Bullying na escola : identificar para combater
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/52763 |
Resumo: | Orientador : Douglas Gomes Daronco |
id |
UFPR_f853ad3a68a1f20f7fb209a92698c332 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52763 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Reway, Marcos AntonioWanzinack, ClóvisUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaDaronco, Douglas Gomes2020-07-09T19:34:09Z2020-07-09T19:34:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/52763Orientador : Douglas Gomes DaroncoCo-orientador : Clovis WanzinackMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaInclui referênciasResumo : Este trabalho teve como objetivo identificar a ocorrência de bullying e as questões relacionadas à prática pedagógica em torno dele. Para tanto, foi aplicado um questionário em um colégio da rede pública estadual do Paraná, com o objetivo de verificar a percepção, a prática pedagógica e formas de intervenção da escola em relação ao bullying. Foi analisado o conhecimento que os (as) professores (as) pesquisados (as) têm sobre o bullying, se percebem-no na escola onde atuam, se já sofreram com esta prática, se observam alterações no comportamento dos (as) estudantes e como atuam em seu trabalho sobre o tema. Também, analisou-se o papel e postura de todo o corpo escolar, no sentido de uma preparação pedagógica prática, eficiente e intervencionista para se evitar casos de bullying. Constatou-se que o mesmo está presente no cotidiano escolar, sendo necessário repensar o trabalho pedagógico da escola com uma atuação mais eficiente de todo o corpo docente, pedagógico e diretivo para prevenir essa prática, que pode trazer danos psicológicos, sociais e pedagógicos.13 p. : grafs.application/pdfAssédio nas escolasPsicologia infantil - EducaçãoViolencia escolarBullying na escola : identificar para combaterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCOS ANTONIO REWAY.pdfapplication/pdf358340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52763/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20REWAY.pdf923381488d66bead4257a814899a25f5MD51open access1884/527632020-07-09 16:34:09.793open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52763Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-09T19:34:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bullying na escola : identificar para combater |
title |
Bullying na escola : identificar para combater |
spellingShingle |
Bullying na escola : identificar para combater Reway, Marcos Antonio Assédio nas escolas Psicologia infantil - Educação Violencia escolar |
title_short |
Bullying na escola : identificar para combater |
title_full |
Bullying na escola : identificar para combater |
title_fullStr |
Bullying na escola : identificar para combater |
title_full_unstemmed |
Bullying na escola : identificar para combater |
title_sort |
Bullying na escola : identificar para combater |
author |
Reway, Marcos Antonio |
author_facet |
Reway, Marcos Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Wanzinack, Clóvis Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reway, Marcos Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Daronco, Douglas Gomes |
contributor_str_mv |
Daronco, Douglas Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assédio nas escolas Psicologia infantil - Educação Violencia escolar |
topic |
Assédio nas escolas Psicologia infantil - Educação Violencia escolar |
description |
Orientador : Douglas Gomes Daronco |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-09T19:34:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-09T19:34:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/52763 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/52763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13 p. : grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52763/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20REWAY.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
923381488d66bead4257a814899a25f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898739264258048 |