O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Romilda Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53765
Resumo: Orientador : Leticia Mara de Meira
id UFPR_cc9223555e985dab5f559842ccd009ec
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53765
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fontana, Romilda AparecidaMeira, Leticia Mara deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2019-06-04T19:17:30Z2019-06-04T19:17:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/53765Orientador : Leticia Mara de MeiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ciência da educação, ou seja, campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, nas diversas práticas educativas que se realizam na sociedade. Aprofunda questões ligadas à relação entre educação e sociedade e as implicações políticas ligadas à pobreza na implementação do currículo, numa perspectiva de contextualização, a partir da realidade atual. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível detectar nas instituições de ensino superior: Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina a invisibilidade da pobreza nos projetos políticos pedagógicos. Realizar o estudo de outros estudos nos remete a metapesquisa como alternativa metodológica. Neste estudo utilizou-se autores como Pereira, Limonta, Freitas e Scheibe. Incorporar a reflexão sobre a pobreza no currículo do Curso de Pedagogia possibilita identificar experiências e práticas, bem como incorporar saberes e vivências da pobreza na formação destes profissionais.19 p.application/pdfEducação - Estudo e ensinoCurrículosPobrezaEducaçãoO currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROMILDA APARECIDA FONTANA.pdfapplication/pdf370566https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53765/1/R%20-%20E%20-%20ROMILDA%20APARECIDA%20FONTANA.pdfbbf983c02418ca7bd609234bbdd86d6bMD51open access1884/537652019-06-04 16:17:30.757open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53765Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-04T19:17:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
title O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
spellingShingle O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
Fontana, Romilda Aparecida
Educação - Estudo e ensino
Currículos
Pobreza
Educação
title_short O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
title_full O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
title_fullStr O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
title_full_unstemmed O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
title_sort O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
author Fontana, Romilda Aparecida
author_facet Fontana, Romilda Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Meira, Leticia Mara de
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Romilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Currículos
Pobreza
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Currículos
Pobreza
Educação
description Orientador : Leticia Mara de Meira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T19:17:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-04T19:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53765
url https://hdl.handle.net/1884/53765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 19 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53765/1/R%20-%20E%20-%20ROMILDA%20APARECIDA%20FONTANA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbf983c02418ca7bd609234bbdd86d6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898807308451840