O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edmundo, Eliana Santiago Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24961
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_fd1729dc249ff132f21c76e3c4f189e2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24961
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Edmundo, Eliana Santiago GonçalvesJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-06T20:55:04Z2020-05-06T20:55:04Z2010https://hdl.handle.net/1884/24961Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/09/2010Bibliografia: fls. 195-209Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: O principal objetivo dessa pesquisa é investigar o ensino de Língua Inglesa na educação básica sob a perspectiva do letramento crítico, analisando de que maneira os pressupostos teóricos dessa abordagem materializam-se no trabalho do professor em sala de aula. A proposta envolveu a construção de dados nas aulas de Inglês de uma turma de 8ª série do ensino fundamental de um colégio da rede pública do estado do Paraná, pelo período de um ano letivo. As atividades planejadas e desenvolvidas nas aulas em conjunto com o professor colaborador, durante todo o percurso de investigação, foram observadas e analisadas sob os princípios da etnografia (André, 1997, 1998; Bortoni-Ricardo, 2008; Clifford, 1986; Nunan, 1992; Wielewicki, 2001), com o intuito de responder as seguintes questões direcionadoras: (I) Como se caracteriza o ensino de LI sob a perspectiva do LC no espaço d educação formal investigado? (II) Quais são os efeitos do ensino de LI sob a perspectiva do LC? A partir de um arcabouço teórico embasado em concepções contemporâneas de linguagem, desenvolvido por teorias pósestruturalistas, o trabalho coloca em evidência a concepção de língua como discurso (Bakhtin, 1992, 1999; Foucault, 2002) e discute o letramento crítico como uma proposta de ensino que prioriza o entendimento de como os textos constroem o mundo e as nossas identidades, e de como os discursos operam nos espaços sociais e moldam a representação da realidade (Cervetti et al., 2001; Shor, 1997). A ‘leitura’ é vista como uma leitura crítica de mundo e não apenas de palavras (Freire & Macedo, 1987). Sendo assim, as categorias de análise para a interpretação dos dados considerou: a) a concepção de língua, e (b) a problematização dos textos. Tais características foram observadas em três momentos: (1) na seleção de conteúdos e materiais didáticos; (2) no tratamento dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, juntamente com (3) no processo de avaliação adotado. Diante das observações de aulas e demais instrumentos empregados para a construção e análise de dados, identifiquei que essa abordagem de ensino contribui para desenvolver o sentido de agência dos alunos, fundamentando-se na negociação de sentidos dos extos. Tais evidências foram percebidas por meio dos diferentes modos de produção de sentidos e de representação manifestadas pelos sujeitos pesquisados, não se limitando às formas linguísticas de significação. Os resultados da pesquisa podem provocar reflexões sobre o papel da língua inglesa no mundo globalizado, e da ação docente dos professores de Inglês em contextos de escola pública.Abstract: The main purpose of this research is to investigate English language teaching in the field of basic education from the perspective of critical literacy, analysing how the theoretical assumptions of this approach materialize in the work of teachers in the classroom. The proposal involved the building of data in English lessons in an 8thgrade class of elementary education at a public school in the state of Paraná, during one school year. The activities planned and developed in class together with the collaborator, throughout the course of investigation, were observed and analysed under the principles of ethnography (André, 1997,1998; Bartoni-Ricardo, 2008; Clifford, 1986; Nunan, 1992; Wielewicki, 2001) with the aim of answering the following questions: (I) How can we characterize English language teaching from the perspective of critical literacy in the space of formal education? (II) What are the effects of the English language teaching from a critical literacy perspective? From a theoretical framework based on contemporary language conceptions as developed by post-structuralist theories, this work highlights the conception of language as a discourse (Bakhtin, 1992, 1999; Foucault, 2002) and discusses critical literacy as an educational proposal which prioritizes the understanding of how texts construct the world and our identities, and how discourses operating in social spaces can the representation of reality (Cervetti, 2001; Shor, 1997). ‘Reading’ is seen as critical reading of the world and not just words (Freire & Macedo, 1987). Thus, the categories for data interpretation considered: (a) language as discourse and (b) questioning of texts. These characteristics were observed in three moments: (1) the selection of contents and materials; (2) the treatment of contents developed in the classroom, along with (3) the evaluation process adopted. Using class bservation and other instruments for data construction and analysis, I identified that this teaching approach helps students to develop a sense of agency based on the negotiation of the meanings from texts. Such evidences were perceived by the different ways of meaning making and representation used by the research subjects, not limited to linguistic forms of meaning. The results obtained can lead to reflections on the role of English in a globalized world, and teaching activities of English teachers in public school contexts.241f. : il. [algumas color], tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLíngua inglesa - Estudo e ensino - Ensino público - ParanáLíngua inglesa - Leitura - Critica - Escolas publicasLetrasO ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO ELIANA SANTIAGO.pdfapplication/pdf6707825https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24961/1/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdfd7a281320811411c875655b37bf3a270MD51open accessTEXTDISSERTACAO ELIANA SANTIAGO.pdf.txtExtracted Texttext/plain405581https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24961/2/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdf.txt82c3de046831fbb316af1272d157cf88MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO ELIANA SANTIAGO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24961/3/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdf.jpg4f2c03c5408968015cf848425d2b9910MD53open access1884/249612020-05-06 17:55:04.299open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24961Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-06T20:55:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
title O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
spellingShingle O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
Edmundo, Eliana Santiago Gonçalves
Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino - Ensino público - Paraná
Língua inglesa - Leitura - Critica - Escolas publicas
Letras
title_short O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
title_full O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
title_fullStr O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
title_full_unstemmed O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
title_sort O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico
author Edmundo, Eliana Santiago Gonçalves
author_facet Edmundo, Eliana Santiago Gonçalves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Edmundo, Eliana Santiago Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino - Ensino público - Paraná
Língua inglesa - Leitura - Critica - Escolas publicas
Letras
topic Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino - Ensino público - Paraná
Língua inglesa - Leitura - Critica - Escolas publicas
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-06T20:55:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-06T20:55:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24961
url https://hdl.handle.net/1884/24961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241f. : il. [algumas color], tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24961/1/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24961/2/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24961/3/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7a281320811411c875655b37bf3a270
82c3de046831fbb316af1272d157cf88
4f2c03c5408968015cf848425d2b9910
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860647143604224