PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Brito, Mozar José, de Souza Sette, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570
Resumo: No processo de evolução do pensamento de marketing, grande parte das teorias desenvolvidas se direcionam ao estudo do comportamento do consumidor. Avaliando-se as perspectivas de análise utilizadas pela grande maioria dos estudiosos desta área, percebe-se inicialmente grande ênfase dada relacionando conceitos e princípios econômicos, sendo que a compreensão do comportamento do consumidor relacionados aos comportamentos de compra mediante a análise de elementos sociais, culturais e psicológicos surgiu posteriormente, ampliando as perspectivas e ferramentas de análise de marketing. A grande parte das pesquisas neste sentido tem se fundamentado, em sua maioria, no suporte quantitativo. No entanto, diante de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas do mundo atual, novas formas de análise de marketing se estabelecem, sendo que a perspectiva qualitativa vem tomando cada vez mais força e aceitação, como um forte instrumento de análise e validação de um grande número de pesquisas relacionadas aos hábitos de compra e consumo. A pesquisa social, ressaltando-se a etnografia tomada do campo da antropologia, vem se tornando uma poderosa ferramenta de análise de marketing, de forma complementar aos métodos quantitativos utilizados, permitindo uma compreensão mais profunda com relação aos diversos aspectos que motivam um indivíduo no seu processo de compra e na sua interação com os mais diversos produtos e serviços. Este trabalho tem como objetivo, descrever o “estado da arte” relacionado à teoria do comportamento do consumidor com referência à compreensão do seu comportamento de compra mediante a perspectiva da antropologia, onde se buscará salientar a importância e o crescimento desta perspectiva na atualidade, procurando estabelecer uma contribuição teórica aos estudos atuais de marketing. Desta forma serão tratadas inicialmente considerações sobre a evolução do pensamento de marketing, procurando descrever o processo de desenvolvimento das teorias evidenciando suas principais escolas. A seguir uma maior ênfase será dado à escola do comportamento do consumidor procurando estabelecer também o seu processo evolutivo e posteriormente serão abordados aspectos da antropologia ligados à interpretação do comportamento do consumidor, procurando desta forma, explicitar as contribuições desta disciplina ao desenvolvimento da pesquisa de marketing.
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