Avaliação : formação ou punição?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53667 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira Ferraz |
id |
UFPR_df0afbd0dd433821dec6d11b16769d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53667 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Abreu, Rodrigo deFerraz, Jokasta Pires VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-27T16:16:10Z2019-11-27T16:16:10Z2016https://hdl.handle.net/1884/53667Orientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira FerrazMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A avaliação é um tema que ainda merece estudo dentro dos estabelecimentos de ensino. Partindo dessa afirmação procura-se demonstrar nesse artigo uma breve reflexão sobre Avaliação, Projeto Político Pedagógico, e também, analisar a concepção de avaliação dos professores de 4º e 5º anos da Escola Municipal Ensinando e Aprendendo2 da cidade de Arapongas. O objetivo do artigo é compreender a concepção de avaliação dos professores e se os mesmos estabelecem suas práticas de avaliação da aprendizagem como um processo que viabiliza situações de aprendizagens significativas onde os alunos demonstrão o que podem e sabem fazer, juntamente com o que é proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. No intuito de responder e atingir o objetivo do presente artigo realizou-se uma pesquisa de campo contendo 6 questões e revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de identificar o pensamento dos professores em relação a avaliação, além de averiguar se os mesmos utilizavam a avaliação como um método de promover ou punir os alunos. Essas questões serão analisadas no corpo do trabalho, com a contribuição das idéias de diversos autores como: Júlia Falivene Alves, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcelos, Carlos Cipriano Luckesi, e outros, que tratam das abordagens de educação e avaliação historicamente situadas, serão apresentados em capítulos a Revisão Bibliográfica, a Análise das entrevistas, e a Conclusão do trabalho. Breviamente conclui-se que a avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos alunos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos estudantes, exigindo do professor portanto formação, preparo técnico e responsabilidade. A avaliação ocorre no começo no meio e ao final de uma aula, módulo.22 p.application/pdfAvaliação educacionalEnsino fundamentalAvaliação : formação ou punição?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RODRIGO DE ABREU.pdfapplication/pdf438469https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53667/1/R%20-%20E%20-%20RODRIGO%20DE%20ABREU.pdf6302b5cf0866bad5af00456eb07612d2MD51open access1884/536672019-11-27 13:16:10.167open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-27T16:16:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação : formação ou punição? |
title |
Avaliação : formação ou punição? |
spellingShingle |
Avaliação : formação ou punição? Abreu, Rodrigo de Avaliação educacional Ensino fundamental |
title_short |
Avaliação : formação ou punição? |
title_full |
Avaliação : formação ou punição? |
title_fullStr |
Avaliação : formação ou punição? |
title_full_unstemmed |
Avaliação : formação ou punição? |
title_sort |
Avaliação : formação ou punição? |
author |
Abreu, Rodrigo de |
author_facet |
Abreu, Rodrigo de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ferraz, Jokasta Pires Vieira Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Rodrigo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Ensino fundamental |
topic |
Avaliação educacional Ensino fundamental |
description |
Orientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira Ferraz |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-27T16:16:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-27T16:16:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53667 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53667/1/R%20-%20E%20-%20RODRIGO%20DE%20ABREU.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6302b5cf0866bad5af00456eb07612d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860542990647296 |