A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Vicentin, Ivan
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hoppen, Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42709
Resumo: A Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.
id UFRGS-13_764bb2cc1592ba39f1792084049339d8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/42709
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVASTurismotecnologia da informaçãoInternetA Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigo científico;application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42709Electronic Review of Administration; Vol. 9 No. 1 (2003): Edição 31 - Jan/Fev 2003Revista Electrónica de Administración; Vol. 9 Núm. 1 (2003): Edição 31 - Jan/Fev 2003Revista Eletrônica de Administração; v. 9 n. 1 (2003): Edição 31 - Jan/Fev 20031413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42709/27077Carlos Vicentin, IvanHoppen, Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T20:13:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/42709Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2013-09-18T20:13:20REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
title A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
spellingShingle A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
Carlos Vicentin, Ivan
Turismo
tecnologia da informação
Internet
title_short A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
title_full A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
title_fullStr A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
title_sort A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS
author Carlos Vicentin, Ivan
author_facet Carlos Vicentin, Ivan
Hoppen, Norberto
author_role author
author2 Hoppen, Norberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Vicentin, Ivan
Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
tecnologia da informação
Internet
topic Turismo
tecnologia da informação
Internet
description A Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo científico;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42709
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42709/27077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 9 No. 1 (2003): Edição 31 - Jan/Fev 2003
Revista Electrónica de Administración; Vol. 9 Núm. 1 (2003): Edição 31 - Jan/Fev 2003
Revista Eletrônica de Administração; v. 9 n. 1 (2003): Edição 31 - Jan/Fev 2003
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204267626496