O uso das redes sociais como fonte de informação para a gestão do conhecimento : um estudo das agências de viagens independentes de Curitiba-PR e região metropolitana
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74330 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Juliana Medaglia |
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Luz, Fernanda Maia da, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em TurismoMedaglia, Juliana, 1977-2022-04-06T13:24:48Z2022-04-06T13:24:48Z2021https://hdl.handle.net/1884/74330Orientadora: Profª. Drª. Juliana MedagliaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 30/11/2021Inclui referênciasResumo: A tecnologia vem proporcionando cada vez mais mudanças na relação entre empresas e clientes, principalmente quando se diz respeito ao uso das redes sociais como meio de comunicação. No turismo, pode-se dizer que as redes sociais, como Instagram e Facebook, tem sido utilizadas como potentes fontes de informação, tanto para as agências de viagens quanto para os consumidores. Neste contexto, verificou-se a necessidade de investigar sobre o uso das redes sociais e o comportamento das agências de viagens independentes de Curitiba-PR e região metropolitana, frente à utilização do Instagram como ferramenta na coleta de dados, a fim de obter informações que possam ser utilizadas como estratégia para o marketing através da gestão do conhecimento. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como as agências de viagens independentes de Curitiba-PR e região metropolitana utilizam os dados e informações obtidas por meio da rede social Instagram no âmbito da gestão do conhecimento. Para alcançar o objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: compreender a relação entre as agências de viagens e seus clientes no Instagram, dissertando a respeito da importância desta rede social para o marketing digital; reconhecer a relação entre informações de redes sociais e gestão do conhecimento; identificar a utilização do Instagram, enquanto rede social, por parte das agências de viagens independentes e, por fim, verificar se as agências de viagens independentes utilizam a rede social Instagram enquanto ferramenta para obtenção de informações e criação de estratégias baseadas na gestão do conhecimento. A pesquisa foi construída a partir de um desenho metodológico composto por um conjunto de técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa aplicada e de caráter exploratório-descritivo, questionário e entrevista em profundidade, ambos aplicados de forma online. Observou-se uma lacuna de estudos mais profundos sobre como as agências de viagens podem utilizar as redes sociais como fonte de informação para a gestão do conhecimento e até mesmo como podem construir estratégias de ecommerce baseadas nos dados que podem ser obtidos a partir das redes sociais. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar que as redes sociais possuem potencial para que o processo de gestão da informação e do conhecimento seja realizado. Entretanto, o estudo demonstrou que as agências de viagens independentes ignoram algumas etapas do modelo de fluxo da informação proposto por McGee e Prusak (2003), o que acaba resultando em uma análise superficial e dados pouco estruturados, para que a gestão do conhecimento ocorra de forma efetiva, acarretando também em subaproveitamento das informações para a gestão de marketing digital.Abstract: The relationship between companies and customers has been changing more and more due to technology, including the use of social networks as a means of communication. Social networks have been utilized as powerful sources of information, both for travel agencies and consumers. In this context, there is the following research issue: how independent travel agencies in Curitiba-PR and the metropolitan region use the information obtained from the Instagram social network as a source of information for knowledge management. To respond to this issue, a general objective was established to analyze how the information acquired through the Instagram social network is used by independent travel agencies in Curitiba-PR and the metropolitan region, regarding knowledge management. Therefore, it addresses in its theoretical framework digital marketing concerning electronic media used by travel agencies to promote destinations, considering in this scenario the cocreation of value, social networks as a tool, and the relationship of travel agencies with technology. It also explains information management in regard to identifying, collecting, classifying, treating, developing, distributing, and analyzing data and information acquired from social networks, as well as the organization of the flow with the information obtained and shows knowledge management aiming to identify processes that verify tacit and explicit knowledge and their conversions based on the information. The work was built from a methodological design consisting of a set of research techniques: bibliographic research, applied research, and exploratorydescriptive nature, based on a questionnaire applied to 58 travel agencies and three in-depth interviews, used to validate the results of the questionnaire. As principal results, it was noticed, in the theoretical research, a lack of studies on how travel agencies can use social networks as a source of information for knowledge management. As for the results acquired from the field research, it was possible to identify that social networks have the potential for the process of information and knowledge management to be performed. However, the study showed that independent travel agencies in Curitiba-PR and the metropolitan region ignore some steps of the information flow model proposed by McGee and Prusak (2003), which ends up resulting in a superficial analysis and unstructured data for management knowledge to happen effectively.1 recurso online : PDF.application/pdfTurismo - ParanáRedes sociaisTecnologia da informaçãoIndústria do turismoMarketing na internetAgentes de viagemTurismoO uso das redes sociais como fonte de informação para a gestão do conhecimento : um estudo das agências de viagens independentes de Curitiba-PR e região metropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA MAIA DA LUZ.pdfapplication/pdf2642613https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74330/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MAIA%20DA%20LUZ.pdfc9ae3e6e2e05c4195204c78cfec0f018MD51open access1884/743302022-04-06 10:24:48.73open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74330Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-06T13:24:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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