A CARREIRA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NO IFRN
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/536 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados a carreira do docente que atua na esfera da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT com enfoque nos elementos referentes ao regime de trabalho. Optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e documental. Apresentamos como se condiciona ao longo da história a carreira do docente que leciona na EBTT. Discutimos a institucionalização do regime de trabalho docente. Apontamos as legislações que definem e direcionam as atribuições do professor nessa esfera. Analisamos aspectos relacionados ao perfil do docente do IFRN a partir dos documentos institucionais, enfatizando a pouca representatividade e a atuação daqueles que a exercem fora do regime de Dedicação Exclusiva. Concluímos, elucidando a necessidade de que seja dada ênfase as diferentes formas de se assumir a docência, destacando a realização de estudos futuros que possam aprofundar o debate em torno das contribuições e eventuais limites que estes docentes com perfil diferenciado enfrentam no processo de ensino. |
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A CARREIRA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NO IFRNCarreira Docente; Regime de trabalho; Professores sem dedicação exclusiva.O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados a carreira do docente que atua na esfera da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT com enfoque nos elementos referentes ao regime de trabalho. Optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e documental. Apresentamos como se condiciona ao longo da história a carreira do docente que leciona na EBTT. Discutimos a institucionalização do regime de trabalho docente. Apontamos as legislações que definem e direcionam as atribuições do professor nessa esfera. Analisamos aspectos relacionados ao perfil do docente do IFRN a partir dos documentos institucionais, enfatizando a pouca representatividade e a atuação daqueles que a exercem fora do regime de Dedicação Exclusiva. Concluímos, elucidando a necessidade de que seja dada ênfase as diferentes formas de se assumir a docência, destacando a realização de estudos futuros que possam aprofundar o debate em torno das contribuições e eventuais limites que estes docentes com perfil diferenciado enfrentam no processo de ensino.EDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/53610.36524/profept.v4i1.536Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 84-1062594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/536/443Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMPELO DA SILVA, ALYNESarmento Henrique, Ana Lúcia Morais de Medeiros Neta, Olívia2020-04-07T17:12:30Zoai::article/536Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.087285Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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