Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Margarete
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53362
Resumo: Orientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro Ferreira
id UFPR_d9fd3590c51255b2cba0c69a7b53429d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53362
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Franco, MargareteUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaFerreira, Adriane Carneiro2019-12-12T17:44:13Z2019-12-12T17:44:13Z2016https://hdl.handle.net/1884/53362Orientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro FerreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente estudo tem como objetivo obter informações sobre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino comum, bem como o processo de ensino aprendizagem, encaminhamentos metodológicos, com enfoque na avaliação no contexto escolar nas escolas nos anos iniciais. Desta forma, procurou-se descrever e analisar o fenômeno da avaliação no ensino comum, com relação às necessidades educacionais especiais. Para atingir estes dados, foram envolvidos oito profissionais com formação em pedagogia, sendo três destes com especialização na área de educação, e cinco profissionais da equipe pedagógica das escolas, especialistas na área de educação bem como uma profissional da equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação e uma pedagoga. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, tendo por finalidade levantar, registrar, investigar e descrever, com a maior exatidão possível, esta realidade para uma possível reflexão e a partir da análise crítica, contribuir, para a inclusão de todos os alunos com qualidade. Com relação aos encaminhamentos metodológicos realizados pelos docentes, observou-se que cada professor faz uso de uma metodologia de ensino, voltado para o grupo de alunos de modo geral, ficando evidente a necessidade de adaptações do método de ensino às necessidades de cada educando, na realidade, um procedimento fundamental na atuação profissional de todo educador, já que o ensino não ocorrerá, de fato, se o professor não atender o modo que cada um tem para aprender21 p.application/pdfAvaliação educacionalEducação inclusivaInclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARGARETE FRANCO.pdfapplication/pdf443119https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53362/1/R%20-%20E%20-%20MARGARETE%20FRANCO.pdf9ebff99ab667bef93e9919124c227274MD51open access1884/533622019-12-12 14:44:13.379open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T17:44:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
title Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
spellingShingle Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
Franco, Margarete
Avaliação educacional
Educação inclusiva
title_short Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
title_full Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
title_fullStr Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
title_full_unstemmed Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
title_sort Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
author Franco, Margarete
author_facet Franco, Margarete
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Margarete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Adriane Carneiro
contributor_str_mv Ferreira, Adriane Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação inclusiva
topic Avaliação educacional
Educação inclusiva
description Orientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro Ferreira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T17:44:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T17:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53362
url https://hdl.handle.net/1884/53362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53362/1/R%20-%20E%20-%20MARGARETE%20FRANCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ebff99ab667bef93e9919124c227274
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860527854452736