Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53362 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro Ferreira |
id |
UFPR_d9fd3590c51255b2cba0c69a7b53429d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53362 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Franco, MargareteUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaFerreira, Adriane Carneiro2019-12-12T17:44:13Z2019-12-12T17:44:13Z2016https://hdl.handle.net/1884/53362Orientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro FerreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente estudo tem como objetivo obter informações sobre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino comum, bem como o processo de ensino aprendizagem, encaminhamentos metodológicos, com enfoque na avaliação no contexto escolar nas escolas nos anos iniciais. Desta forma, procurou-se descrever e analisar o fenômeno da avaliação no ensino comum, com relação às necessidades educacionais especiais. Para atingir estes dados, foram envolvidos oito profissionais com formação em pedagogia, sendo três destes com especialização na área de educação, e cinco profissionais da equipe pedagógica das escolas, especialistas na área de educação bem como uma profissional da equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação e uma pedagoga. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, tendo por finalidade levantar, registrar, investigar e descrever, com a maior exatidão possível, esta realidade para uma possível reflexão e a partir da análise crítica, contribuir, para a inclusão de todos os alunos com qualidade. Com relação aos encaminhamentos metodológicos realizados pelos docentes, observou-se que cada professor faz uso de uma metodologia de ensino, voltado para o grupo de alunos de modo geral, ficando evidente a necessidade de adaptações do método de ensino às necessidades de cada educando, na realidade, um procedimento fundamental na atuação profissional de todo educador, já que o ensino não ocorrerá, de fato, se o professor não atender o modo que cada um tem para aprender21 p.application/pdfAvaliação educacionalEducação inclusivaInclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARGARETE FRANCO.pdfapplication/pdf443119https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53362/1/R%20-%20E%20-%20MARGARETE%20FRANCO.pdf9ebff99ab667bef93e9919124c227274MD51open access1884/533622019-12-12 14:44:13.379open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T17:44:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
title |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
spellingShingle |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula Franco, Margarete Avaliação educacional Educação inclusiva |
title_short |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
title_full |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
title_fullStr |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
title_sort |
Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula |
author |
Franco, Margarete |
author_facet |
Franco, Margarete |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Margarete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Adriane Carneiro |
contributor_str_mv |
Ferreira, Adriane Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educação inclusiva |
topic |
Avaliação educacional Educação inclusiva |
description |
Orientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro Ferreira |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T17:44:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T17:44:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53362 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53362/1/R%20-%20E%20-%20MARGARETE%20FRANCO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ebff99ab667bef93e9919124c227274 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860527854452736 |