Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26392 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalba |
id |
UFPR_f2ab378de09adc26b7240c6edb3c08fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26392 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, David José de Andrade, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2022-04-11T18:26:04Z2022-04-11T18:26:04Z2011https://hdl.handle.net/1884/26392Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet VillalbaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 13/09/2011Bibliografia: 101-108Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: A presente dissertação é fruto de uma investigação realizada em uma escola pública do litoral do Paraná com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a relação construída por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Língua Inglesa (LI) após longo período de afastamento dos bancos escolares. Para tanto, a metodologia eleita segue alguns princípios das pesquisas qualitativas de cunho etnográfico, que buscam compreender os fenômenos a partir da complexidade das relações sociais em seus aspectos políticos, históricos e culturais. O desenvolvimento da pesquisa contou com a participação voluntária de quatro estudantes do ensino médio desta modalidade educacional ao longo de sessões de entrevistas semi-estruturadas coletivas e individuais e questionários escritos. O objetivo do trabalho não se limita somente a satisfazer um interesse acadêmico e diminuir angústias profissionais, mas principalmente visa dar voz a estes atores e promover o debate sobre o ensino de Língua Inglesa na EJA a partir de uma perspectiva subsidiada pela Linguística Aplicada (LA) e por reflexões oriundas de experiências empíricas de sala de aula no contexto escolar público, que pensa para além das consagradas buscas pelo método ideal de ensino. A construção da pesquisa buscou embasar-se na concepção de: LA trabalhada por Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); ensino e aprendizagem de língua estrangeira Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) e Coracini (2003); pesquisa etnográfica e ensino de língua estrangeira, nos trabalhos de Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) e Tyler (1986); narrativas de professores e estudantes a partir de Barcelos (2006); identidade pós-moderna de Hall (2005). Ao tornar visíveis as questões que permeiam o universo pesquisado, é possível inferir as dúvidas, expectativas e conceitos do estudante da EJA sobre seu espaço escolar e sobre a LI. O movimento de fazer o estudante refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem e as relações que estabelece com outra língua pode contribuir para seu amadurecimento enquanto aprendiz e suscitar novas reflexões dos outros atores envolvidos: os professores.Abstract: The present dissertation is the result of a research carried out in a public school on the coast of Paraná State which aims to broaden the comprehension about the relation built between adult students in Adult Education (EJA) with English as a Foreing Language (EFL) after being a long time away from school. To accomplish that goal, the methodology chosen follows qualitative ethnography-based research principles which attempt to understand the phenomena from the complex social relations and its political, historical and cultural aspects. The research development had the volunteer participation of five EJA senior high-school students in semi-structured collective and individual interviews and written questionnaires. This work aims not only to satisfy an academic interest or reduce professional anguish, but mainly to give voice to those individuals and raise the debate about English teaching at EJA from a perspective based on Applied Linguistics (LA) and personal reflections about public school context experiences, which goes beyond the usual search for the ideal teaching method. The construction of the research was based on the following theoretical background: Applied Linguistics as developed by Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); foreign language teaching and learning by Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) and Coracini (2003); ethnographic research and foreign language teaching, by Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) and Tyler (1986); teachers and students narratives by Barcelos (2006); post-modern identity by Hall (2005). By making the questions that permeate the universe researched visible it could be possible to infer the EJA students’ doubts, expectations and concepts about their school and English itself. The act of making the student think of her own learning process and the relations established with the other language could help her maturing as a learner and raise new reflections from the other subjects involved: the teachers.126f.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducação de adultosLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Linguistica aplicadaLetrasOs Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdfapplication/pdf2015684https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/1/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdff286387306d28fa44681441f4d3d8541MD51open accessTEXTDissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain312702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/2/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.txt97640e1bf92abb62e2d98f3427d78dc4MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/3/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.jpg3c3101b3efee834c9bdfaa466817fce6MD53open access1884/263922022-04-11 15:26:04.942open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T18:26:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
title |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
spellingShingle |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira Silva, David José de Andrade, 1978- Redação acadêmica Educação de adultos Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Linguistica aplicada Letras |
title_short |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
title_full |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
title_fullStr |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
title_sort |
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira |
author |
Silva, David José de Andrade, 1978- |
author_facet |
Silva, David José de Andrade, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, David José de Andrade, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação acadêmica Educação de adultos Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Linguistica aplicada Letras |
topic |
Redação acadêmica Educação de adultos Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Linguistica aplicada Letras |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalba |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-11T18:26:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-11T18:26:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26392 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/1/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/2/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26392/3/Dissertacao_David_Jose_de_Andrade_Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f286387306d28fa44681441f4d3d8541 97640e1bf92abb62e2d98f3427d78dc4 3c3101b3efee834c9bdfaa466817fce6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860721439408128 |