Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Artur Oliari, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72387
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Lima
id UFPR_caf13588b09eae87bfbee7dff265df2f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72387
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lira, Artur Oliari, 1993-Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2021-12-10T12:21:44Z2021-12-10T12:21:44Z2021https://hdl.handle.net/1884/72387Orientadora: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de LimaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes,Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 08/07/2021Inclui referênciasResumo: A causa animal compreende diversas formas de ativismo e ganhou amplitude midiática, nos últimos anos, por meio da ocupação de vários espaços na Internet e suas redes sociais, no contexto de uma cultura digital que tem nos processos de comunicação um de seus pilares. Essa pesquisa de dissertação de mestrado busca compreender como se evidenciam as autorrepresentações dos advocates da causa animal no site de rede social Instagram, em específico um novo tipo de advocate - os influenciadores digitais -, considerando, ainda, as affordances da plataforma e com recorte em seis perfis de influencers e seus posts nesta rede. Ao se levar em conta as duas principais vertentes dos discursos produzidos por estes advocates da causa animal - moderados ou abolicionistas -, recorre-se a análise qualitativa do Modelo do Favo de Mel, para entender a relação das affordances do Instagram com a autorrepresentações dos influenciadores no interior destas vertentes. A seleção dos perfis foi feita pelo uso de ferramentas de busca digitais, consulta a sites especializados e coleta manual a partir de critérios de filtragem, palavras-chave e número de curtidas. Na sequência, as próprias affordances consideradas foram entendidas como categorias para operacionalizar vários aspectos interpretativos dos conteúdos examinados nos perfis dos influenciadores selecionados. Ao final, confirmamos a premissa de que, mesmo entre influenciadores da causa animal que pertencem à mesma vertente, há uma pluralidade de autorrepresentações, as affordances fazem parte da construção desse processo.Abstract: ABSTRACT The animal cause comprises several forms of activism and has gained media coverage in recent years through the occupation of various spaces on the Internet and its social networks, in the context of a digital culture that has communication processes as one of its pillars. This master's thesis research seeks to understand how the self-representations of animal advocates on the social networking site Instagram are evidenced, specifically a new type of advocate - digital influencers -, also considering the affordances of the platform and with clipping in six influencer profiles and their posts on this network. When taking into account the two main strands of the discourses produced by these advocates of the animal cause - moderates or abolitionists -, a qualitative analysis of the Honeycomb Model is used to understand the relationship of Instagram affordances with the self-representations of influencers inside these strands. The selection of profiles was made using digital search tools, consulting specialized websites and manual collection based on filtering criteria, keywords and number of likes. Subsequently, the affordances considered were understood as categories to operationalize various interpretative aspects of the contents examined in the profiles of the selected influencers. In the end, we confirm the premise that, even among influencers of the animal cause that belong to the same strand, there is a plurality of self-representations, the affordances are part of the construction of this process.1 arquivo [190 p.] : PDF.application/pdfInfluenciadores digitaisRedes sociais on-lineComunicaçãoUma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARTUR OLIARI LIRA.pdfapplication/pdf8205504https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72387/1/R%20-%20D%20-%20ARTUR%20OLIARI%20LIRA.pdf17cb79428ea739fce9f58d63fe0d1cd2MD51open access1884/723872021-12-10 09:21:44.778open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-10T12:21:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
title Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
spellingShingle Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
Lira, Artur Oliari, 1993-
Influenciadores digitais
Redes sociais on-line
Comunicação
title_short Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
title_full Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
title_fullStr Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
title_full_unstemmed Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
title_sort Uma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagram
author Lira, Artur Oliari, 1993-
author_facet Lira, Artur Oliari, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958-
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Artur Oliari, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais
Redes sociais on-line
Comunicação
topic Influenciadores digitais
Redes sociais on-line
Comunicação
description Orientadora: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Lima
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-10T12:21:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-10T12:21:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72387
url https://hdl.handle.net/1884/72387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo [190 p.] : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72387/1/R%20-%20D%20-%20ARTUR%20OLIARI%20LIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17cb79428ea739fce9f58d63fe0d1cd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860558033518592