Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David José de Andrade, 1978-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26392
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalba
id UFPR_f2ab378de09adc26b7240c6edb3c08fc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26392
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, David José de Andrade, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2022-04-11T18:26:04Z2022-04-11T18:26:04Z2011https://hdl.handle.net/1884/26392Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet VillalbaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 13/09/2011Bibliografia: 101-108Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: A presente dissertação é fruto de uma investigação realizada em uma escola pública do litoral do Paraná com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a relação construída por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Língua Inglesa (LI) após longo período de afastamento dos bancos escolares. Para tanto, a metodologia eleita segue alguns princípios das pesquisas qualitativas de cunho etnográfico, que buscam compreender os fenômenos a partir da complexidade das relações sociais em seus aspectos políticos, históricos e culturais. O desenvolvimento da pesquisa contou com a participação voluntária de quatro estudantes do ensino médio desta modalidade educacional ao longo de sessões de entrevistas semi-estruturadas coletivas e individuais e questionários escritos. O objetivo do trabalho não se limita somente a satisfazer um interesse acadêmico e diminuir angústias profissionais, mas principalmente visa dar voz a estes atores e promover o debate sobre o ensino de Língua Inglesa na EJA a partir de uma perspectiva subsidiada pela Linguística Aplicada (LA) e por reflexões oriundas de experiências empíricas de sala de aula no contexto escolar público, que pensa para além das consagradas buscas pelo método ideal de ensino. A construção da pesquisa buscou embasar-se na concepção de: LA trabalhada por Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); ensino e aprendizagem de língua estrangeira Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) e Coracini (2003); pesquisa etnográfica e ensino de língua estrangeira, nos trabalhos de Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) e Tyler (1986); narrativas de professores e estudantes a partir de Barcelos (2006); identidade pós-moderna de Hall (2005). Ao tornar visíveis as questões que permeiam o universo pesquisado, é possível inferir as dúvidas, expectativas e conceitos do estudante da EJA sobre seu espaço escolar e sobre a LI. O movimento de fazer o estudante refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem e as relações que estabelece com outra língua pode contribuir para seu amadurecimento enquanto aprendiz e suscitar novas reflexões dos outros atores envolvidos: os professores.Abstract: The present dissertation is the result of a research carried out in a public school on the coast of Paraná State which aims to broaden the comprehension about the relation built between adult students in Adult Education (EJA) with English as a Foreing Language (EFL) after being a long time away from school. To accomplish that goal, the methodology chosen follows qualitative ethnography-based research principles which attempt to understand the phenomena from the complex social relations and its political, historical and cultural aspects. The research development had the volunteer participation of five EJA senior high-school students in semi-structured collective and individual interviews and written questionnaires. This work aims not only to satisfy an academic interest or reduce professional anguish, but mainly to give voice to those individuals and raise the debate about English teaching at EJA from a perspective based on Applied Linguistics (LA) and personal reflections about public school context experiences, which goes beyond the usual search for the ideal teaching method. The construction of the research was based on the following theoretical background: Applied Linguistics as developed by Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); foreign language teaching and learning by Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) and Coracini (2003); ethnographic research and foreign language teaching, by Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) and Tyler (1986); teachers and students narratives by Barcelos (2006); post-modern identity by Hall (2005). By making the questions that permeate the universe researched visible it could be possible to infer the EJA students’ doubts, expectations and concepts about their school and English itself. The act of making the student think of her own learning process and the relations established with the other language could help her maturing as a learner and raise new reflections from the other subjects involved: the teachers.126f.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducação de adultosLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Linguistica aplicadaLetrasOs Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdfapplication/pdf2015684https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/1/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdff286387306d28fa44681441f4d3d8541MD51open accessTEXTDissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain312702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/2/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.txt97640e1bf92abb62e2d98f3427d78dc4MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/3/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.jpg3c3101b3efee834c9bdfaa466817fce6MD53open access1884/263922022-04-11 15:26:04.942open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T18:26:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
title Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
spellingShingle Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
Silva, David José de Andrade, 1978-
Redação acadêmica
Educação de adultos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Linguistica aplicada
Letras
title_short Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
title_full Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
title_fullStr Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
title_full_unstemmed Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
title_sort Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
author Silva, David José de Andrade, 1978-
author_facet Silva, David José de Andrade, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, David José de Andrade, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Educação de adultos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Linguistica aplicada
Letras
topic Redação acadêmica
Educação de adultos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Linguistica aplicada
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalba
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T18:26:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T18:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26392
url https://hdl.handle.net/1884/26392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/1/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/2/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/3/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f286387306d28fa44681441f4d3d8541
97640e1bf92abb62e2d98f3427d78dc4
3c3101b3efee834c9bdfaa466817fce6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860721439408128