Intelectuais negras e o movimento do conceito como intervenção no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giuseppe, Aline Di, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67235
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Claudia Madruga Cunha
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spelling Giuseppe, Aline Di, 1992-Cunha, Claudia Madruga, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2020-07-10T19:04:17Z2020-07-10T19:04:17Z2019https://hdl.handle.net/1884/67235Orientadora: Profª Dra. Claudia Madruga CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 06/11/2019Inclui referências: p. 78-84Resumo: Essa dissertação, situada nos estudos da diferença deleuzianos e guattarianos, se propõe a fazer uma análise cartográfica da criação conceitual das intelectuais negras Lélia González e Sueli Carneiro. A escrita resulta de um processo que dá vazão a um ponto de vista que decorre de ser mulher e negra no Brasil. É dessa singularidade que esta análise parte, e é essa diferença de ser ou de estar sendo mulher, negra, professora e pesquisadora, que ela expande. Partindo da perspectiva da diferença, e amparados pela teoria como prática libertária de bell hooks (2018), perpasso o contexto social das mulheres negras no Brasil e o movimento que se faz necessário para a formação intelectual acadêmica, terminando por abordar os conceitos por elas criados e movimentando-os de modo a abrir e potencializar para novas funções. Organizo os estudos citados em três movimentos, seguidos por análises de possíveis efeitos de ser estímulo. O primeiro consiste na definição do conceito para Deleuze e Guattari (2010), suas características e seu processo de intervenção no mundo. O segundo, por sua vez, trata de um panorama da situação atual da mulher negra brasileira, bem como da trajetória necessária para sua formação intelectual. Por último, a análise dos conceitos de Dispositivo de racialidade/ biopoder e Epistemicídio de Sueli Carneiro, e Pretuguês e Amefricanidade de Lélia Gonzalez, seguidos de esforços descolonizatórios para transformar a academia em um espaço democrático. Palavras-chave: Intelectuais negras. Racismo. Sexismo. Lélia Gonzalez. Sueli Carneiro.Abstract: This work, situated in the Deleuzian and Guattarian studies of difference, proposes to make a cartographic analysis of the conceptual creation of black intellectuals Lélia González and Sueli Carneiro. This writing results from a process that gives rise to a point of view that stems from being a woman and a black woman in Brazil. It is from this uniqueness that this analysis starts, and it is this difference of being or being a woman, black, teacher and researcher, that it expands. From the perspective of difference, and supported by the theory as bell hooks' libertarian practice (2018), I go through the social context of black women in Brazil and the movement that is necessary for academic intellectual formation, ending by addressing the concepts they created. and moving them to open and leverage for new functions. I organize the studies cited in three movements, followed by analyzes of possible effects of being stimulus. The first is the definition of the concept for Deleuze and Guattari (2010), its characteristics and its intervention process in the world. The second, in turn, deals with an overview of the current situation of Brazilian black women, as well as the trajectory necessary for their intellectual formation. Finally, the analysis of the concepts of Sueli Carneiro's Dispositive of raciality/ Biopower and Epistemicide, and Lélia Gonzalez's Pretuguês1 and Amefricanity, followed by decolonization efforts to transform the academy into a democratic space. Keywords: Black intellectuals. Racism. Sexism. Lélia Gonzalez. Sueli Carneiro85 p.application/pdfMulheresIntelectuais negrosRacismoSexismoEducaçãoIntelectuais negras e o movimento do conceito como intervenção no mundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE DI GIUSEPPE.pdfapplication/pdf3371525https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67235/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DI%20GIUSEPPE.pdfa62397ede7523679006830858b84e16eMD51open access1884/672352020-07-10 16:04:17.362open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67235Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-10T19:04:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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