Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliana Eik Borges
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68250
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_f99a2963567d8c8fe6194afc6d23470f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68250
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-Ferreira, Eliana Eik Borges2022-11-18T14:26:53Z2022-11-18T14:26:53Z1999https://hdl.handle.net/1884/68250Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 136-142Resumo: O objetivo deste trabalho é o de verificar nas interações professor-alunos de pré-escola, relativas à disciplina na sala de aula, sinais que indiquem avanços em direção a contratos de respeito mútuo. Existindo esses sinais, quer se saber: quais são eles e como eles aparecem. O estudo em campo é de caráter etnográfico. Foram realizadas vinte observações em duas salas de aula de jardim II, com crianças na idade de 4/5 anos. As observações foram registradas de forma manuscrita, resultando em protocolos detalhados de todos os dados brutos. Em cada protocolo foram identificados os respectivos episódios classificados conforme critérios anteriormente definidos. A análise qualitativa feita em diferentes níveis descritivos aponta para a existência de diferentes tipos de interação professor-alunos em sala de aula e para a possibilidade de classificação dessas interações em quatro categorias. Foi verificado uma predominância de categorias com maior presença de indicadores de possíveis contratos de respeito mútuo. E assim apoiada a hipótese de que interações sociais que estimulem a reciprocidade, a troca de pontos de vista, a construção conjunta e a discussão constante das regras de relacionamento interpessoais e de disciplina, contenham indícios de avanços em direção aos contratos de respeito mútuo. Embora as crianças da idade estudada ainda não tenham a possibilidade de superar totalmente comportamentos centrados em si próprias, há a possibilidade de que interações como as encontradas contribuam, na acepção piagetiana, para a evolução das relações de respeito unilateral para as relações de respeito mútuo e da heteronomia para a autonomia.Abstract: This study aim is to verify in interactions teacher-students of preschool, relative to the discipline in the classroom, signs that indicate advance in direction to contract of mutual respect. Existing these signs, it is to know: what they are and how they appear. This study it is of ethnography character. Twenty observations were made in two classroom s of kindergarten II, with children age of 4/5 years old. These observations were made handwritten (manuscript) resulting in detailed protocols with gross data. The respective episodes were identified in each protocol classified according to pre-established criteria. The qualitative analysis was made in different description levels point to the existence of different classification in four categories. It was verified a predominance of categories with larger presence of possible indicators of mutual respect contracts. It is thus supported the hypothesis of that social interactions that stimulate the reciprocity, the exchange of point of view, the constructions of collective and the constant discussion of rules of interpersonal relationship and of discipline indicate the advances in direction to the contracts of mutual respect. Although children in this age are not possible to overcome the entire self-centered behavior on themselves yet, there is the possibility that interaction as the ones found contribute to Piaget's theory, that evolution of unilateral respect relationship to the evolution of mutual respect relationship from heteronomy to autonomy.142 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores e alunosProfessores e alunos - RespeitoProfessores e alunos - Interação socialRedação acadêmicaEducaçãoIndicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ELIANE EIK BORGES FERREIRA.pdfapplication/pdf3643567https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68250/1/D%20-%20ELIANE%20EIK%20BORGES%20FERREIRA.pdf50e5fa6af41662f17e3ad3e9763892d9MD51open access1884/682502022-11-18 11:26:53.843open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-18T14:26:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
title Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
spellingShingle Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
Ferreira, Eliana Eik Borges
Professores e alunos
Professores e alunos - Respeito
Professores e alunos - Interação social
Redação acadêmica
Educação
title_short Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
title_full Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
title_fullStr Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
title_sort Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
author Ferreira, Eliana Eik Borges
author_facet Ferreira, Eliana Eik Borges
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliana Eik Borges
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Professores e alunos - Respeito
Professores e alunos - Interação social
Redação acadêmica
Educação
topic Professores e alunos
Professores e alunos - Respeito
Professores e alunos - Interação social
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moro
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T14:26:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-18T14:26:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68250
url https://hdl.handle.net/1884/68250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68250/1/D%20-%20ELIANE%20EIK%20BORGES%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50e5fa6af41662f17e3ad3e9763892d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860393971220480