A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luiz Fernando Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/51534
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Manoel G. Gândara
id UFPR_dd8c6dcdcc3b6b122b7c65cb9f9fff11
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/51534
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alves, Luiz Fernando NevesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em TurismoGândara, José Manoel Gonçalves2022-08-22T18:34:59Z2022-08-22T18:34:59Z2017https://hdl.handle.net/1884/51534Orientador: Prof. Dr. José Manoel G. GândaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 09/06/2017Inclui referências : f. 121-128Resumo: O que é mais atrativo ao turista nas cidades? A atratividade é um conceito no turismo discutido recentemente, com raízes na década de 70. As estruturas, os equipamentos e acessibilidade; as características culturais, ambientais e geográficas; o atendimento; as acomodações e transporte; a força da gastronomia e a história da região e local; Vários são os aspectos que podem ser atrativos ao turista, principalmente se a qualidade estiver presente. E é considerando a qualidade como elemento chave de atração que este trabalho demonstra as relações entre a qualidade na experiência turística e a atratividade. Tem o objetivo de avaliar, através da percepção de qualidade da experiência dos turistas nos atrativos turísticos, quais são os aspectos mais relevantes para a construção da atratividade do destino Curitiba. Para investigar a percepção da qualidade foram utilizados indicadores propostos por Mondo (2014) no modelo TOURQUAL de análise de qualidade em atrativos turísticos. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico com o objetivo de situar a atual pesquisa nos estudos até então produzidos; por meio da técnica de netnografia, foram coletados os dados na rede social TripAdvisor para análise de conteúdo com fins exploratórios; Se utilizou de software T-LAB para auxiliar na análise, produzindo gráficos de palavras e arquivos que mostram cada palavra e a quantidade de vezes citada nos comentários. Foram analisados comentários de consumidores de turismo em trinta e três atrativos turísticos da cidade brasileira de Curitiba, estado do Paraná. Para se chegar aos resultados foram feitas três tipos de análises: (i) nos atrativos individualmente, (ii) categorias dos atrativos e (iii) Curitiba geral. Os resultados sugerem que aspectos de Variedade de Atividade, Estética e Acessibilidade/Localização são mais relevantes para a construção da atratividade de Curitiba. Palavras-chave: Turismo. Marketing. Atratividade. Curitiba (PR).Abstract:What is more attractive to the tourist in the cities? Attractiveness is a concept in tourism discussed recently, rooted in the 1970's. Structures, equipment and accessibility; Cultural, environmental and geographical characteristics; The service; Accommodation and transportation; The strength of gastronomy and the history of the region and place; There are several aspects that can be attractive to the tourist, especially if quality is present. Quality is considered as a key element of attraction what this work demonstrates is the relationship between quality in the tourism experience and attractiveness. The objective is to evaluate, through the perception of the quality of the tourists' experience in the tourist attractions, which are the most relevant aspects for the construction of the attractiveness of the destination Curitiba. To investigate the perception of quality, indicators proposed by Mondo (2014) in the TOURQUAL model of quality analysis in tourist attractions were used. Initially, a bibliographical survey was carried out with the aim of situating the current research in the studies previously produced; By means of the netnography technique, the data in the social network were collected for analysis of content for exploratory purposes; It used T-LAB software to aid in analysis, producing graphs of words and files that show each word and the amount of times cited in the comments. Comments from consumers of tourism were analyzed in thirty three tourist attractions of the Brazilian city of Curitiba, state of Paraná. In order to arrive at the results, three types of analysis were done: (i) in the individual attractions, (ii) categories of the attractives and (iii) general Curitiba. The results suggest that aspects of Activity, Aesthetics and Accessibility / Localization Variety are more relevant for the construction of the attractiveness of Curitiba. Key-words: Tourism. Marketing. Attractiveness. Curitiba (PR).213 f. : il. algumas color., gráfs., mapas, tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTurismoTurismoA percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZ FERNANDO NEVES ALVES.pdfapplication/pdf32318952https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/51534/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20FERNANDO%20NEVES%20ALVES.pdfd6cdda2820f972e957c01496f1c87973MD51open access1884/515342022-08-22 15:34:59.492open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/51534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T18:34:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
title A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
spellingShingle A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
Alves, Luiz Fernando Neves
Turismo
Turismo
title_short A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
title_full A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
title_fullStr A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
title_full_unstemmed A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
title_sort A percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitiba
author Alves, Luiz Fernando Neves
author_facet Alves, Luiz Fernando Neves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luiz Fernando Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gândara, José Manoel Gonçalves
contributor_str_mv Gândara, José Manoel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo
topic Turismo
Turismo
description Orientador: Prof. Dr. José Manoel G. Gândara
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T18:34:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T18:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/51534
url https://hdl.handle.net/1884/51534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 f. : il. algumas color., gráfs., mapas, tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/51534/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20FERNANDO%20NEVES%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6cdda2820f972e957c01496f1c87973
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860619273502720