O ensino de Filosofia : um diálogo com a educação interdimensional na formação de um jovem solidário, autônomo e competente
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35350 |
Resumo: | Ensinar filosofia ou filosofar? Essa questão parece não se esgotar nas discussões, principalmente quando se está diante de uma sala de aula no Ensino Médio. Como desenvolver uma proposta que seja significativa para jovens adolescentes e ao mesmo tempo consiga contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, no tocante à filosofia? A presente pesquisa não pretendeu resolver a questão, mas refletir sobre uma visão que vê no ensino de Filosofia uma relação direta com a formação humana, referência para a compreensão de si e, consequentemente, para as relações dos alunos com os outros e com o mundo. Essa formação humana que se constituiu objeto da presente pesquisa se coaduna com a visão pedagógica, intitulada Educação Interdimensional, proposta de ensino voltada para a concepção de educação interdimensional que visa contribuir na formação para um jovem Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história, competente porque, quando autônomo pode se organizar, desenvolver uma disciplina para conquistar seus projetos e solidário, como consequência das anteriores, cujo processo se dá na relação convivial, no reconhecimento do outro como um parceiro e vendo na diferença possibilidades de práticas de convivência social firmadas no respeito. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia à luz da Educação Interdimensional rebate na formação do jovem, verificar como o Ensino de filosofia, na prática, incorporou/incorpora nos últimos 5 anos, os fundamentos/princípios da Educação Interdimensional e que impactos promoveu na vida/formação dos educandos da ETE- Cícero Dias. Para garantir essa reflexão recorreu-se às práticas metodológicas de Ensino de Filosofia da Escola, seus objetivos, metodologias e que integraram a intervenção pedagógica realizada e que compõe o último capítulo desse trabalho e, nos testemunhos sobre a relevância de tais práticas na formação humana, profissional e cidadã dos educandos; Como base metodológica se fez uso da fenomenologia e da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos questionários e testemunhos percebeu-se que as práticas e o ensino de filosofia, tem conseguido alcançar seus objetivos e que as categorias: autonomia, competência e solidariedade tem sido desenvolvidos, principalmente a partir do desenvolvimento da habilidade do questionar. Habilidade essa, primordial para a mudança de atitude. A saída de uma atitude costumeira, formada a partir das experiências comuns para uma atitude filosófica que é crítica, reflexiva e transformadora. |
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SILVA, José Gilberto dahttp://lattes.cnpq.br/7125392157093071http://lattes.cnpq.br/5424623323093170PEREIRA, Célia Maria Rodrigues da Costa2019-11-28T21:18:17Z2019-11-28T21:18:17Z2019-08-23SILVA, José Gilberto da. O ensino de Filosofia: um diálogo com a educação interdimensional na formação de um jovem solidário, autônomo e competente. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35350ark:/64986/00130000035wmEnsinar filosofia ou filosofar? Essa questão parece não se esgotar nas discussões, principalmente quando se está diante de uma sala de aula no Ensino Médio. Como desenvolver uma proposta que seja significativa para jovens adolescentes e ao mesmo tempo consiga contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, no tocante à filosofia? A presente pesquisa não pretendeu resolver a questão, mas refletir sobre uma visão que vê no ensino de Filosofia uma relação direta com a formação humana, referência para a compreensão de si e, consequentemente, para as relações dos alunos com os outros e com o mundo. Essa formação humana que se constituiu objeto da presente pesquisa se coaduna com a visão pedagógica, intitulada Educação Interdimensional, proposta de ensino voltada para a concepção de educação interdimensional que visa contribuir na formação para um jovem Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história, competente porque, quando autônomo pode se organizar, desenvolver uma disciplina para conquistar seus projetos e solidário, como consequência das anteriores, cujo processo se dá na relação convivial, no reconhecimento do outro como um parceiro e vendo na diferença possibilidades de práticas de convivência social firmadas no respeito. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia à luz da Educação Interdimensional rebate na formação do jovem, verificar como o Ensino de filosofia, na prática, incorporou/incorpora nos últimos 5 anos, os fundamentos/princípios da Educação Interdimensional e que impactos promoveu na vida/formação dos educandos da ETE- Cícero Dias. Para garantir essa reflexão recorreu-se às práticas metodológicas de Ensino de Filosofia da Escola, seus objetivos, metodologias e que integraram a intervenção pedagógica realizada e que compõe o último capítulo desse trabalho e, nos testemunhos sobre a relevância de tais práticas na formação humana, profissional e cidadã dos educandos; Como base metodológica se fez uso da fenomenologia e da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos questionários e testemunhos percebeu-se que as práticas e o ensino de filosofia, tem conseguido alcançar seus objetivos e que as categorias: autonomia, competência e solidariedade tem sido desenvolvidos, principalmente a partir do desenvolvimento da habilidade do questionar. Habilidade essa, primordial para a mudança de atitude. A saída de uma atitude costumeira, formada a partir das experiências comuns para uma atitude filosófica que é crítica, reflexiva e transformadora.Teach philosophy or to philosophy? This question does not seem to be exhausted in the discussions, especially when it is in front of a classroom in High School. How to develop a proposal that is meaningful for young adolescents and at the same time be able to contribute to the process of teaching and learning, regarding philosophy? The present research did not intend to solve the question, but to reflect on a vision that sees in the teaching of Philosophy a direct relation with the human formation, reference for the understanding of itself and, consequently, for the relations of the student with the others and with the world. This human formation that was the object of this research is in line with the pedagogical vision, entitled Interdimensional Education, a teaching proposal focused on the conception of interdimensional education that aims to contribute to the formation of an Autonomous, Competent and Solidarity youth. Autonomous to be able to make his own decisions with the information present in the formal educational process, without disregarding its history, competent because, when autonomous can organize itself, develop a discipline to conquer their projects and solidarity, as a consequence of the previous, whose process occurs in the friendly relationship, recognition of the other as a partner and seeing in the difference possibilities of practices of social coexistence established in respect. In this way the object of the present research was based on the reflection that the Teaching of Philosophy in the light of Interdimensional Education rebounds in the formation of the young person, to verify how the Teaching of philosophy, in practice, incorporated / incorporates in the last 5 years, of Interdimensional Education and what impacts it has promoted in the life / education of the students of ETE-Cícero Dias. In order to guarantee this reflection, we resorted to the methodological practices of Teaching Philosophy of the School, its objectives, methodologies and that integrated the pedagogical intervention realized and that composes the last chapter of this work and, in the testimonies on the relevance of such practices in the human formation, professional and citizen of the students; As a methodological basis, the use of Bardin phenomenology and content analysis was made. From the analysis of the questionnaires and testimonies it was noticed that the practices and the teaching of philosophy have been able to reach their objectives and that the categories: autonomy, competence and solidarity have been developed, mainly from the development of the ability to question. Such a skill, primordial for the change of attitude. The departure of a customary attitude, formed from the common experiences for a philosophical attitude that is critical, reflective and transforming.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaFilosofia – Estudo e ensinoFilosofia (Ensino médio)EducaçãoEstudantes do ensino médio – FormaçãoO ensino de Filosofia : um diálogo com a educação interdimensional na formação de um jovem solidário, autônomo e competenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35350/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain213754https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35350/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jos%c3%a9%20Gilberto%20da%20Silva.pdf.txtdd7b40c0a4ad9334d4ee7e38cd6e83cbMD56THUMBNAILDISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35350/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jos%c3%a9%20Gilberto%20da%20Silva.pdf.jpg47b9bdaf9a64c35b5d689b44189f2283MD57ORIGINALDISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdfDISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdfapplication/pdf8554970https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35350/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jos%c3%a9%20Gilberto%20da%20Silva.pdf852805bf97aa3001cb012396b5062e2eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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