Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Discente História.com |
Texto Completo: | http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2576 |
Resumo: | “Quilombola não serve nem para procriar,” disse certa feita um Deputado Federal[1], em 2017. Embora repreensível, a frase citada reforça a necessidade de ampliar o debate público diante do pseudo-revisionismo sobre temas incontornáveis da História do Brasil, em especial às trajetórias das populações negras: direito à memória, demarcação de terras, combate ao racismo estrutural. A Escola Brasileira é um local importante para esse debate. Nesse artigo, serão apresentadas considerações sobre o planejamento da aula de campo junto às Comunidades Remanescentes de Quilombo da Bacia do Iguape para alunos das séries do Ensino Médio com o objetivo de fortalecer as práticas docentes no âmbito da Lei 11.645/08 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. [1] Hoje, Presidente da República (2018-2022), Jair Messias Bolsonaro foi processado por crime de racismo. Em 2019, o processo foi encerrado e o réu absolvido. |
id |
UFRB-2_b05c7615ede3720ff6a1b38283f0147e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2576 |
network_acronym_str |
UFRB-2 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository_id_str |
|
spelling |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação BásicaEnsino de História. Educação. Práticas Docentes. Ensino Médio. BNCC.“Quilombola não serve nem para procriar,” disse certa feita um Deputado Federal[1], em 2017. Embora repreensível, a frase citada reforça a necessidade de ampliar o debate público diante do pseudo-revisionismo sobre temas incontornáveis da História do Brasil, em especial às trajetórias das populações negras: direito à memória, demarcação de terras, combate ao racismo estrutural. A Escola Brasileira é um local importante para esse debate. Nesse artigo, serão apresentadas considerações sobre o planejamento da aula de campo junto às Comunidades Remanescentes de Quilombo da Bacia do Iguape para alunos das séries do Ensino Médio com o objetivo de fortalecer as práticas docentes no âmbito da Lei 11.645/08 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. [1] Hoje, Presidente da República (2018-2022), Jair Messias Bolsonaro foi processado por crime de racismo. Em 2019, o processo foi encerrado e o réu absolvido.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2576Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 206-2212317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2576/1455Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fábio Batista 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2576Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
title |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
spellingShingle |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica Pereira, Fábio Batista Ensino de História. Educação. Práticas Docentes. Ensino Médio. BNCC. |
title_short |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
title_full |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
title_fullStr |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
title_sort |
Bacia do Iguape/Cachoeira-BA: notas preparatórias aos professores para uma excursão às comunidades remanescentes Quilombolas com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica |
author |
Pereira, Fábio Batista |
author_facet |
Pereira, Fábio Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fábio Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. Educação. Práticas Docentes. Ensino Médio. BNCC. |
topic |
Ensino de História. Educação. Práticas Docentes. Ensino Médio. BNCC. |
description |
“Quilombola não serve nem para procriar,” disse certa feita um Deputado Federal[1], em 2017. Embora repreensível, a frase citada reforça a necessidade de ampliar o debate público diante do pseudo-revisionismo sobre temas incontornáveis da História do Brasil, em especial às trajetórias das populações negras: direito à memória, demarcação de terras, combate ao racismo estrutural. A Escola Brasileira é um local importante para esse debate. Nesse artigo, serão apresentadas considerações sobre o planejamento da aula de campo junto às Comunidades Remanescentes de Quilombo da Bacia do Iguape para alunos das séries do Ensino Médio com o objetivo de fortalecer as práticas docentes no âmbito da Lei 11.645/08 e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. [1] Hoje, Presidente da República (2018-2022), Jair Messias Bolsonaro foi processado por crime de racismo. Em 2019, o processo foi encerrado e o réu absolvido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2576 |
url |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2576/1455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 206-221 2317-6989 reponame:Revista Eletrônica Discente História.com instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia instacron:UFRB |
instname_str |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
instacron_str |
UFRB |
institution |
UFRB |
reponame_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
collection |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeletronicahistoria.com@gmail.com |
_version_ |
1754643308046450688 |