Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hykavei Junior, Paulino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33291
Resumo: Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann
id UFPR_dc3994e0f7e12acf3f69c657557e5b5e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33291
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hykavei Junior, PaulinoUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoThormann, Águeda Teresinha Tocchetto2022-07-22T17:36:14Z2022-07-22T17:36:14Z2010https://hdl.handle.net/1884/33291Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto ThormannMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se professores da educação especial utilizam as mídias em sala de aula no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A amostra foi composta por 18 professores que totalizaram 100% dos que trabalham com o ensino fundamental séries inicia na Escola de Educação Especial Anne Sullivan. Destes professores, a maioria se enquadra no PSS – Processo Seletivo Simplificado sendo os outros concursados cedidos para a escola de educação especial. Os professores responderam um questionário de questões abertas sobre a utilização e metodologia de trabalho com as mídias impressa, rádio, televisão e informática. Os resultados mostraram que 100% dos professores utilizam a mídia impressa, sendo 33% pesquisas com os alunos em jornais e revistas. A mídia rádio tem a preferência na utilização de histórias infantis e músicas. A televisão é mais utilizada com apresentação de filmes para os alunos e a mídia informática não é utilizada pela falta de equipamento disponível na escola. Entende-se que as mídias estão sendo utilizadas na escola nem sempre de maneira que se possa obter o máximo de resultado, mas nota-se que as dificuldades apresentadas pelos professores são de falta de equipamento e formação específica para o uso destas ferramentas. Espera-se contribuir com esse trabalho para que possam ser tomadas atitudes para uma melhor utilização destas tecnologias em sala de aulaAbstract: This study aims to determine if special education teachers use media in the classroom on teaching and learning process of students. The sample comprised 18 teachers totaling 100% of those who work with elementary school series begins at the School of Special Education Anne Sullivan. These teachers are mostly PSS - Selection Process Simplified gazetted and the rest are assigned to special education school, the same answer a questionnaire of open questions was where the use and research methodology of working with printed media, radio, television and computer. The results showed that 100% of teachers use the print medium with 33% working with research students in newspapers and magazines. The radio media is preferred in the use of children's stories and songs. Television is more used to film shows for students and the media information is not used for lack of equipment available in school. We understand that the media are being used in school is not always a way where I can get the maximum results, but noted that the difficulties presented by the teachers are lack of equipment and training for using these tools. Hopefully with this job action can be taken to better use these technologies in the classroom1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia e educaçaoEducação especialMídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPAULINO HYKAVEI JUNIOR.pdfapplication/pdf3231122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/1/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdfdf1a2651d63aae2c338e37266bf31eb0MD51open accessTEXTPAULINO HYKAVEI JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain57569https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/2/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.txt56f54dc55427d0e97fc494f61feedb1dMD52open accessTHUMBNAILPAULINO HYKAVEI JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/3/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.jpg237d9fb14a27085fdde34d7eb59f48a3MD53open access1884/332912022-07-22 14:36:14.335open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33291Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-22T17:36:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
title Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
spellingShingle Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
Hykavei Junior, Paulino
Tecnologia e educaçao
Educação especial
title_short Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
title_full Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
title_fullStr Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
title_full_unstemmed Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
title_sort Mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivan
author Hykavei Junior, Paulino
author_facet Hykavei Junior, Paulino
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Hykavei Junior, Paulino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto
contributor_str_mv Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e educaçao
Educação especial
topic Tecnologia e educaçao
Educação especial
description Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T17:36:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T17:36:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33291
url https://hdl.handle.net/1884/33291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/1/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/2/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33291/3/PAULINO%20HYKAVEI%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df1a2651d63aae2c338e37266bf31eb0
56f54dc55427d0e97fc494f61feedb1d
237d9fb14a27085fdde34d7eb59f48a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860504041291776