Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salerno, Byanca Neumann, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66519
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria do Carmo Duarte Freitas
id UFPR_cee90f95f0a129402d1822a6f5332804
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66519
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Salerno, Byanca Neumann, 1995-Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação2020-05-27T16:38:45Z2020-05-27T16:38:45Z2020https://hdl.handle.net/1884/66519Orientadora: Profª Drª Maria do Carmo Duarte FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 19/02/2020Inclui referências: p.78-84Resumo: A formação por competência é uma abordagem pedagógica que prepara o indivíduo para ser independente em um cenário globalizado e competitivo. Os cursos online abertos e massivos proporcionam a aprendizagem ao longo da vida para estudantes e profissionais que desejam obter ou aprimorar suas competências. O docente que atua nesses cursos precisa planejar o conteúdo para desenvolver competências e não apenas transmitir informações. Esta pesquisa propõe um modelo para planejamento de conteúdo por competência no formato de curso online aberto e massivo com base no ciclo de vida da informação. É caracterizada como descritiva, aplicada e qualitativa. Utiliza como técnicas de coleta de dados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental, a revisão integrativa e a observação não estruturada. Analisa os dados a partir de análise de conteúdo e análise comparativa. Demonstra por meio dos resultados que as categorias formação por competência, planejamento de conteúdo e ciclo de vida da informação apresentam relações que permitem criar a representação gráfica do modelo e a versão preliminar das diretrizes. Verifica as estratégias de aprendizagem utilizadas em uma amostra de 27 cursos dos provedores Coursera, edX e FutureLearn. Compara a versão preliminar das diretrizes com o curso Gestão Lean na Construção Civil desenvolvido por um grupo de pesquisa na Universidade Federal do Paraná e propõe a versão final das diretrizes. Conclui que a proposta de representação gráfica do modelo e a versão final das diretrizes auxiliam docentes no planejamento de conteúdo por competência em cursos online abertos e massivos por fornecerem um guia estruturado das etapas necessárias. Contudo, a proposta carece de aplicações em outros cursos a fim de que seja validada e aprimorada com a experiência dos docentes. Palavras-chave: Ciclo de vida da informação. Planejamento de conteúdo. Formação por competência. Cursos online abertos e massivos.Abstract: Competency-based learning is a pedagogical approach that prepares the individual to be independent in a globalized and competitive scenario. Massive open online courses provide lifelong learning for students and professionals who need to obtain or improve their skills. The educator who works in these courses needs to plan the content to develop competencies and not only to transmit information. This research proposes a model for planning competency-based content in massive open online courses based on the information life cycle. It is descriptive, applied and qualitative. It uses a bibliographic review, documentary research, integrative review, and unstructured observation as data collection techniques. It analyzes data from content analysis and comparative analysis. It shows that the categories competencybased learning, content planning, and information life cycle have relationships that enable creating the graphic representation of the model and the preliminary version of the guidelines. It checks the learning strategies applied in a sample of 27 courses from Coursera, edX, and FutureLearn providers. It compares the preliminary version of the guidelines with the Lean Management in Civil Construction course developed by a research team at the Federal University of Paraná. After the comparison, it proposes the final version of the guidelines. It concludes that the proposal of graphic representation of the model and the final version of the guidelines support educators to plan competency-based content in massive open online courses by providing a structured guide of the necessary steps. However, to validate and improve the model with the experience of educators, the proposal requires applications in other courses. Keywords: Information life cycle. Content planning. Competency-based learning. Massive Open Online Courses.86 p. : il. (algumas color.).application/pdfGerenciamento da informaçãoCursos Online Abertos e Massivos (Ensino via web)Ciência da InformaçãoModelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BYANCA NEUMANN SALERNO.pdfapplication/pdf4181252https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66519/1/R%20-%20D%20-%20BYANCA%20NEUMANN%20SALERNO.pdf4343a6c2f50c5d1f37e40acac73a6413MD51open access1884/665192020-05-27 13:38:45.48open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66519Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-27T16:38:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
title Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
spellingShingle Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
Salerno, Byanca Neumann, 1995-
Gerenciamento da informação
Cursos Online Abertos e Massivos (Ensino via web)
Ciência da Informação
title_short Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
title_full Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
title_fullStr Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
title_full_unstemmed Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
title_sort Modelo de ciclo de vida da informação para planejamento de conteúdo baseado em competência em massive open online courses
author Salerno, Byanca Neumann, 1995-
author_facet Salerno, Byanca Neumann, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Salerno, Byanca Neumann, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento da informação
Cursos Online Abertos e Massivos (Ensino via web)
Ciência da Informação
topic Gerenciamento da informação
Cursos Online Abertos e Massivos (Ensino via web)
Ciência da Informação
description Orientadora: Profª Drª Maria do Carmo Duarte Freitas
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-27T16:38:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-27T16:38:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66519
url https://hdl.handle.net/1884/66519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66519/1/R%20-%20D%20-%20BYANCA%20NEUMANN%20SALERNO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4343a6c2f50c5d1f37e40acac73a6413
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860910214545408