Abordagem das bacias hidrográficas como objeto de conhecimento do componente curricular geografia : análise da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas dos professores no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Laura Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84974
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marília Andrade Torales Campos
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCampos, Marília Andrade Torales, 1968-Lopes, Laura Patrícia2023-12-21T21:14:25Z2023-12-21T21:14:25Z2023https://hdl.handle.net/1884/84974Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marília Andrade Torales CamposTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/04/2023Inclui referências: p. 228-253Resumo: Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. A tese, que orienta a pesquisa, as práticas pedagógicas dos professores de Geografia no Ensino Médio, em especial as relacionadas ao conteúdo da bacia hidrográfica, potencializam e favorecem a dimensão ambiental de tais práticas, possibilitando uma abordagem da Educação Ambiental de caráter mais crítico e transformador. A problematização da pesquisa se constitui a partir da análise de produções científicas que apontam para o fato de que o conteúdo - bacia hidrográfica - tem sido tratado nas práticas pedagógicas dos professores de Geografia, em grande parte das vezes, de forma pontual, com base em metodologias pouco reflexivas e fomentadoras de críticas e posicionamentos, desarticuladas da realidade social, dos interesses econômicos e políticos, e, o mais preocupante é que tem contribuído pouco para a conscientização dos estudantes sobre a realidade socioambiental em que estão inseridos (GUIMARÃES, 1999; LUCATTO, 2005; GARDEL, 2009). Considerando este quadro e a importância do tema diante de uma crise socioambiental planetária, que se impõe de maneira cada vez mais evidente, esta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas de um grupo de professores do Ensino Médio, que atuam no colégio estadual localizado no entorno da sub-bacia hidrográfica do rio Bacacheri, relacionando-as com a Educação Ambiental. Para isso, se optou, para a geração de dados empregando grupo focal (GATTI, 2005; BACKES et al., 2011; POMMES, 2014). Para o tratamento e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa dialogou com autores que aprofundam seus estudos no campo da Educação Ambiental, dentre eles se pode citar: Loureiro (2012); Reigota (2009); Carvalho (2012). Em relação à prática pedagógica, buscou-se fundamentar a discussão com autores como: Franco (2015); Franco & Gilberto (2010); Pimenta (1997; 1999; 2012). Em relação ao papel da Educação Ambiental no contexto da Bacia Hidrográfica, foram utilizados autores como Tundisi (2008); Porto e Porto (2008); Jacobi (2018); Rosa et al. (2015). Sobre o ensino de Geografia, contribuíram para o aprofundamento deste tema os seguintes autores: Santos (2008); Correia (2008); Suertegaray (2009). Em seus resultados, a pesquisa aponta que os professores desenvolvem diferentes práticas pedagógicas para abordar o conteúdo bacia hidrográfica e, de forma menos ou mais intencional, potencializar a Educação Ambiental nas aulas de Geografia no Ensino Médio. Ou seja, com base nos resultados, foi possível entender que alguns professores promovem ações de forma pontual e com base em metodologias mais tradicionais, enquanto outros, buscam reinventar, ampliar e contextualizar suas práticas. Há vários desafios para a inserção crítica dessa temática, por exemplo, a formação continuada dos professores, que ainda é insuficiente, a falta de material didático sobre as microbacias, nas quais as escolas estão inseridas, a adaptação ao currículo do Novo Ensino Médio, dentre outros desafios. Mas, mesmo considerando esses fatores limitantes, os docentes desenvolvem a temática, porque todos têm consciência da importância dos recursos hídricos para a qualidade de vida, sobretudo a relevância das ações no campo ambiental para a transformação social.Abstract: This research is linked to the Line of Research Culture, School and Formative Processes in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná. The thesis, which guides the research, is the understanding that the pedagogical practices of high school Geography teachers, especially those related to the content of the watershed, enhance and favor the environmental dimension of such practices, enabling an approach to Education Environmental of a more critical and transformative character. The problematization of the research is constituted from the analysis of scientific productions that point to the fact that the content - hydrographic basin - has been treated in the pedagogical practices of Geography teachers, in most cases, in a punctual way, based on methodologies that are not very reflective and encourage criticism and positioning, disconnected from social reality, economic and political interests, and, the most worrying thing is that it has contributed little to students' awareness of the socio-environmental reality in which they are inserted (GUIMARÃES, 1999; LUCATTO, 2005; GARDEL, 2009). Considering this situation and the importance of the theme in the face of a global socio-environmental crisis, which is increasingly evident, this research sought to analyze the pedagogical practices of a group of high school teachers who work at the state school located around the Bacacheri river hydrographic sub-basin, relating them to Environmental Education. For this, it was decided to generate data using a focus group (GATTI, 2005; GUI, 2003; BACKES et al., 2011; POMMES, 2014). For the treatment and analysis of the data, Content Analysis was used (BARDIN, 1977). Content Analysis was used for the treatment and analysis of the data (BARDIN, 1977). The research dialogued with authors who deepen their studies in the field of Environmental Education, among them we can mention: Loureiro (2012); Reigota (2009); Carvalho (2012). Regarding the pedagogical practice, we sought to support the discussion with authors such as: Franco (2015); Franco & Gilberto (2010); Pimenta (1997; 1999; 2012). Regarding the role of Environmental Education in the context of the Hydrographic Basin, authors such as Tundisi (2008); Porto and Porto (2008); Jacobi (2018); Rose et al. (2015). About the teaching of Geography, the following authors contributed to the deepening of this theme: Santos (2008); Correia (2008); Suertegaray (2009). In its results, the research points out that teachers develop different pedagogical practices to address the watershed content and, less or more intentionally, enhance Environmental Education in Geography classes in High School. That is, based on the results, it was possible to understand that some teachers promote actions in a timely manner and based on more traditional methodologies, while others seek to reinvent, expand and contextualize their practices. There are several challenges for the critical insertion of this theme, for example, the continuing education of teachers, which is still insufficient, the lack of didactic material on the watersheds, in which the schools are inserted, the adaptation to the curriculum of the New High School, among other challenges. But, even considering these limiting factors, the professors develop the theme, because everyone is aware of the importance of water resources for quality of life, especially the relevance of actions in the environmental field for social transformation.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoGeografia - Estudo e ensinoGeografia (Ensino médio)Bacias hidrográficasProfessoresEducaçãoAbordagem das bacias hidrográficas como objeto de conhecimento do componente curricular geografia : análise da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas dos professores no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LAURA PATRICIA LOPES.pdfapplication/pdf5686842https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84974/1/R%20-%20T%20-%20LAURA%20PATRICIA%20LOPES.pdfb71841cef9914a8f2d6107c84d36c87bMD51open access1884/849742023-12-21 18:14:25.164open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-21T21:14:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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