A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittke, Cleide Inês
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50999
Resumo: No mundo letrado contemporâneo, a competência em leitura é de fundamental importância, pois estamos em constante interação verbal, seja ouvindo/falando ou lendo/escrevendo, e isso exige um ensino de língua de qualidade (MARCUSCHI, 2007; SCHNEUWLY; DOLZ, 2009; ANTUNES, 2009; KOCH; ELIAS, 2010, MOITA LOPES, 2013). Sob uma ótica sociointeracionista (MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007; BRONCKART, 2012), vemos a leitura como uma ação que põe em prática um conjunto de conhecimentos e de relações que ultrapassa o simples ato de decodificar, implicando o domínio de diferentes habilidades. O presente estudo reflete sobre possibilidades de estratégias de leitura em aula (SOLÉ, 1995; THEVENAZ-CHRISTEN; RONVEAUX, 2010; AEBY DAGHE, 2010), considerando os diversos conhecimentos e os domínios necessários para formar um leitor autônomo, crítico e criativo (FREIRE, 2001; PERISSÉ, 2001). Além disso, procura-se ressaltar a natureza interdisciplinar da leitura, investigando estratégias que podem estimular e desenvolver a competência leitora.
id UFRGS-12_a0a9adaab582e9cb6d7b5dea572fde63
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/50999
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLARensino de línguacompetência leitorasociointeracionismoNo mundo letrado contemporâneo, a competência em leitura é de fundamental importância, pois estamos em constante interação verbal, seja ouvindo/falando ou lendo/escrevendo, e isso exige um ensino de língua de qualidade (MARCUSCHI, 2007; SCHNEUWLY; DOLZ, 2009; ANTUNES, 2009; KOCH; ELIAS, 2010, MOITA LOPES, 2013). Sob uma ótica sociointeracionista (MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007; BRONCKART, 2012), vemos a leitura como uma ação que põe em prática um conjunto de conhecimentos e de relações que ultrapassa o simples ato de decodificar, implicando o domínio de diferentes habilidades. O presente estudo reflete sobre possibilidades de estratégias de leitura em aula (SOLÉ, 1995; THEVENAZ-CHRISTEN; RONVEAUX, 2010; AEBY DAGHE, 2010), considerando os diversos conhecimentos e os domínios necessários para formar um leitor autônomo, crítico e criativo (FREIRE, 2001; PERISSÉ, 2001). Além disso, procura-se ressaltar a natureza interdisciplinar da leitura, investigando estratégias que podem estimular e desenvolver a competência leitora.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5099910.22456/2236-6385.50999Cadernos do IL; n. 50 (2015); 098-1132236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50999/pdf_46Wittke, Cleide Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/50999Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
title A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
Wittke, Cleide Inês
ensino de língua
competência leitora
sociointeracionismo
title_short A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
title_full A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
title_sort A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR
author Wittke, Cleide Inês
author_facet Wittke, Cleide Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittke, Cleide Inês
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua
competência leitora
sociointeracionismo
topic ensino de língua
competência leitora
sociointeracionismo
description No mundo letrado contemporâneo, a competência em leitura é de fundamental importância, pois estamos em constante interação verbal, seja ouvindo/falando ou lendo/escrevendo, e isso exige um ensino de língua de qualidade (MARCUSCHI, 2007; SCHNEUWLY; DOLZ, 2009; ANTUNES, 2009; KOCH; ELIAS, 2010, MOITA LOPES, 2013). Sob uma ótica sociointeracionista (MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007; BRONCKART, 2012), vemos a leitura como uma ação que põe em prática um conjunto de conhecimentos e de relações que ultrapassa o simples ato de decodificar, implicando o domínio de diferentes habilidades. O presente estudo reflete sobre possibilidades de estratégias de leitura em aula (SOLÉ, 1995; THEVENAZ-CHRISTEN; RONVEAUX, 2010; AEBY DAGHE, 2010), considerando os diversos conhecimentos e os domínios necessários para formar um leitor autônomo, crítico e criativo (FREIRE, 2001; PERISSÉ, 2001). Além disso, procura-se ressaltar a natureza interdisciplinar da leitura, investigando estratégias que podem estimular e desenvolver a competência leitora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50999
10.22456/2236-6385.50999
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50999
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.50999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50999/pdf_46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 50 (2015); 098-113
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223601270784