O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Alvaro Emilio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41527
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_e20291e6561cfea387f7295a203d92e5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41527
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Leite, Alvaro EmilioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2022-08-09T15:48:31Z2022-08-09T15:48:31Z2013https://hdl.handle.net/1884/41527Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2013Bibliografia: fls. 174-181Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul do Brasil, com o objetivo de identificar como as questões relativas ao livro didático de Física são abordadas. Tomando como referência teóricos que tratam da formação de professores e de sua profissionalização, assim como os que falam sobre o livro didático de maneira geral e o de Física em específico, foram analisados os projetos de cursos das instituições participantes da amostra e os documentos oficiais do governo relacionados às políticas para o livro didático e à formação de professores. O trabalho de campo envolveu os coordenadores dos cursos e os professores por eles indicados que desenvolviam em suas disciplinas atividades relativas às questões do livro didático de Física. Tanto coordenadores como professores responderam a instrumentos de pesquisa que lhes foram disponibilizados em formulários on-line. A análise dos resultados mostrou que os cursos constituintes da amostra, ou foram criados após as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002a) e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física (BRASIL, 2001), ou passaram por uma reestruturação recente, adequandose, assim, às orientações por elas sugeridas. A análise das respostas dadas pelos participantes permitiu inferir que eles atribuem ao livro didático uma função documental, segundo categoria utilizada por Choppin (2004), pela qual o uso do livro didático não é dirigido, sendo seu conteúdo utilizado como material de análise para confronto com outras fontes, contribuindo assim para a formação do espírito crítico dos leitores. Foi também possível inferir que, subjacente às práticas dos formadores de professores evidencia-se a intenção de proporcionar condições para a formação de intelectuais críticos e transformadores, conforme a acepção de Giroux (1997), em que se privilegia o desenvolvimento do conhecimento crítico dos estudantes sobre as estruturas básicas da sociedade, sem que, no entanto, possam ser feitas afirmações de que o desejo dos formadores de professores, evidenciados por suas práticas, se concretizará nas escolas quando seus alunos já estiverem atuando como professores. Diante das evidências produzidas, há que ser também considerada a influência que as demais disciplinas e professores do Curso exercem sobre o possível uso do livro didático pelos futuros professores. Palavras chave: Formação de professores de Física, Livro Didático de Física, PNLD, Licenciatura em Física, Ensino de Física.Abstract: This paper investigates the guidelines and discussions about Physics textbooks conducted in the programs for physics teachers' formation of the Federal Universities and Institutes of Scientific and Technological Education in the South of Brazil. Its objective is to identify how the issues regarding physics textbooks are approached and handled in these programs. By taking as a reference the scholars who study teachers' formation and their professionalization, as well as those who approach textbooks in general and physics textbooks in particular, this work analyzed the course projects of the sampled institutions and the official government documents related to textbooks and teachers' formation policies. Field work involved program coordinators and professors indicated by them who developed activities related to physics textbooks in their disciplines. Both coordinators and professors answered online forms used as investigation tools. The results analysis showed that the programs in the sample had been created after the National Curricular Guidelines for the Formation of Basic Education Teachers (BRASIL, 2002a) and the National Curricular Guidelines for Physics Programs (BRASIL, 2001), or had suffered a recent restructuration, therefore being adjusted to these guidelines. The analysis of the answers given by participants allowed the researcher to infer that they attribute a documental function to the textbook, according to the category used by Choppin (2004). This category affirms that the use of the textbook is not directed and its content is used as material of analysis to confront other sources, contributing to the formation of a critical feature in the readers. It was also possible to infer that, underneath the practice of teachers' formers, there is an intention to provide conditions to the formation of critical and transforming intellectuals, according to the definition by Giroux (1997). This definition focuses on the development of the critical knowledge of students about the basic structures of society - however, it does not make it possible to affirm that the wish of teachers' formers, evidenced by their practice, will be fulfilled in schools once their students have become teachers. In the light of the evidences produced, another factor to be considered is the influence that other disciples and professors of the programs exert on the possibilities of use of textbooks by the future teachers. Key words: Physics teachers' formation, physics textbook, PNLD, Program for physics teachers' formation, teaching physics.214f. + anexos : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesFísica - Livros didaticosFísica - Estudo e ensinoProfessores de fisica - FormaçãoFísica - Estudo e ensino (Superior)EducaçãoO livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ALVARO EMILIO LEITE.pdfapplication/pdf1246417https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41527/1/R%20-%20T%20-%20ALVARO%20EMILIO%20LEITE.pdfebdedfc815829a7139a2c8bba123505fMD51open accessTEXTR - T - ALVARO EMILIO LEITE.pdf.txtExtracted Texttext/plain448628https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41527/2/R%20-%20T%20-%20ALVARO%20EMILIO%20LEITE.pdf.txt2636173e0d298c7a42fa31b494ac5237MD52open accessTHUMBNAILR - T - ALVARO EMILIO LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41527/3/R%20-%20T%20-%20ALVARO%20EMILIO%20LEITE.pdf.jpgef3c790fd4acb88c4a379d40fd782080MD53open access1884/415272022-08-09 12:48:31.265open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41527Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-09T15:48:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
title O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
spellingShingle O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
Leite, Alvaro Emilio
Teses
Física - Livros didaticos
Física - Estudo e ensino
Professores de fisica - Formação
Física - Estudo e ensino (Superior)
Educação
title_short O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
title_full O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
title_fullStr O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
title_full_unstemmed O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
title_sort O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
author Leite, Alvaro Emilio
author_facet Leite, Alvaro Emilio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Alvaro Emilio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Física - Livros didaticos
Física - Estudo e ensino
Professores de fisica - Formação
Física - Estudo e ensino (Superior)
Educação
topic Teses
Física - Livros didaticos
Física - Estudo e ensino
Professores de fisica - Formação
Física - Estudo e ensino (Superior)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-09T15:48:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-09T15:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41527
url https://hdl.handle.net/1884/41527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214f. + anexos : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41527/1/R%20-%20T%20-%20ALVARO%20EMILIO%20LEITE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41527/2/R%20-%20T%20-%20ALVARO%20EMILIO%20LEITE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41527/3/R%20-%20T%20-%20ALVARO%20EMILIO%20LEITE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebdedfc815829a7139a2c8bba123505f
2636173e0d298c7a42fa31b494ac5237
ef3c790fd4acb88c4a379d40fd782080
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860617073590272