: l'application des principes methodologiques formules, a d'autres Pratiques de l'Enseignement; l'analyse comparative des representations des eleves et des professeurs de la Pratique de l'Enseignement; l'influence des representations des eleves des ecoles de la ville-pendant l'orientation du stage; l'etude de la representation de la pratique pedagogique par les eleves qui ont deja quitte les cours de formation de professeurs; l'importance des representations dans la definition des methodologies dans les differentes disciplines de formation pedagogique. Enfin, la presente etude a conduit a la reorientation de la relation professeur-eleve, avec des implications dans la maniere de concevoir la pratique pedagogique.152 p.application/pdfDisponível em formato digitalEnsinoEducaçãoA representação da prática pedagógica pelo aluno-mestre na definição de metodologia para a prática de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - STELA MARIS VELLOZO DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf7843258https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78566/1/D%20-%20STELA%20MARIS%20VELLOZO%20DE%20ALMEIDA.pdf3a0a403e3485e01b4c0b23a82327e6ffMD51open access1884/785662023-01-18 13:01:30.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78566Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-18T16:01:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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