Marketing de Influência e seus Digitais Influencers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Filipe Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6944
Resumo: No decorrer dos anos têm-se presenciado uma evolução enorme nos temas ligados às tecnologias e ao marketing. Neste momento vive-se num “mundo” completamente diferente de o que se vivia há 10 anos atrás. O marketing foi evoluindo moldando-se à realidade atual, com o aparecimento das tecnologias, internet e por consequência tudo o se que associa como as redes sociais e os influenciadores digitais também foram surgindo. Estes, os influenciadores, são vistos como referências pelos consumidores, pessoas capazes de avaliar, julgar e determinar se um determinado produto atende aos requisitos necessários com base nas necessidades de cada um. São, hoje em dia, uma das principais fontes de informação dos consumidores e por consequência em determinados momentos podem ser determinantes no momento da compra. Por este mesmo motivo, esta dissertação foi realizada com o objetivo de determinar o poder de influência dos influenciadores digitais sobre os consumidores e quais as principais características que devem ter de forma a criar maior impacto. O marketing de influência e os influenciadores digitais são um dos temas mais abordados na atualidade, e nesse sentido, este estudo visa contribuir com informações úteis sobre o tema. Na revisão da literatura, são abordados os principais conceitos associados ao marketing digital e Marketing de Influência com o objetivo direcionado aos influenciadores digitais. A metodologia incluiu a realização de um questionário online obtendo-se um total de 155 respostas, maioritariamente mulheres com idades compreendidas entre os 19 e 29 anos, trabalhadoras e com ensino superior residentes em Portugal. Na análise, foram realizadas análises descritivas e fatoriais para interpretação dos dados. Em relação às redes sociais, concluiu-se que o mais utilizado é o Instagram e a categoria onde mais ocorrem as compras é Vestuário, principalmente para mulheres. As características dominantes dos influenciadores digitais para os consumidores nesta amostra são Interatividade, Proximidade, Credibilidade e Popularidade. Por último, são apresentadas as principais conclusões e as limitações do estudo.
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São, hoje em dia, uma das principais fontes de informação dos consumidores e por consequência em determinados momentos podem ser determinantes no momento da compra. Por este mesmo motivo, esta dissertação foi realizada com o objetivo de determinar o poder de influência dos influenciadores digitais sobre os consumidores e quais as principais características que devem ter de forma a criar maior impacto. O marketing de influência e os influenciadores digitais são um dos temas mais abordados na atualidade, e nesse sentido, este estudo visa contribuir com informações úteis sobre o tema. Na revisão da literatura, são abordados os principais conceitos associados ao marketing digital e Marketing de Influência com o objetivo direcionado aos influenciadores digitais. A metodologia incluiu a realização de um questionário online obtendo-se um total de 155 respostas, maioritariamente mulheres com idades compreendidas entre os 19 e 29 anos, trabalhadoras e com ensino superior residentes em Portugal. Na análise, foram realizadas análises descritivas e fatoriais para interpretação dos dados. Em relação às redes sociais, concluiu-se que o mais utilizado é o Instagram e a categoria onde mais ocorrem as compras é Vestuário, principalmente para mulheres. As características dominantes dos influenciadores digitais para os consumidores nesta amostra são Interatividade, Proximidade, Credibilidade e Popularidade. Por último, são apresentadas as principais conclusões e as limitações do estudo.ABSTRACT: Over the years we have observed a gigantic evolution in topics related to technologies and marketing, at the moment we live in a “world” completely different from what we lived 10 years ago. Marketing has evolved, molding itself to the current reality, with the emergence of technologies, the internet and, consequently, everything that is associated as the social networks and digital influencers. These, the influencers, are seen as references by consumers, people capable of evaluating, judging and determining whether a particular product meets the necessary requirements based on the needs of each one. They are, currently, one of the main sources of information for consumers and that is why at certain times they can be decisive when buying. For this same reason, this dissertation was carried out with the aim of determining the power of influence of digital influencers on consumers and what are the main characteristics they must have to create a greater impact. More specifically, understand what are the main factors that lead consumers to seek out digital influencers and follow their opinions. Influence marketing and digital influencers are one of the most discussed topics today, this study aims to contribute with useful information on the topic. In the literature review, the main concepts associated with digital marketing and influence marketing are addressed with the objective directed to digital influencers. In the analysis, descriptive and factor analyzes were performed for data interpretation. To carry out this study, we chose to apply the quantitative method through questionnaires. A total of 155 responses were obtained, mostly women aged between 19 and 29, working and with higher education residing in Portugal. In relation to social networks, it was concluded that the most used is Instagram and the category where most purchases occur is Clothing, mainly for women. The dominant characteristics of digital influencers for consumers in this sample are Interactivity, Proximity, Credibility and Popularity.Antunes, Joaquim GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Carlos Filipe Almeida2021-12-21T13:47:51Z2021-11-242021-10-042021-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6944TID:202831299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:06Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:46.527338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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