Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4303 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
id |
UNB-2_88cb5b58b73769923ace48c2ea5b374a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/4303 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Oliveira, Daniel Duarte deFreitas, Christiana Soares deOLIVEIRA, Daniel Duarte de. Implicações da internet no mercado turístico: a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo. 2012. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4303Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.A evolução das tecnologias da informação e a popularização da internet revolucionaram a forma com que as pessoas têm acesso à informação, se relacionam com outras pessoas e como consomem. Essas mudanças impactaram diretamente o mercado turístico: o acesso à informação possibilita a busca por novos destinos, fazendo com que as agências tenham que ampliar seu portfólio de produtos para atender as necessidades do consumidor; o relacionamento entre os internautas possibilita o compartilhamento de informações e avaliações sobre cidades, hotéis, restaurantes e outros produtos. Essa mudança força os prestadores de serviços a melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços para terem destaque no mercado. O objetivo deste estudo é identificar, junto a profissionais da área, os impactos que as agências de turismo sofreram após o surgimento desta ferramenta. Tal estudo é importante para as agências tradicionais de turismo, pois caso esteja ocorrendo essa migração, torna-se necessário tomar medidas para atrair novamente os clientes. Foram feitas entrevistas com gerentes de uma operadora turística que vende seus produtos através da internet e de agências físicas, através das quais foi possível identificar características distintas de cada canal de vendas, e a percepção dos profissionais da área quanto aos impactos causados pela internet no setor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe evolution of information technology and the popularization of the Internet revolutionized the way people access information, relate to others and the way they consume. These changes have directly impacted the tourism market: the access to information allows the search for new destinations, so that the agencies have to expand its portfolio of products to fulfill consumer needs; the relationship between the Internet users enables the sharing of information and evaluations about cities, hotels, restaurants and other touristic products, this change forces service providers to improve the quality of their products and services to gain prominence in the market; the changing of patterns of consumption caused by the Internet initially led airlines to sell tickets directly to consumers through their websites, thus eliminating the need for agencies or tour operators to intermediate the sale, and subsequently have emerged other pages on Internet, offering hosting services, car rentals and many other types of tourism products. The objective of this study is to identify, together with professionals from the area, the impacts that tourism agencies have suffered after the onset of this appliance. Such study is important for traditional agencies of tourism, because if such migration is occurring it becomes necessary to act for attracting back their lost customers. Interviews were made with managers of a tour operator which sells its products over the internet and traditional travel agencies, through which it was possible to identify different characteristics of each form of commercialization, and the perception of professionals about the impacts caused by the internet in the sector.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-02T20:25:49Z No. of bitstreams: 1 2012_DanielDuartedeOliveira.pdf: 815951 bytes, checksum: 84a72ed70ae714ca10646dd2716e6c08 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-10T14:16:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_DanielDuartedeOliveira.pdf: 815951 bytes, checksum: 84a72ed70ae714ca10646dd2716e6c08 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-10T14:16:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_DanielDuartedeOliveira.pdf: 815951 bytes, checksum: 84a72ed70ae714ca10646dd2716e6c08 (MD5)Agência de turismoTecnologia da informaçãoInternetImplicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-10T14:16:31Z2013-01-10T14:16:31Z2013-01-10T14:16:31Z2012-09-21info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_DanielDuartedeOliveira.pdf2012_DanielDuartedeOliveira.pdfapplication/pdf815951http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/1/2012_DanielDuartedeOliveira.pdf84a72ed70ae714ca10646dd2716e6c08MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22392http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/2/license_rdfda4b2e8e72d470a5e1afe4c26352b4acMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/4/license_url643eb4cd71b9b7735efd049f964871adMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/5/license.txt93f1b263de6c97a63360978735165db3MD5510483/43032013-01-10 12:16:31.853oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-10T14:16:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
title |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
spellingShingle |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo Oliveira, Daniel Duarte de Agência de turismo Tecnologia da informação Internet |
title_short |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
title_full |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
title_fullStr |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
title_full_unstemmed |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
title_sort |
Implicações da internet no mercado turístico : a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo |
author |
Oliveira, Daniel Duarte de |
author_facet |
Oliveira, Daniel Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniel Duarte de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Christiana Soares de |
contributor_str_mv |
Freitas, Christiana Soares de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Agência de turismo Tecnologia da informação Internet |
topic |
Agência de turismo Tecnologia da informação Internet |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-09-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-10T14:16:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-10T14:16:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-10T14:16:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Daniel Duarte de. Implicações da internet no mercado turístico: a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo. 2012. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4303 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Daniel Duarte de. Implicações da internet no mercado turístico: a migração de clientes dos serviços físicos para os virtuais de agências de turismo. 2012. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/1/2012_DanielDuartedeOliveira.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/2/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/4/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4303/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
84a72ed70ae714ca10646dd2716e6c08 da4b2e8e72d470a5e1afe4c26352b4ac d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 643eb4cd71b9b7735efd049f964871ad 93f1b263de6c97a63360978735165db3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907770967064576 |