O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Amanda Teixeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunha, José Carlos Chaves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725
Resumo: Descrevemos e analisamos as culturas educativas dos alunos de português para estrangeiros (PE) da Universidade Federal do Pará visando verificar seu(s) impacto(s) no ensino-aprendizagem e propor procedimentos suscetíveis de potencializar seus efeitos positivos e reduzir os negativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico cujos dados foram constituídos por observações de aulas de duas turmas de PE e por entrevistas com seus alunos. Os resultados apontaram que as culturas educativas da maioria dos alunos são caracterizadas pela supervalorização da escrita, memorização de vocábulos e regras gramaticais diferindo da concepção mais pragmática de ensino adotada na IES. Apontaram também certa resistência destes à metodologia adotada, às formas de comunicação nas turmas e às normas relacionais que regiam o uso do português.
id UFRGS-12_bada1ce00a4d516a7368c8de459cec77
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67725
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROSCulturas educativasInterculturalidadeHeterogeneidade linguístico-cultural.Descrevemos e analisamos as culturas educativas dos alunos de português para estrangeiros (PE) da Universidade Federal do Pará visando verificar seu(s) impacto(s) no ensino-aprendizagem e propor procedimentos suscetíveis de potencializar seus efeitos positivos e reduzir os negativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico cujos dados foram constituídos por observações de aulas de duas turmas de PE e por entrevistas com seus alunos. Os resultados apontaram que as culturas educativas da maioria dos alunos são caracterizadas pela supervalorização da escrita, memorização de vocábulos e regras gramaticais diferindo da concepção mais pragmática de ensino adotada na IES. Apontaram também certa resistência destes à metodologia adotada, às formas de comunicação nas turmas e às normas relacionais que regiam o uso do português.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6772510.22456/2236-6385.67725Cadernos do IL; n. 52 (2016); 047-0642236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Amanda TeixeiraCunha, José Carlos Chaves da2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67725Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
title O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
spellingShingle O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Bastos, Amanda Teixeira
Culturas educativas
Interculturalidade
Heterogeneidade linguístico-cultural.
title_short O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
title_full O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
title_fullStr O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
title_full_unstemmed O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
title_sort O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
author Bastos, Amanda Teixeira
author_facet Bastos, Amanda Teixeira
Cunha, José Carlos Chaves da
author_role author
author2 Cunha, José Carlos Chaves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Amanda Teixeira
Cunha, José Carlos Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Culturas educativas
Interculturalidade
Heterogeneidade linguístico-cultural.
topic Culturas educativas
Interculturalidade
Heterogeneidade linguístico-cultural.
description Descrevemos e analisamos as culturas educativas dos alunos de português para estrangeiros (PE) da Universidade Federal do Pará visando verificar seu(s) impacto(s) no ensino-aprendizagem e propor procedimentos suscetíveis de potencializar seus efeitos positivos e reduzir os negativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico cujos dados foram constituídos por observações de aulas de duas turmas de PE e por entrevistas com seus alunos. Os resultados apontaram que as culturas educativas da maioria dos alunos são caracterizadas pela supervalorização da escrita, memorização de vocábulos e regras gramaticais diferindo da concepção mais pragmática de ensino adotada na IES. Apontaram também certa resistência destes à metodologia adotada, às formas de comunicação nas turmas e às normas relacionais que regiam o uso do português.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725
10.22456/2236-6385.67725
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 52 (2016); 047-064
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223930523648