PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570 |
Resumo: | No processo de evolução do pensamento de marketing, grande parte das teorias desenvolvidas se direcionam ao estudo do comportamento do consumidor. Avaliando-se as perspectivas de análise utilizadas pela grande maioria dos estudiosos desta área, percebe-se inicialmente grande ênfase dada relacionando conceitos e princípios econômicos, sendo que a compreensão do comportamento do consumidor relacionados aos comportamentos de compra mediante a análise de elementos sociais, culturais e psicológicos surgiu posteriormente, ampliando as perspectivas e ferramentas de análise de marketing. A grande parte das pesquisas neste sentido tem se fundamentado, em sua maioria, no suporte quantitativo. No entanto, diante de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas do mundo atual, novas formas de análise de marketing se estabelecem, sendo que a perspectiva qualitativa vem tomando cada vez mais força e aceitação, como um forte instrumento de análise e validação de um grande número de pesquisas relacionadas aos hábitos de compra e consumo. A pesquisa social, ressaltando-se a etnografia tomada do campo da antropologia, vem se tornando uma poderosa ferramenta de análise de marketing, de forma complementar aos métodos quantitativos utilizados, permitindo uma compreensão mais profunda com relação aos diversos aspectos que motivam um indivíduo no seu processo de compra e na sua interação com os mais diversos produtos e serviços. Este trabalho tem como objetivo, descrever o “estado da arte” relacionado à teoria do comportamento do consumidor com referência à compreensão do seu comportamento de compra mediante a perspectiva da antropologia, onde se buscará salientar a importância e o crescimento desta perspectiva na atualidade, procurando estabelecer uma contribuição teórica aos estudos atuais de marketing. Desta forma serão tratadas inicialmente considerações sobre a evolução do pensamento de marketing, procurando descrever o processo de desenvolvimento das teorias evidenciando suas principais escolas. A seguir uma maior ênfase será dado à escola do comportamento do consumidor procurando estabelecer também o seu processo evolutivo e posteriormente serão abordados aspectos da antropologia ligados à interpretação do comportamento do consumidor, procurando desta forma, explicitar as contribuições desta disciplina ao desenvolvimento da pesquisa de marketing. |
id |
UFRGS-13_7155f3e62c067152ddda2e0ea96866d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/40570 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETINGNo processo de evolução do pensamento de marketing, grande parte das teorias desenvolvidas se direcionam ao estudo do comportamento do consumidor. Avaliando-se as perspectivas de análise utilizadas pela grande maioria dos estudiosos desta área, percebe-se inicialmente grande ênfase dada relacionando conceitos e princípios econômicos, sendo que a compreensão do comportamento do consumidor relacionados aos comportamentos de compra mediante a análise de elementos sociais, culturais e psicológicos surgiu posteriormente, ampliando as perspectivas e ferramentas de análise de marketing. A grande parte das pesquisas neste sentido tem se fundamentado, em sua maioria, no suporte quantitativo. No entanto, diante de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas do mundo atual, novas formas de análise de marketing se estabelecem, sendo que a perspectiva qualitativa vem tomando cada vez mais força e aceitação, como um forte instrumento de análise e validação de um grande número de pesquisas relacionadas aos hábitos de compra e consumo. A pesquisa social, ressaltando-se a etnografia tomada do campo da antropologia, vem se tornando uma poderosa ferramenta de análise de marketing, de forma complementar aos métodos quantitativos utilizados, permitindo uma compreensão mais profunda com relação aos diversos aspectos que motivam um indivíduo no seu processo de compra e na sua interação com os mais diversos produtos e serviços. Este trabalho tem como objetivo, descrever o “estado da arte” relacionado à teoria do comportamento do consumidor com referência à compreensão do seu comportamento de compra mediante a perspectiva da antropologia, onde se buscará salientar a importância e o crescimento desta perspectiva na atualidade, procurando estabelecer uma contribuição teórica aos estudos atuais de marketing. Desta forma serão tratadas inicialmente considerações sobre a evolução do pensamento de marketing, procurando descrever o processo de desenvolvimento das teorias evidenciando suas principais escolas. A seguir uma maior ênfase será dado à escola do comportamento do consumidor procurando estabelecer também o seu processo evolutivo e posteriormente serão abordados aspectos da antropologia ligados à interpretação do comportamento do consumidor, procurando desta forma, explicitar as contribuições desta disciplina ao desenvolvimento da pesquisa de marketing.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigo científicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570Electronic Review of Administration; Vol. 12 No. 2 (2006): Edição 50 - mar/abr 2006Revista Electrónica de Administración; Vol. 12 Núm. 2 (2006): Edição 50 - mar/abr 2006Revista Eletrônica de Administração; v. 12 n. 2 (2006): Edição 50 - mar/abr 20061413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570/25799de Barros Vilas Boas, Luiz Henriquede Brito, Mozar Joséde Souza Sette, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-19T19:36:02Zoai:seer.ufrgs.br:article/40570Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2013-06-19T19:36:02REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
title |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique |
title_short |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
title_full |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
title_sort |
PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E PESQUISA EM MARKETING |
author |
de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique |
author_facet |
de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique de Brito, Mozar José de Souza Sette, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
de Brito, Mozar José de Souza Sette, Ricardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique de Brito, Mozar José de Souza Sette, Ricardo |
description |
No processo de evolução do pensamento de marketing, grande parte das teorias desenvolvidas se direcionam ao estudo do comportamento do consumidor. Avaliando-se as perspectivas de análise utilizadas pela grande maioria dos estudiosos desta área, percebe-se inicialmente grande ênfase dada relacionando conceitos e princípios econômicos, sendo que a compreensão do comportamento do consumidor relacionados aos comportamentos de compra mediante a análise de elementos sociais, culturais e psicológicos surgiu posteriormente, ampliando as perspectivas e ferramentas de análise de marketing. A grande parte das pesquisas neste sentido tem se fundamentado, em sua maioria, no suporte quantitativo. No entanto, diante de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas do mundo atual, novas formas de análise de marketing se estabelecem, sendo que a perspectiva qualitativa vem tomando cada vez mais força e aceitação, como um forte instrumento de análise e validação de um grande número de pesquisas relacionadas aos hábitos de compra e consumo. A pesquisa social, ressaltando-se a etnografia tomada do campo da antropologia, vem se tornando uma poderosa ferramenta de análise de marketing, de forma complementar aos métodos quantitativos utilizados, permitindo uma compreensão mais profunda com relação aos diversos aspectos que motivam um indivíduo no seu processo de compra e na sua interação com os mais diversos produtos e serviços. Este trabalho tem como objetivo, descrever o “estado da arte” relacionado à teoria do comportamento do consumidor com referência à compreensão do seu comportamento de compra mediante a perspectiva da antropologia, onde se buscará salientar a importância e o crescimento desta perspectiva na atualidade, procurando estabelecer uma contribuição teórica aos estudos atuais de marketing. Desta forma serão tratadas inicialmente considerações sobre a evolução do pensamento de marketing, procurando descrever o processo de desenvolvimento das teorias evidenciando suas principais escolas. A seguir uma maior ênfase será dado à escola do comportamento do consumidor procurando estabelecer também o seu processo evolutivo e posteriormente serão abordados aspectos da antropologia ligados à interpretação do comportamento do consumidor, procurando desta forma, explicitar as contribuições desta disciplina ao desenvolvimento da pesquisa de marketing. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares artigo científico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40570/25799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 12 No. 2 (2006): Edição 50 - mar/abr 2006 Revista Electrónica de Administración; Vol. 12 Núm. 2 (2006): Edição 50 - mar/abr 2006 Revista Eletrônica de Administração; v. 12 n. 2 (2006): Edição 50 - mar/abr 2006 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766203200176128 |