O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal, Amarilis Schiavon
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/33955
Resumo: Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante.
id UFPR_f16f86d42221209918b1d7ed7f6c5578
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33955
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paschoal, Amarilis SchiavonMantovani, Maria de Fátima, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemMeier, Marineli Joaquim2013-12-17T17:49:43Z2013-12-17T17:49:43Z2004http://hdl.handle.net/1884/33955Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante.application/pdfTesesEnfermagem - estudo e ensinoEnfermagemO discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdfapplication/pdf480407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/1/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdfe1afacbd42eaa9a0452652e796c988d5MD51open accessTEXTR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.txtR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain236766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/2/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.txta4d39e38846743b5c39460ee2d5f94bcMD52open accessTHUMBNAILR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.jpgR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/3/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.jpg9c83c4e241dd411aafad53fdd28eed19MD53open access1884/339552016-04-08 03:12:22.801open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33955Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:12:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
title O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
spellingShingle O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
Paschoal, Amarilis Schiavon
Teses
Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem
title_short O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
title_full O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
title_fullStr O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
title_full_unstemmed O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
title_sort O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
author Paschoal, Amarilis Schiavon
author_facet Paschoal, Amarilis Schiavon
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mantovani, Maria de Fátima, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Meier, Marineli Joaquim
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoal, Amarilis Schiavon
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem
topic Teses
Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem
description Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-17T17:49:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-17T17:49:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/33955
url http://hdl.handle.net/1884/33955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/1/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/2/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/3/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1afacbd42eaa9a0452652e796c988d5
a4d39e38846743b5c39460ee2d5f94bc
9c83c4e241dd411aafad53fdd28eed19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860573131964416