A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vera Libretti
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61649
Resumo: Orientadora: Heloísa Lück
id UFPR_f6727eba99f6d0af112b15abf54b78e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61649
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaPereira, Vera Libretti2023-03-23T23:20:21Z2023-03-23T23:20:21Z1983https://hdl.handle.net/1884/61649Orientadora: Heloísa LückDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 172-176Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: 1) determinar o está gio de desenvolvimento da noção de conservação de alunos da 1ª série do 1º Grau, de baixo e alto nível sócio-econômico, egressos e não egressos de classes de pré-escolarização; 2) verificar a influência das variáveis: nível sócio-econômico (NSE) e pré-escolaridade, como também a interação entre ambas, no desenvolvimento da noção de conservação. A amostra, selecionada aleatoriamente, constituiu-se de 72 sujeitos, sendo 36 de NSE alto e 36 de NSE baixo, matriculados na 1ª série do 1º Grau em oito escolas da Rede Estadual de Ensino, no Município de Curitiba. Os resultados indicaram que as crianças componentes do estudo, era sua maioria, entram na escola, sem apresentar as características do pensamento operatório. Com relação às variáveis nível sócio-econômico e pré-escolaridade constatou-se que: a) o NSE determina diferenças estatisticamente significativas de desempenhos dos alunos nas provas de conservação, favoráveis aos de NSE alto; b) a pré-escolaridade influi positivamente no desempenho dos alunos nas provas de conservação; c) a pré-escolaridade afeta mais significativamente o desempenho nas provas de conservação, de crianças de NSE baixo; d) as crianças que frequentaram a pré-escola não apresentam a defasagem entre a noção de conservação de substância e a de peso, tal como propõe a teoria piagetiana. Em vista dos resultados sugere-se a necessidade de adequação de currículos e programas ao nível de desenvolvimento da clientela escolar, como também a ampliação da pré-escolaridade.Abstract: The purpose of this study was: 1) to determine the development stage of conservation cognizance of children of low and high social and economical class, on the first school grade, and of students who were and who were not withdrawn from school activity; 2) to determine the influence of the variables: social economical level (SEL) and preschool program level as well as the interaction between them in the development of the conservation cognizance. The sample, aleatorialy selected , consisted of 72 subjects, 36 of them of high sel and 36 of low s t sel, enrolled on the 1st grade of a State Elementary School in Curitiba County. The results showed that the children participating in this study, in its magnity, enroll without presenting the characteristics of the operative thought. In regards to the variables, social economical and preschool level, it was found that: a) sel determines differences statistically significants of the performance of students taking the conservation tests , favorable to those of a high sel; b) the preschool education positively influences the performance of students taking the conservation tests; c' preschool education, more significantly affects the performance of students of low sel taking the conservation tests; d) children who attended preschool do not present the phase displacement between the conservation cognizance of substance and weight, as proposes the theory of Piaget. In consideration of these results, it is suggested the necessity of adaptation of the curriculum and programs to the level of the development of the student as well as the amplification of the preschool program.194 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologia educacionalRedação acadêmicaEducaçãoA noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - VERA LIBRETTI PEREIRA.pdfapplication/pdf10763873https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61649/1/D%20-%20VERA%20LIBRETTI%20PEREIRA.pdf8c46fdc8a23c2a4af9136994cda96ddfMD51open access1884/616492023-03-23 20:20:21.904open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61649Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-23T23:20:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
title A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
spellingShingle A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
Pereira, Vera Libretti
Psicologia educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
title_full A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
title_fullStr A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
title_full_unstemmed A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
title_sort A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
author Pereira, Vera Libretti
author_facet Pereira, Vera Libretti
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lück, Heloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vera Libretti
contributor_str_mv Lück, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Psicologia educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Heloísa Lück
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-23T23:20:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-23T23:20:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61649
url https://hdl.handle.net/1884/61649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 194 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61649/1/D%20-%20VERA%20LIBRETTI%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c46fdc8a23c2a4af9136994cda96ddf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860883929890816