Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/33291 |
Resumo: | Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann |
id |
UFPR_dc3994e0f7e12acf3f69c657557e5b5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33291 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Hykavei Junior, PaulinoUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoThormann, Águeda Teresinha Tocchetto2022-07-22T17:36:14Z2022-07-22T17:36:14Z2010https://hdl.handle.net/1884/33291Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto ThormannMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se professores da educação especial utilizam as mídias em sala de aula no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A amostra foi composta por 18 professores que totalizaram 100% dos que trabalham com o ensino fundamental séries inicia na Escola de Educação Especial Anne Sullivan. Destes professores, a maioria se enquadra no PSS – Processo Seletivo Simplificado sendo os outros concursados cedidos para a escola de educação especial. Os professores responderam um questionário de questões abertas sobre a utilização e metodologia de trabalho com as mídias impressa, rádio, televisão e informática. Os resultados mostraram que 100% dos professores utilizam a mídia impressa, sendo 33% pesquisas com os alunos em jornais e revistas. A mídia rádio tem a preferência na utilização de histórias infantis e músicas. A televisão é mais utilizada com apresentação de filmes para os alunos e a mídia informática não é utilizada pela falta de equipamento disponível na escola. Entende-se que as mídias estão sendo utilizadas na escola nem sempre de maneira que se possa obter o máximo de resultado, mas nota-se que as dificuldades apresentadas pelos professores são de falta de equipamento e formação específica para o uso destas ferramentas. Espera-se contribuir com esse trabalho para que possam ser tomadas atitudes para uma melhor utilização destas tecnologias em sala de aulaAbstract: This study aims to determine if special education teachers use media in the classroom on teaching and learning process of students. The sample comprised 18 teachers totaling 100% of those who work with elementary school series begins at the School of Special Education Anne Sullivan. These teachers are mostly PSS - Selection Process Simplified gazetted and the rest are assigned to special education school, the same answer a questionnaire of open questions was where the use and research methodology of working with printed media, radio, television and computer. The results showed that 100% of teachers use the print medium with 33% working with research students in newspapers and magazines. The radio media is preferred in the use of children's stories and songs. Television is more used to film shows for students and the media information is not used for lack of equipment available in school. We understand that the media are being used in school is not always a way where I can get the maximum results, but noted that the difficulties presented by the teachers are lack of equipment and training for using these tools. Hopefully with this job action can be taken to better use these technologies in the classroom1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia e educaçaoEducação especialMídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPAULINO HYKAVEI JUNIOR.pdfapplication/pdf3231122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/1/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdfdf1a2651d63aae2c338e37266bf31eb0MD51open accessTEXTPAULINO HYKAVEI JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain57569https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/2/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.txt56f54dc55427d0e97fc494f61feedb1dMD52open accessTHUMBNAILPAULINO HYKAVEI JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/3/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.jpg237d9fb14a27085fdde34d7eb59f48a3MD53open access1884/332912022-07-22 14:36:14.335open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33291Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-22T17:36:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
title |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
spellingShingle |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan Hykavei Junior, Paulino Tecnologia e educaçao Educação especial |
title_short |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
title_full |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
title_fullStr |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
title_full_unstemmed |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
title_sort |
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan |
author |
Hykavei Junior, Paulino |
author_facet |
Hykavei Junior, Paulino |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hykavei Junior, Paulino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto |
contributor_str_mv |
Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia e educaçao Educação especial |
topic |
Tecnologia e educaçao Educação especial |
description |
Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T17:36:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22T17:36:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/33291 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/33291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/1/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/2/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/3/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df1a2651d63aae2c338e37266bf31eb0 56f54dc55427d0e97fc494f61feedb1d 237d9fb14a27085fdde34d7eb59f48a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860504041291776 |