A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, José Elias [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121744
Resumo: Para iniciar a escrita do TCC, foi elaborado um memorial onde resgato memórias de minha infância, meu ingresso na escola, até os dias de hoje, no intuito de falar da influência que a relação professor-aluno teve em minha formação. Dessa forma, observei a força dessas memórias. No diálogo com Benjamin, discuto a importância da escrita do memorial e do registro de nossa história. Num segundo momento investigo a configuração da escola e as diferentes tendências pedagógicas para, a partir de diferentes teóricos, compreender como é concebida a relação professoraluno na escola. Valendo-me da literatura analiso alguns contos onde autores consagrados falam de suas lembranças na relação com seus mestres ou professores. Assim, procurei estabelecer um diálogo entre minha história pessoal com autores teóricos que tratam da configuração da escola e das tendências pedagógicas e, outros do campo da literatura. Por fim, apresento conclusões e sugestões para se pensar na relação professor-aluno, na sala de aula, a partir da reciprocidade.
id UNSP_92e36946d3907d7cdeecf7545bf61299
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121744
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicasPsicologia educacionalLiteraturaProfessores e alunosPara iniciar a escrita do TCC, foi elaborado um memorial onde resgato memórias de minha infância, meu ingresso na escola, até os dias de hoje, no intuito de falar da influência que a relação professor-aluno teve em minha formação. Dessa forma, observei a força dessas memórias. No diálogo com Benjamin, discuto a importância da escrita do memorial e do registro de nossa história. Num segundo momento investigo a configuração da escola e as diferentes tendências pedagógicas para, a partir de diferentes teóricos, compreender como é concebida a relação professoraluno na escola. Valendo-me da literatura analiso alguns contos onde autores consagrados falam de suas lembranças na relação com seus mestres ou professores. Assim, procurei estabelecer um diálogo entre minha história pessoal com autores teóricos que tratam da configuração da escola e das tendências pedagógicas e, outros do campo da literatura. Por fim, apresento conclusões e sugestões para se pensar na relação professor-aluno, na sala de aula, a partir da reciprocidade.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vital, José Elias [UNESP]2015-03-23T15:29:42Z2015-03-23T15:29:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfVITAL, José Elias. A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas. 2010. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/121744000634705vital_je_tcc_rcla.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:16:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121744Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:45.925902Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
title A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
spellingShingle A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
Vital, José Elias [UNESP]
Psicologia educacional
Literatura
Professores e alunos
title_short A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
title_full A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
title_fullStr A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
title_full_unstemmed A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
title_sort A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas
author Vital, José Elias [UNESP]
author_facet Vital, José Elias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, José Elias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Literatura
Professores e alunos
topic Psicologia educacional
Literatura
Professores e alunos
description Para iniciar a escrita do TCC, foi elaborado um memorial onde resgato memórias de minha infância, meu ingresso na escola, até os dias de hoje, no intuito de falar da influência que a relação professor-aluno teve em minha formação. Dessa forma, observei a força dessas memórias. No diálogo com Benjamin, discuto a importância da escrita do memorial e do registro de nossa história. Num segundo momento investigo a configuração da escola e as diferentes tendências pedagógicas para, a partir de diferentes teóricos, compreender como é concebida a relação professoraluno na escola. Valendo-me da literatura analiso alguns contos onde autores consagrados falam de suas lembranças na relação com seus mestres ou professores. Assim, procurei estabelecer um diálogo entre minha história pessoal com autores teóricos que tratam da configuração da escola e das tendências pedagógicas e, outros do campo da literatura. Por fim, apresento conclusões e sugestões para se pensar na relação professor-aluno, na sala de aula, a partir da reciprocidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:29:42Z
2015-03-23T15:29:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VITAL, José Elias. A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas. 2010. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/121744
000634705
vital_je_tcc_rcla.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
identifier_str_mv VITAL, José Elias. A relação professor-aluno: uma discussão a partir das memórias, da configuração da escola e das teorias pedagógicas. 2010. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634705
vital_je_tcc_rcla.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
url http://hdl.handle.net/11449/121744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129310123360256