O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/33955 |
Resumo: | Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante. |
id |
UFPR_f16f86d42221209918b1d7ed7f6c5578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33955 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Paschoal, Amarilis SchiavonMantovani, Maria de Fátima, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemMeier, Marineli Joaquim2013-12-17T17:49:43Z2013-12-17T17:49:43Z2004http://hdl.handle.net/1884/33955Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante.application/pdfTesesEnfermagem - estudo e ensinoEnfermagemO discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdfapplication/pdf480407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/1/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdfe1afacbd42eaa9a0452652e796c988d5MD51open accessTEXTR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.txtR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain236766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/2/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.txta4d39e38846743b5c39460ee2d5f94bcMD52open accessTHUMBNAILR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.jpgR - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/3/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.jpg9c83c4e241dd411aafad53fdd28eed19MD53open access1884/339552016-04-08 03:12:22.801open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33955Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:12:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
title |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
spellingShingle |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal Paschoal, Amarilis Schiavon Teses Enfermagem - estudo e ensino Enfermagem |
title_short |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
title_full |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
title_fullStr |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
title_full_unstemmed |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
title_sort |
O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal |
author |
Paschoal, Amarilis Schiavon |
author_facet |
Paschoal, Amarilis Schiavon |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Mantovani, Maria de Fátima, 1956- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Meier, Marineli Joaquim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoal, Amarilis Schiavon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Enfermagem - estudo e ensino Enfermagem |
topic |
Teses Enfermagem - estudo e ensino Enfermagem |
description |
Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-17T17:49:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-17T17:49:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/33955 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/33955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/1/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/2/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33955/3/R%20-%20D%20-%20AMARILIS%20SCHIAVON%20PASCHOAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1afacbd42eaa9a0452652e796c988d5 a4d39e38846743b5c39460ee2d5f94bc 9c83c4e241dd411aafad53fdd28eed19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898791481245696 |