Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Deogenes Fabiano Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74860
Resumo: Orientador : Claudimar Veiga
id UFPR_f07256fe4d9df290296112f6b2c88951
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74860
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Borba, Deogenes Fabiano TeixeiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaVeiga, Claudimar Pereira da, 1971-2022-04-05T16:55:52Z2022-04-05T16:55:52Z2020https://hdl.handle.net/1884/74860Orientador : Claudimar VeigaArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaInclui referênciasResumo : No setor varejista a tendência pode superar a expectativa daquele que não busca conhecer o consumidor. Realizar a interpretação dos anseios deste é tarefa essencial para o desempenho de um ambiente de varejo. O presente trabalho propõe verificar as estratégias utilizadas pela indústria e pelos ambientes de varejo, diante de um cenário de crise econômica na Região Sul do Brasil por uma empresa do setor de higiene e beleza. Serão utilizados três importantes conceitos do Marketing aplicados para a empresa analisada e para os ambientes de varejo de 1 a 4 check out, 5 a 9 check out, 10+ check out e Cash Carry ou Atacarejos. Desde 2014, quando estabelecido um cenário adverso na economia brasileira, alguns ambientes de varejo enfraqueceram sua participação em razão do modelo tradicional de lojas, execução e pelas características da negociação. As competências identificadas para avaliar as estratégias é saber quem são os tipos de ambientes de varejo, avaliar o modelo de negociação se voltada a preço, margem, volume ou execução. Observaremos ainda a competitividade através da diversificação na prestação de serviço e avaliaremos a estratégia dos ambientes de varejo sob os 4 pilares do marketing, uma análise SWOT e das 5 forças de Porter que mais impactam sobre a empresa de higiene e beleza. Os resultados obtidos nesse estudo mostrarão o ambiente de varejo com melhor resultado no cenário em crise.1 arquivo ( 34 p.).application/pdfMarketing - PlanejamentoComércio varejistaComportamento do consumidorEstratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DEOGENES FABIANO TEIXEIRA BORBA.pdfapplication/pdf233034https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74860/1/R%20-%20E%20-%20DEOGENES%20FABIANO%20TEIXEIRA%20BORBA.pdf1c10581e6091141c5e7eee393357b76eMD51open access1884/748602022-04-05 13:55:53.015open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-05T16:55:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
title Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
spellingShingle Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
Borba, Deogenes Fabiano Teixeira
Marketing - Planejamento
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
title_short Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
title_full Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
title_fullStr Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
title_full_unstemmed Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
title_sort Estratégias de marketing em tempos de crise sob a ótica de uma empresa de higiene e beleza no Brasil
author Borba, Deogenes Fabiano Teixeira
author_facet Borba, Deogenes Fabiano Teixeira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Deogenes Fabiano Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga, Claudimar Pereira da, 1971-
contributor_str_mv Veiga, Claudimar Pereira da, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing - Planejamento
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
topic Marketing - Planejamento
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
description Orientador : Claudimar Veiga
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T16:55:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-05T16:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74860
url https://hdl.handle.net/1884/74860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ( 34 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74860/1/R%20-%20E%20-%20DEOGENES%20FABIANO%20TEIXEIRA%20BORBA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c10581e6091141c5e7eee393357b76e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860346364821504