O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53765 |
Resumo: | Orientador : Leticia Mara de Meira |
id |
UFPR_cc9223555e985dab5f559842ccd009ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53765 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fontana, Romilda AparecidaMeira, Leticia Mara deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2019-06-04T19:17:30Z2019-06-04T19:17:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/53765Orientador : Leticia Mara de MeiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ciência da educação, ou seja, campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, nas diversas práticas educativas que se realizam na sociedade. Aprofunda questões ligadas à relação entre educação e sociedade e as implicações políticas ligadas à pobreza na implementação do currículo, numa perspectiva de contextualização, a partir da realidade atual. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível detectar nas instituições de ensino superior: Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina a invisibilidade da pobreza nos projetos políticos pedagógicos. Realizar o estudo de outros estudos nos remete a metapesquisa como alternativa metodológica. Neste estudo utilizou-se autores como Pereira, Limonta, Freitas e Scheibe. Incorporar a reflexão sobre a pobreza no currículo do Curso de Pedagogia possibilita identificar experiências e práticas, bem como incorporar saberes e vivências da pobreza na formação destes profissionais.19 p.application/pdfEducação - Estudo e ensinoCurrículosPobrezaEducaçãoO currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROMILDA APARECIDA FONTANA.pdfapplication/pdf370566https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53765/1/R%20-%20E%20-%20ROMILDA%20APARECIDA%20FONTANA.pdfbbf983c02418ca7bd609234bbdd86d6bMD51open access1884/537652019-06-04 16:17:30.757open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53765Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-04T19:17:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
title |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
spellingShingle |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico Fontana, Romilda Aparecida Educação - Estudo e ensino Currículos Pobreza Educação |
title_short |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
title_full |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
title_fullStr |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
title_full_unstemmed |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
title_sort |
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico |
author |
Fontana, Romilda Aparecida |
author_facet |
Fontana, Romilda Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Meira, Leticia Mara de Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Romilda Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Currículos Pobreza Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Currículos Pobreza Educação |
description |
Orientador : Leticia Mara de Meira |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-04T19:17:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-04T19:17:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53765 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
19 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53765/1/R%20-%20E%20-%20ROMILDA%20APARECIDA%20FONTANA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbf983c02418ca7bd609234bbdd86d6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898807308451840 |