Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/6602 |
Resumo: | Orientador: Geraldo Balduino Horn |
id |
UFPR_fd35476544a0a1882c1b11c7f8467064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6602 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno, 1961-2022-09-02T16:29:30Z2022-09-02T16:29:30Z2006https://hdl.handle.net/1884/6602Orientador: Geraldo Balduino HornDissertação (mestrado) Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo : Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a educação musical no ensino regular, principalmente na educação infantil, tendo em vista a influência da Indústria Cultural e a formação pedagógica do educador musical para uma práxis emancipatória. O estudo parte dos pressupostos teóricos da Teoria Crítica. Para melhor compreender esta relação entre música e educação, realiza-se uma retrospectiva histórica, enfatizando o caminho percorrido pela educação musical no Brasil: a relação entre os diversos métodos e propostas de ensino de música, as tendências pedagógicas e as transformações políticas. O tema Indústria Cultural e Educação Musical é abordado com maior enfoque a partir das análises realizadas pela "Escola de Frankfurt", sobretudo as que se referem ao processo de deterioração da formação, considerando a educação musical em tempos de industrialização da arte, a formação dissimulada e a conversão da formação em semiformação. Tendo o trabalho docente como um dos fatores influentes na formação musical das crianças, parte-se das idéias dos frankfurtianos sobre educação emancipatória para investigar a formação do educador musical atuante na Educação Infantil – o Pedagogo ou o Professor de Música. Observa-se nos currículos dos cursos de formação do Educador Musical, a presença das disciplinas necessárias para sua formação – as disciplinas da área musical e da licenciatura - e analisa-se a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, seus fundamentos, objetivos e sua grade curricular. Por fim, apontam-se elementos norteadores da práxis emancipatória, esclarecedora e crítica e, sobretudo, um olhar sobre a educação musical crítica na Educação Infantil. Em todo o estudo procura-se focalizar a importância do trabalho docente não somente para o ensino de música, mais ainda, para a educação musical, de forma que o conhecimento sobre a linguagem musical aliado à atitude reflexiva e crítica diante da indústria cultural são considerados elementos necessários na formação deste profissional. Não se restringindo à mera transmissão de conhecimento musical, a práxis do educador caracteriza-se como emancipatória pela conscientização da criança para a boa música e por sua função educativa do refletir; atitudes pedagógicas determinantes da formação do sentido crítico, sobretudo em tempos de crise cultural.vii, 113 f.application/pdfDisponível em formato digitalArte na educaçãoEducaçãoMúsica - ProfessoresMusica na educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoEducação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaçãoDaianeCunha.pdfapplication/pdf822189https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdfe40ae08f6ba423d5665a909f498e99c2MD51open accessTEXTDissertaçãoDaianeCunha.pdf.txtExtracted Texttext/plain291657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.txt1f0cf0342797c16105a88c8a230adda6MD52open accessTHUMBNAILDissertaçãoDaianeCunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.jpg5674da3af8bce183d553e8fd03d78438MD53open access1884/66022022-09-02 13:29:30.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T16:29:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
title |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
spellingShingle |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982- Arte na educação Educação Música - Professores Musica na educação Redação acadêmica Educação |
title_short |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
title_full |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
title_fullStr |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
title_full_unstemmed |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
title_sort |
Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica |
author |
Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982- |
author_facet |
Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Horn, Geraldo Balduíno, 1961- |
contributor_str_mv |
Horn, Geraldo Balduíno, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte na educação Educação Música - Professores Musica na educação Redação acadêmica Educação |
topic |
Arte na educação Educação Música - Professores Musica na educação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Geraldo Balduino Horn |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-02T16:29:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-02T16:29:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6602 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vii, 113 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e40ae08f6ba423d5665a909f498e99c2 1f0cf0342797c16105a88c8a230adda6 5674da3af8bce183d553e8fd03d78438 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898798289649664 |