O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725 |
Resumo: | Descrevemos e analisamos as culturas educativas dos alunos de português para estrangeiros (PE) da Universidade Federal do Pará visando verificar seu(s) impacto(s) no ensino-aprendizagem e propor procedimentos suscetíveis de potencializar seus efeitos positivos e reduzir os negativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico cujos dados foram constituídos por observações de aulas de duas turmas de PE e por entrevistas com seus alunos. Os resultados apontaram que as culturas educativas da maioria dos alunos são caracterizadas pela supervalorização da escrita, memorização de vocábulos e regras gramaticais diferindo da concepção mais pragmática de ensino adotada na IES. Apontaram também certa resistência destes à metodologia adotada, às formas de comunicação nas turmas e às normas relacionais que regiam o uso do português. |
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