A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61649 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaPereira, Vera Libretti2023-03-23T23:20:21Z2023-03-23T23:20:21Z1983https://hdl.handle.net/1884/61649Orientadora: Heloísa LückDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 172-176Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: 1) determinar o está gio de desenvolvimento da noção de conservação de alunos da 1ª série do 1º Grau, de baixo e alto nível sócio-econômico, egressos e não egressos de classes de pré-escolarização; 2) verificar a influência das variáveis: nível sócio-econômico (NSE) e pré-escolaridade, como também a interação entre ambas, no desenvolvimento da noção de conservação. A amostra, selecionada aleatoriamente, constituiu-se de 72 sujeitos, sendo 36 de NSE alto e 36 de NSE baixo, matriculados na 1ª série do 1º Grau em oito escolas da Rede Estadual de Ensino, no Município de Curitiba. Os resultados indicaram que as crianças componentes do estudo, era sua maioria, entram na escola, sem apresentar as características do pensamento operatório. Com relação às variáveis nível sócio-econômico e pré-escolaridade constatou-se que: a) o NSE determina diferenças estatisticamente significativas de desempenhos dos alunos nas provas de conservação, favoráveis aos de NSE alto; b) a pré-escolaridade influi positivamente no desempenho dos alunos nas provas de conservação; c) a pré-escolaridade afeta mais significativamente o desempenho nas provas de conservação, de crianças de NSE baixo; d) as crianças que frequentaram a pré-escola não apresentam a defasagem entre a noção de conservação de substância e a de peso, tal como propõe a teoria piagetiana. Em vista dos resultados sugere-se a necessidade de adequação de currículos e programas ao nível de desenvolvimento da clientela escolar, como também a ampliação da pré-escolaridade.Abstract: The purpose of this study was: 1) to determine the development stage of conservation cognizance of children of low and high social and economical class, on the first school grade, and of students who were and who were not withdrawn from school activity; 2) to determine the influence of the variables: social economical level (SEL) and preschool program level as well as the interaction between them in the development of the conservation cognizance. The sample, aleatorialy selected , consisted of 72 subjects, 36 of them of high sel and 36 of low s t sel, enrolled on the 1st grade of a State Elementary School in Curitiba County. The results showed that the children participating in this study, in its magnity, enroll without presenting the characteristics of the operative thought. In regards to the variables, social economical and preschool level, it was found that: a) sel determines differences statistically significants of the performance of students taking the conservation tests , favorable to those of a high sel; b) the preschool education positively influences the performance of students taking the conservation tests; c' preschool education, more significantly affects the performance of students of low sel taking the conservation tests; d) children who attended preschool do not present the phase displacement between the conservation cognizance of substance and weight, as proposes the theory of Piaget. In consideration of these results, it is suggested the necessity of adaptation of the curriculum and programs to the level of the development of the student as well as the amplification of the preschool program.194 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologia educacionalRedação acadêmicaEducaçãoA noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - VERA LIBRETTI PEREIRA.pdfapplication/pdf10763873https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61649/1/D%20-%20VERA%20LIBRETTI%20PEREIRA.pdf8c46fdc8a23c2a4af9136994cda96ddfMD51open access1884/616492023-03-23 20:20:21.904open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61649Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-23T23:20:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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